domingo, 3 de junho de 2012

TÉCNICA DE VERBALIZAÇÃO E OBSERVAÇÃO COMO DINÂMICA DE GRUPO EM SALA DE AULA.

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
TÉCNICA DE VERBALIZAÇÃO E OBSERVAÇÃO COMO DINÂMICA DE GRUPO EM SALA DE AULA.
ALMEIDA, Luiz Carlos de
NOMURA, Alex T. Scudeler
PASQUINI, Julie C. Pereira
OLIVEIRA, Jully G. Retzlaf de

Palavras – chave: técnicas de ensino; Geografia; ensino fundamental.
            O ensino de geografia tem como tarefa principal fazer com que o aluno compreenda o espaço em que vive, para isso é preciso propor atividades que ofereça a reflexão e análise crítica dos conteúdos geográficos. Para tanto, existem diversas técnicas de ensino que propicia uma aula mais dinâmica, uma maior interação professor-aluno e uma participação mais ativa do educando.
O professor deve ter bem claro em sua mente que as técnicas não têm outra finalidade senão a de ajudar o funcionamento mais eficiente dos processos de manutenção e produtividade, facilitando a comunicação, a participação e a tomada de decisões (BORDENAVE; PEREIRA, 1978). Desta forma, o uso de variadas técnicas demonstra o comprometimento do professor com o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos abordados. Porém, torna-se fundamental o conhecimento e a aplicação das diversas dinâmicas de grupo e técnicas existentes, suas finalidades e limitações.
Neste trabalho será discutida a técnica da verbalização e observação como uma ferramenta acessível, prática e eficaz para a aprendizagem significativa dos conteúdos geográficos e em específico será proposto uma atividade contendo a técnica para ser aplicada no 8 ano do ensino fundamental com o conteúdo de  O mundo dividido: Países capitalistas x países socialistas
 A escolha da dinâmica de grupos de verbalização e observação corresponde à grande contribuição que está envolta dela, os alunos irão realizar uma tarefa que será em parceria com os demais, sendo assim, mistura-se os amigos de sala através de sorteio formando dois grupos, um para observar, escutar, analisar, e o outro grupo para diagnosticar determinado assunto, com o objetivo de desenvolver a capacidade de observação e de construção crítica pelo desempenho grupal.
Esse tipo de dinâmica mantém então um contato horizontal entre aluno/professor, pois, o professor irá intermediar a aprendizagem, escutará e organizará a sala conforme o seguimento da execução tornando-se então uma boa chance de estratégia onde o aluno sentirá interesse, satisfação de ampliar seus conhecimentos através da demonstração dos já adquiridos.
Nesse viés trata-se de expor tal dinâmica de grupo como algo atrativo com bons resultados na elaboração de planos de aula para professores comprometidos com a competência profissional.
Para tanto a técnica abordada teve como referências Bordenave e Pereira (1978) onde afirma que há professores com atitudes e pensamentos diferentes em relação a prática de ensino, e os professores que querem modificar a forma da sua atuação em sala de aula mas não sabem como, deixando claro que as atividades de ensino são utilizadas como situações de grande aprendizagem, utilizando para isso diferentes técnicas; Kaercher (2006) e Cavalcanti (2002) que nos indica caminhos a seguir para uma educação de qualidade onde os alunos possam pensar e agir de maneira crítica e reflexiva, ajustando assim suas idéias não só para a matéria dada, mas também para outras etapas de sua vida como o entendimento para a participação de uma sociedade mais democrática e ética.
A técnica de verbalização e observação como procedimento de aprendizagem deve acompanhar o interesse do professor em propor um meio em que todos os alunos da sala participem e que de um modo diferenciado aprendam assuntos na área geográfica, e a partir desse assunto sejam capazes de obter uma reflexão, expondo assim suas ideias.
A técnica de grupos de verbalização e observação consiste em dividir os alunos em dois grupos, atribuindo ao primeiro, chamado de verbalização, a função de discutir um tema e ao segundo, chamado de observação, a análise crítica da dinâmica de trabalho seguida pelo primeiro grupo (BORDENAVE; PEREIRA, 1978).
A seguir será apresentada uma proposta de ensino contendo a técnica de grupos de verbalização e observação para ser aplicada no oitavo ano do Ensino Fundamental para abordar o conteúdo de O mundo dividido: Países capitalistas x países socialistas (Projeto Araribá, 2007). Acredita-se que esta dinâmica contribuirá para desenvolver a capacidade crítica grupal e individual, discutindo e refletindo sobre o tema abordado e como o mesmo está presente no cotidiano do aluno.
Conforme Bordenave e Pereira (1978) através de sorteio os alunos serão divididos em dois (02) grupos de máximo quinze (15) pessoas em cada um de forma concêntrica na sala, onde o grupo interno será o de verbalização e o grupo concêntrico externo será o grupo de observação, sendo trocados as equipes de funções para realizar de modo global a atividade, atingindo então dois objetivos o diagnóstico de um tema importante e exercitando os alunos a trabalharem em grupo.
A dinâmica irá girar em torno de questões sobre a realidade do país em que vivem, seus aspectos econômicos e políticos, Pontuschka (2006) diz que:

É preciso mostrar aos nossos alunos que podemos entender melhor o mundo em que vivemos se pensarmos no espaço como um elemento de ajuda a entender a lógica, não raro absurda, do mundo. Mostrar que sabemos geografia não é sabermos dados ou informações atuais ou compartimentadas, mas, sim, relacionarmos as informações ao mundo cotidiano de nossos alunos.

Desta forma, é solicitado aos alunos que estudem o tema dias antes da dinâmica ser colocada em prática, trabalhando então os objetivos da matéria (fazer com que o aluno se aproprie do espaço), e os objetivos da dinâmica (diagnóstico de um tema importante e treinamento dos alunos em grupo) serão lançados tópicos sobre o conteúdo para o grupo número 1 (verbalização) discutir entre si, expressões como: propriedade privada dos meios de produção; economia de mercado; lei da oferta e procura; concorrência; trabalho assalariado; lucro (características do capitalismo); estatização; economia planificada; pleno emprego, relação social (característica do socialismo). Assim os alunos terão que construir o quebra cabeça de informações sobre o assunto em questão discutindo e analisando sobre o que quer dizer essas expressões, sobre que assunto? Pertence a que realidade? O grupo número 2 (observação) terá que se expressar somente quando entrar no círculo interno, trocando então as funções dos grupos.
Realizando uma boa técnica em sala de aula o professor estará contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva e significativa, sendo que todos os alunos serão envolvidos no processo dessa dinâmica. De uma maneira descontraída o professor mediará o conteúdo e as informações necessárias para a compreensão do assunto abordado, trabalhando a construção do conhecimento através da crítica reflexiva, da comunicação, da observação e do trabalho em grupo necessário para a vivência na sociedade, pois, assim como o grupo na sociedade há uma estrutura com papéis definidos pelo próprio processo.
A proposta apresentada condiz com uma sala mais numerosa devido ä formação dos grandes grupos e necessita de duas aulas para o seu desenvolvimento.
            Desta forma espera-se com a técnica de dinâmica de grupo de verbalização e observação ótimos resultados em sala de aula como atividade de enriquecimento de aprendizagem, trabalhando com a criticidade dos alunos na elaboração da construção do conhecimento.
Ao ser usado método diferenciado com os alunos nas atividades em grupo almeja-se alcançar a interação e a reflexão de modo que os alunos possam entender o meio em que vivem sua realidade, seu poder de transformação e participação.
Conclui- se então que, para construção do conhecimento em sala de aula, a abordagem de conteúdos em forma de dinâmica em grupos será mais gratificante tanto para o professor que quer trilhar uma educação construtivista, quanto para os alunos na medida em estes participarão ativamente do processo de ensino-aprendizagem e construirão uma leitura do espaço em que vivem e, portanto poderão atuar de forma mais participativa em seu meio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Petrópolis, Vozes.1978.
KAERCHER, Nestor André. Título. In: PONTUSCHKA, Nidia Nacib; Oliveira, Ariovaldo Umbelino. Org`s. 2 ed – São Paulo: contexto, 2004, p. 122.
PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
PROJETO ARARIBÁ: geografia/organizadora Editora Moderna; obra coletiva, concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; Editora responsável Sônia Cunha de Souza Danelli. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.