domingo, 3 de junho de 2012

O USO DE DINÂMICA EM GRUPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA – PAINEL.

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
O USO DE DINÂMICA EM GRUPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA – PAINEL.
IZIDRO. HELIETE. F. C.[1]
TAKASE, ANA. C. F.[2]
PUCHALSKI. SILVANA.[3]
SILVA. LUIZ. H.[4]
OLIVEIRA, JULLY G. R.[5]

Palavra chave:Dinâmica em grupo; Questão Ambiental; Ensino Médio.
Nas ultimas décadasa educação tem passado por várias mudanças, dentre elas as estratégias de ensino-aprendizagem. Concomitantemente, aGeografia também acompanha os debates na área da educação e recorre ao uso de diversasestratégias de ensino que permitam a construção do conhecimento geográfico, tais como as dinâmicas em grupo que auxiliamna socialização, participação e desenvoltura dos alunos.
O presente trabalho visa debater a importância da dinâmica em grupo no ensino de Geografia, com destaque para a técnica do Painel.
Este trabalho será desenvolvido em três etapas, no primeiro momento será apresentada a relevância do ensino de geografia nos dias atuais, no segundo momento seráexposto a importância das dinâmicasem grupopara o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, e por fim,no terceiro momento será apresentada uma proposta de ensino utilizando a técnica do Painel para ser aplicada no 3º ano do Ensino Médio com o conteúdo de “Impactos Ambientais” e “Desastres Naturais”
É de conhecimento geral entre os profissionais da área de geografia, que o objeto de estudo desta disciplina é o espaço geográfico. Sendo assim, segundo Lisboa (2007), para que exista o espaço geográfico faz se necessário haver uma relação entre o homem e a natureza, visto que o homem é o agente modificador deste espaço, pois encontra neste os recursos necessários a sua sobrevivência, alterando suas condições originais.
Portanto, a disciplina de geografia busca sistematizar essa relação por meio de estudos sobre o homem/natureza assim como o local/global. Nesta perspectiva segundo os PCN’s (BRASIL, 1998, p. 26) a geografia tem como objetivo “[...] estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem”.
Para melhor compreensão do conteúdo geográfico o professor necessita diversificar seus ensinamentos por meio de métodos de fixação que ajudam o educando a construir um conhecimento sistematizado de mundo. Desta forma a dinâmica em grupo leva o educando a desenvolver o senso crítico, a socialização e a autoconfiança, pois por meio desta o individuo percebe-se como parte integrante na dinâmica e na sociedade.
A dinâmica em grupo é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do aluno e para o professor é uma ferramenta de ensino eficaz quando bem utilizada, pois por meio desta pode-se chegar à reposta dos mais diversos assuntos. De acordo com Bordenave ePereira (1978) a dinâmica em grupo é um simples artificio para o grupo realizar seus trabalhos, pois são técnicas flexíveis ou ferramentas que o professor pode modificar ou adaptar como bem entender.
Neste contexto podemos destacar o painel como uma dinâmica em grupo de fundamental importância para o ensino-aprendizagem em geografia. Pois segundo Bordenave ePereira (1978 p. 160)o painel:
Consiste em desenvolver, na presença dos alunos uma discussão informal entre um grupo de pessoas, selecionadas que por serem autoridades na matéria em analise, quer por estarem interessadas ou afetadas pelo problema em questão, quer por representarem pontos de vistas antagônicos. [....] a finalidade fundamental do painel é ajudar os alunos analisar diversos aspectos de um tema ou problema. Não tem por finalidade chegar uma solução completa, embora possa produzir conclusões que conduzam eventualmente a uma solução.

Sendo assim, paraCortelazzo (2001) eBordenaveePereira (1978), o painel se organiza da seguinte forma:
·                    Divide - se a classe em equipes, logo após distribui – se o tema de acordo com o assunto a ser abordado para que seja lido, onde as mesmas deverão conter: um coordenador para distribuir as tarefas junto ao grupo, um secretário que fará anotações das tarefas atribuídas a cada membro com horário estipulados, onde o mesmo fará uma síntese sobre as dificuldades e eventuais problemas encontrados pela equipe, e por fim um relator que redigirá um relatório conforme o descrito pela equipe.
·                    Para aplicação do painel é necessário ter um moderador a qual explicará as regras a serem utilizadas, tais como: tempo de discussão interna entre os panelistas, poislogo após o público poderá intervir fazendo perguntas às quais terá tempo máximo para cada intervenção, sendo que se o público for numeroso poderá dividi-lo mediante outras técnicas como de cochicho, díades ou Philips 66. O moderador deve manter a discussão viva, informal e útil, não deve manifestar sua opinião e deve evitar discussões que gerem conflitos, ao termino menciona que o tempo está esgotado, e faz um breve resumo das posições, agradece os panelistas e públicos pela participação.
·                    O painel pode ser constituído por autoridades ou alunos especialistas de algum tema especifico, por pessoas interessadas em determinados assuntos como exemplo agricultores e economistas se o tema for produtividade agrícola e também por pessoas de posições antagônicas como os prós e contras a reforma agraria. 
·                    O painel pode ser de vários tipos tais como: Painel de interrogação onde até três especialistas são interrogados por um painel de alunos. Painel de debate onde o grupo A e B possui a mesma quantidade de componente sendo que estes ficam frente a frete, e entre eles se localiza um moderador que regula um intercambio e deverá delimitar o tempo de discussão que deve serflexível entre 30min e 1 h.
Diante do que foi redigido acima, para a melhor compreensão do conteúdo o painel pode ser utilizado como ferramenta enriquecedora da aula de Geografia.A seguir será apresentada uma proposta de ensino para ser aplicada no 3° ano do Nível Médio para debater o conteúdo de “Impactos Ambientais” e “Desastres Naturais”:
Para realização desta dinâmica o professor nas primeiras aulas deverá dividir a sala em dois grupos,contendo 10 membros cada, fazer uma explicação geral do conteúdo e do funcionamento da dinâmica. Logo após sorteia os seguintes temas, que deverão ser pesquisados pelos alunos:1) “O Desastre Ambiental Ocorrido em 2011 no Japão provocado pelo Tsunami”e 2) “Impactos Ambientaisdecorrentes do vazamento de material contido em uma usina nuclear”.Pesquisas essas que devem ser orientadas pelo professor no decorrer das aulas. Os alunos deverão trazer no dia da apresentação do painel um texto sobre o tema pesquisado indicando a bibliografia consultada.
O mediador pode ser o professor ou um especialista na área, tal como ambientalista, o relator ou panelista é o representante do grupo a qual irá expor o tema estudado, e a plateia poderá ser composta pelo restante do grupoe convidados como professores e alunos de outras salas, onde terãoparticipação por meio de perguntas referentes ao tema, para os panelistas e o mediador. A avaliação desta dinâmica poderá realizada através do trabalho escrito e da participação dos alunos.
Algumasdinâmicas encontram limitações quando aplicadas em escolas públicas, porém quanto ao painel não há grande restrições para sua aplicação, pois o professor pode direcionar a pesquisa por meio de livros da biblioteca da própria escola, pesquisa esta que poderá ser entregue manuscrita não trazendo custo algum aos seus alunos. As limitações desta dinâmica ficam restritas a clientela, pois se o professor constatar que o comportamento da sala e a maturidade intelectual destes não condiz com tal dinâmica, deverá buscar outra forma (dinâmica) para construir o conhecimento junto aos seus alunos.
Diante do que foi exposto entende-se que o painel é um instrumento de grande valia e fácil utilização em sala de aula, não devendo este ser esquecido por nossos educadores, haja vista que a dinâmica em grupo facilita a socialização dos estudantes.
Buscou-se com este trabalho fazer uma reflexão sobre a relevância do ensino de geografia e as dinâmicas em grupo como instrumento de ensino, ressaltar que para o bom desenvolvimento de uma aula, nem sempre é necessário fazer uso de recursos materiais sofisticados e modernos, pois através do painel pode-se construir junto aos alunos o conhecimento por meio de objetos de fácil acesso como um simples texto, fazendo com que debatendo possam construir um pensamento critico, tornando os assim indivíduos capazes de desenvolver sua própria opinião sobre determinado assunto.
Desta forma pode-se perceber que o professor está diante de múltiplas maneiras para ensinar, porém é necessário que este seja um professor pesquisador, sempre comprometido com o ato de ensinar.
Referências:

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Petrópolis, Vozes. 1978.
BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Geografia. Terceiro e Quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.
CORTELAZZO, I. B. C. Painel. Disponível em: bogliolo. eci. ufmg.br /downloads GEI Como elaborar um painel.pdf. Acesso em: 14 de março de 2012.
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. In:Revista ponto de vista. Viçosa/MG, 2007, vol. 4. Disponível em: www.coluni.ufv.br/revista/area=volumes_04. Acesso em: 14 de março de 2012.

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