BIBLIOGRAFIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

AGUIAR, J. S. Educação Inclusiva: Jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus,2013.

ALENTEJANO, Paulo R.R.; ROCHA-LEÃO, Otávio M. O trabalho de campo, uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB/SP n.84.pp.51-67, jul.2006

ALMEIDA, R. D. Do Desenho ao Mapa: Iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2006.

ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2008.

ALMEIDA, R. D.; Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

ALMEIDA, R. D. e PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 4ª ed. São Paulo, Contexto, 2002.


ALVARENGA, Georfravia Montoza. A avaliação formativa e os conteúdos conceituais: a busca da compreensão. In: ______. (org.) Avaliação: o saber na transformação do fazer. Londrina: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional, 2002. p. 3-31.

ANTONELLO, I. T.; CALVENTE, M.C. H.; MOURA, J. D. P.  A Pesquisa de Memória Viva - Uma experiência da sua utilização na Formação dos Professores de Geografia. Geografia, vol.12, n. 1, jan/fev. 2003.


ANTONELLO, I.; MOURA, J. D. P.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. II, Londrina: Ed. Humanidades, 2005

ANTONELLO, I.; MOURA, J. D. P.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. III, Londrina: Ed. Humanidades, 2006.

ANTUNES, C. Geografia e Didática.  Petrópolis: Vozes, 2010.

ANTUNES, C. Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000.

ARAÚJO, S. K. Instrumentação para o Ensino de Geografia I. 2ª Ed. Natal: EDUFRN, 2011.

ARCHELA, R. S.; GOMES, M. F. V. B. Geografia para o ensino médio: manual de aulas práticas. Londrina: Eduel, 1999.

ARCHELA, R. S.; CALVENTE, M. C. M. H. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: Eduel, 2008.

ASARI, A. Y.; ANTONELLO, I.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Ed. Humanidades, 2004

BARBOSA, Jorge Luiz. A arte de representar como reconhecimento do mundo: o espaço geográfico, o cinema e o imaginário social. Geographia, UERJ, Rio de Janeiro, ano III, n. 3, jun/2000.

BARBOSA, Alexandre et al. Os quadrinhos no ensino de Geografia. In: ______. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2008. (Coleção como usar na sala de aula)



BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultura, 1988.


BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Petrópolis, Vozes.1978.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental de Geografia. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BURLA, Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevisan Burla de. Teatro e o Ensino de Geografia. ENPEG. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 30 ago/02set, 2009, Porto Alegre, RS.

CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos CEDES, 25(66), p. 227-247, Aug., 2005. 

CALVENTE, M. C. M. H.; ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. IV, Londrina: Ed. Humanidades, 2007
CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2007.

CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de Geografia. [S.l.]: Cengage, 2009.

CASTELLAR, S. M. V. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. Conhecimentos Escolares e Caminhos Metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010. 

CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto alegre: Ed. Da Universidade Federal do Rio Grande do sul, 1999.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas – Sp: Papirus, 1998

CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e procedimento de ensino numa perspectiva sócio-construtivista. Ciência Geográfica, Bauru, vol. II, nº 16, agost., 2000.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

CAVALCANTI, L. de S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas – Sp: Papirus, 2012.

CORTELA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

COSENZA, R. M. Neurociência e Educação. : Artmed, 2011.
CURY, A. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

DAVID, Cesar de. Trabalho de campo: limites e contribuições para a pesquisa geográfica. DEO UERJ, RJ, n. 11, p. 19-24, 1º sem. 2002.

DINIZ, Flávio G; ARAÚJO, Thyago F. de. O uso de filmes no ensino de geografia: uma discussão sobre a representação da África.10ºEncontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre: 2009.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no Ensino de Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed.: Kroart, 2002.

FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004. 

FANTIN, M. E.; TAUSCHEK, N. M.; NEVES, D. L. Metodologia do Ensino de Geografia. Curitiba: IBPEX, 2010. 

FERREIRA, J. V. O que todo professor precisa saber sobre neurologia. São José dos Campos-SP: Pulso, 2005.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: abordagem metodológica para o entendimento da representação. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010. 

FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.

FONSECA, Valter Machado Da; BRAGA, Sandra Rodrigues; CICILLINI, Graça Aparecida.
A Educação Ambiental como possibilidade de unificar saberes. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1,n. 28, p. 239-256, jan-jun/2007.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.


GENTILI, P. A. A. e SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação.
Petrópolis: Vozes, 1994.

GENTILI, P. (Org.) Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 7a. edição. Petrópolis: Vozes, 2000.


GONZÁLEZ, Xosé M. Souto. Didática de la Geografia: problemas sociales y conocimiento del médio. España: Ediciones Del Serbal, 1998.

GRATÃO, L. H. B.; CALVENTE, M. C.. H.; ARCHELA, R. S. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. V, Londrina: Ed. Humanidades, 2008

HAESBAERT, Rogério. Território, Poesia e Identidade. Espaço e Cultura, UERJ,n.3, p. 20-31, jan, 1997.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Novos Olhares sobre a Avaliação. In: ______. Pontos e contrapontos: do pensr ao agir em avaliação. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KAERCER, N. A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In.: PONTUSCHKA, N.N; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 3ª Ed., São Paulo: Contexto, 2006. p. 221-231

KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.

KOZEL, S.; FILIZOLA, R. Didática da Geografia: Memória da Terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996.


KOZELSEnsinar geografia no terceiro milênio. Como? Por que? RA'E GA: O Espaço Geográfico em Análise, n. 2, ano II, CuritibaUFPR, 1998p.141-151 


LEÃO, V. de P. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. [S.l.]: Argvmentvm, 2008.

LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemann, 2011.


LIBANEO, J. C. Didática.  São Paulo: Cortez, 1994.


LISBOA, M. Jogos Para uma Aprendizagem Significativa : com música, teatro, artes visuais e movimentos: valorizando as múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013.

 


LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MARANDOLA, JR. E.; OLIVEIRA, L.  de. Geograficidade e Espacialidade na Literatura. Geografia, Rio Claro, v.34, p. 487-508, set/dez. 2009.

MARTINS, Jorge Souza. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas-SP: Papirus, 2001.

MELLO, Guiomar N. Educação escolar brasileira: O que trouxemos do século XX?.Porto Alegre: Artmed, 2004

MEIRUEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

MELLO, J. B. F. de. A Geografia da Grande Tijuca na oralidade, no ritmo das canções e nos lugares centrais. Geographia, UERJ, Rio de Janeiro, ano IV, n. 7, jun/2002.

MENEGOLLA, Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que Planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

MERENNE-SCHOUMAKER, Bernadete. Didática da Geografia. Coleção Horizonte da Didática. Porto: Ed. ASA, 1999.

MOREIRA, Daniel A. org. Didática do ensino superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.

MESQUITA, Zilá. A Geografia social na música do Prata. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de Janeiro, n. 3, p. 33-41, jan/1997.

MORAIS, R. de. A Sala de Aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1988.

MOREIRA, Marco Antonio; BUCHWEITZ, Bernardo. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Editora Moraes, 1987.

MORIN, Edgar. Os Setes Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, Brsília, DF: UNESCO, 2001.

MOURA, J. D. P.; ALVES, J. Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: Elementos para a prática educativaGeografiaLondrina, v.11, n.2, p. 309-319, jul/dez. 2002

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.


NEVES, L. R.; SANTIAGO, A. L. B. O Uso dos Jogos Teatrais na Educação. Campinas: Papirus, 2009.

NOVAES, Adauto e outros. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

OLIVEIRA, D. E. M. B.; SANTOS, A. R. J.; RESENDE, L. A. Formação de professores e ensino: aspectos teórico-metodológicos. Londrina: UEL, 2011.

OLIVEIRA, A. U. de. Para onde vai o ensino de Geografia? Crise da Geografia, da escola e da sociedade. São Paulo: Contexto, 1994.
 
OLIVEIRA, J. G. R; LUZ, C. E. O Ensino de Geografia Frente a Multiplicidade de Recursos dos Tradicionais ás novas Tecnologias. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS “CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS ESPAÇO DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS”, 2010, Ponto Alegre- Rs. Anais...Porto Alegre-RS, 2010.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ensino Fundamental e Médio.  Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Curitiba: 2008.

______. Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações pedagógicas para os anos iniciais.
Curitiba, PR: Secretaria de Estado da Educação, 2010.

______. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Coordenação da Educação Escolar Indígenas. Educação Escolar Indígena. Curitiba: SEED, PR, 2006. (Cadernos Temáticos)

PERRENOUD, Philippe . DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR – CONVITE À VIAGEM. Porto Alegre, Artmed, 2000.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.

PIRES, Claúdia Luísa Zeferino. Resenha. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1,n. 28, p. 259-261, jan-jun/2007.

PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

PINHEIRO, A. S. et al. Educação, Currículo, ensino e Formação de professores. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2005.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142. 

PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, Cinema, Literatura e Outras Linguagens no Ensino de Geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012.


REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.


RELVAS, M. P. Neurociência e Transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.

RONCA, Antonio Carlos Caruso; ESCOBAR, Virgínia F. Técnicas Pedagógicas: domesticação ou desafio a participação? Petrópolis: Vozes, 1988.

RUA, J. et al. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACCESS Editora, 1993.

RUDNICK, R.; SOUZA, S. O Ensino de Geografia e suas Linguagens. Curitiba: IBPEX, 2010. 

SCHAFFER, N. O. et. al. Um Globo em Suas Mãos: Práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2011.

SILVA, Valdenildo Pedro da. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. Terra Livre,Presidente Prudente, Ano 3, v. 1, n. 28, p. 67-90, jun/jul/2007.

SPOSITO,Maria Encarnação Beltrão.(Org.). Livros Didáticos de Geografia e História:


STEFANELLO, A. C. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: IBPEX, 2008. 

TONINI, I. V. (Org.) O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2001.


VENTURI, Antonio Bittar (org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. p. 519-528.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico)


VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. (Orgs.) Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas. Campinas: Papirus, 2012.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008 (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)

VENTURI, L. A. B. (Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.

VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e Ensino: texto críticos. Campinas: Papirus, 1989.

VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.