domingo, 3 de junho de 2012

Pergunta Circular para Ensinar Geografia

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
A Pergunta Circular: uma Técnica de Ensino na sala de aula.
Bueno, U. L.
                 Silva, D. A.                   
Simionato, I.
OLIVEIRA, J. G. R.


Palavras-chave: Ensino de Geografia, Técnica, Pergunta Circular.

Introdução

O presente trabalho vem debater sobre a importância das técnicas de ensino no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Através das técnicas os alunos podem se tornar mais críticos, comunicativos e capazes de trabalhar em grupo. O Objetivo do artigo é discutir sobre a Técnica da Pergunta Circular no ensino de Geografia e em específico propor uma atividade com a mesma para ser aplicada no 7º ano do Ensino Fundamental para explicar o conteúdo de Formação da População Brasileira.

A dinâmica de grupo para ensinar geografia: O caso da Pergunta Circular

       O ensino de Geografia tem como objetivo ensinar os alunos a construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de: conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem; identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais; conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar (BRASIL, 1998).
Vesentini (1995) argumenta sobre o papel atual da geografia:
O ensino de geografia no século XXI, portanto, deve ensinar – ou melhor, deixar o aluno descobrir o mundo em que vivemos, com especial atenção para a globalização e as escalas local e nacional, deve enfocar criticamente a questão ambiental e as relações sociedade/natureza (...), deve realizar constantemente estudos do meio (...) e devem levar os educando a interpretar textos, fotos, mapas, paisagens (VESENTINI apud CAVALCANTI 1995, PP. 15-16).  

Seguindo esse conceito de Vesentini, onde ele acredita que se deve levar os alunos a interpretar e descobrir o mundo, podemos levar em conta as técnicas de ensino que visam a criatividade e participação  ativa dos alunos e podem auxiliar neste processo de ensino de Geografia. As técnicas são necessárias para que os alunos possam criar e descobrirem seu potencial, o professor deve estar convicto de que as técnicas servem para que os alunos possam criar, pensar, e um dos mais importantes servem para que os alunos possam se comunicar com os outros ao seu redor.
Uma entre as várias técnicas existentes que podemos citar é a Pergunta Circular, onde a mesma é trabalha com grupos. Essa técnica é pensada para a obtenção da participação de todos os alunos, estes devem dar sua contribuição.
O nome “Circular” vem do fato de que a melhor distribuição física para este tipo de exercício é o circulo, entretanto qualquer disposição que permita a todos responderem é valida. A técnica da Pergunta Circular consiste em o professor anunciar que a mesma pergunta será feita a todos os alunos, um por um, com a obrigação de todos responderem quando chegar a sua vez (BODERNAVE; PEREIRA, 1978)
A seguir será apresentada uma proposta de ensino utilizando a técnica Pergunta Circular para ensinar o conteúdo de Formação da População Brasileira.
A técnica será aplicada na 7º ano do ensino fundamental, sendo utilizadas 2 aulas para sua aplicação e a mesma deverá ser dada  antes da apresentação do conteúdo com a finalidade de verificar o conhecimento do aluno sobre o tema. No início da aula o professor pede para os alunos formarem um grande circulo com as carteiras e então lança a seguinte pergunta: Você se sente brasileiro? Na seqüência todos os alunos deverão responder a pergunta seguindo um único sentido, até que seja respondida por todos, dessa forma o professor consegue que todos os alunos participem da aula. Para finalizar, o professor deve mostrar imagens contendo os diversos povos, os imigrantes e seus descendentes que formam a população brasileira. Depois desta exposição de idéias, como avaliação, sugere-se que os alunos produzam um texto sobre a temática debatida em sala de aula e as imagens apresentadas.
A Pergunta Circular é uma técnica muito simples de ser trabalhada em sala de aula, precisando de poucos recursos, com ela o professor consegue criar grande interação com a sala toda. É uma boa técnica para se trabalhada em salas numerosas, dando aos alunos oportunidade de participar. Os alunos através dessa técnica podem refletir suas opiniões com a de seus companheiros em sala de aula e construir um conhecimento coletivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

       O presente artigo mostrou que a técnica de ensino Pergunta Circular, leva o professor a conhecer melhor seus alunos e ajuda o indivíduo a se desenvolver e criar novos conhecimentos, buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo.
Quando o professor leva para a sua aula uma atividade diferenciada os alunos se interessam mais pelo assunto trabalhado, assim foi confirmado que o uso da dinâmica aplicada corretamente veio facilitar o trabalho do professor para conhecer cada aluno com sua qualidade e dificuldade, assim facilita o desenvolvimento e aplicação de cada conteúdo dado em sala de aula.

ReferÊncias bibliográficas

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental de Geografia. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORDENAVE, J. D, PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino Aprendizagem. Petrópolis, vozes. 1978.
CAVALCANTI, L. S. Geografia Escola e Construção de Conhecimentos. Vol – 9. Ano – 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.