domingo, 3 de junho de 2012

DIÁDE: UMA TÉCNICA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
DIÁDE: UMA TÉCNICA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA.
GABRIEL, Maria Cristina
MENDES, Rafaela
SÁ, Natácia Cristina dos Santos
OLIVEIRA, Jully G. R.

Palavras – chave: Globalização; Dinâmica em Grupo; Duplas
INTRODUÇÃO
            O presente texto visa apontar a importância da Dinâmica em Grupo no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, destacando como elas podem facilitar e melhorar a participação dos alunos dentro da sala de aula. Para a realização do trabalho foram feitas leituras e discussão de bibliografia específicas do assunto.
A aplicação de técnicas e dinâmicas em sala de aula são de extrema importância para o processo de ensino-aprendizagem, pois a dinâmica de grupo torna o conhecimento próprio de cada um de seus membros um patrimônio do grupo pela intensificação da comunicação entre seus membros, a ponto de dizer que a especialidade é dos indivíduos, mas a cultura é do grupo (LIMA, 1972 APUD BORDENAVE 1978, P.142). Porem é necessário que o professor tenha alguns cuidados antes de aplicá-las como: facilidades físicas, tempo disponível, etapa no processo de ensino, estrutura do assunto, contribuições e limitações, tipos de alunos e aceitação (BORDENAVE E PEREIRA, 1978). Esses aspectos são fundamentais para o professor determinar os tipos de atividades a serem realizadas.
O objetivo da Geografia é estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem (PCN, 1998, p. 26). Para atingir tal propósito a escolha e organização das atividades de ensino são de grande importância.
Ao desenvolver suas atividades de ensino o professor acaba conhecendo melhor seus alunos, uma vez que ele necessita conhecer a sala como um todo para ter a percepção de quais técnicas aplicar, tendo em vista que existem inúmeras técnicas e as mesmas não são aplicáveis em todas as séries.
O artigo tem como objetivo discutir a Díade como técnica de ensino de Geografia e em específico apresentar uma proposta usando a mesma para ensinar o conteúdo de “Globalização e seus efeitos”.


APLICAÇÃO DA DIÁDE COMO TÉCNICA DE DINÂMICA DE GRUPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA

O trabalho em grupo é um momento privilegiado para o desenvolvimento e a prática de habilidades intelectuais, bem como promover a conceituação e o aprofundamento da compreensão dos alunos. Entender a maneira como os grupos operam através das relações que se estabelecem entre seus componentes representa uma importante contribuição para o professor saber planejar adequadamente sua intervenção, tanto no sentido de auxiliar o grupo durante uma discussão em que deve prevalecer um consenso, como no sentido de negociar suas exigências com as do grupo (KIRSCHNER, 1992 APUD ROCHA, 2005, P.12).
Para Gil – Pérez (1993, apud ROCHA, 2005, p.12), o trabalho em grupo coloca-se como elemento fundamental de uma metodologia de ensino que pretende aproximar as situações de aprendizagem das atividades dos cientistas. Essa metodologia busca explorar as dimensões do trabalho em grupo, facilitando a interação entre eles, representada por equipes, pelos conhecimentos já construídos, pelos textos e pelo professor. 
Ambos os autores concordam com os benefícios que as dinâmicas de grupo trazem para os alunos e consequentemente para os professores. Uma das técnicas de dinâmica de grupo que pode vir a ser aplicada é a DIÁDE.
A Díade é uma técnica de fracionamento de um grupo muito grande, para dar maior oportunidade de participação a todos. Consiste simplesmente em pedir para os alunos que formem pares, isto é, minigrupinhos de duas pessoas (Diáde) para discutir o assunto, resolver exercícios ou problemas (BORDENAVE E PEREIRA, 1978, p. 154). Segundo os autores, se a metade do grupão ainda constituir um numero elevado de grupinhos, pode-se sortear quais deles terão oportunidade de apresentar suas perguntas, sugestões ou conclusões.
O professor de geografia pode oferecer aos alunos diversos meios que permitem incentivá-los a participar ativamente do processo de ensino/aprendizagem, um desses meios é a dinâmica em grupo. Neste sentido, Cavalcanti (2002, p. 12) diz que:
Há um pressuposto mas que geral de que o ensino é um processo que contém componentes fundamentais e entre eles há de se destacar os objetivos, os conteúdos e os métodos. Numa proposta pedagógica didática discutida e referenciada teoricamente esses componentes são articulados e interdependentes.

A DIÁDE como uma técnica de aprendizagem deve contribuir com o professor de Geografia ao propor uma atividade em que todos os alunos da sala possam fazer uma reflexão e tenham a oportunidade de expor suas idéias, permitindo a participação ativa do aluno. Contudo, antes de aplicar a técnica o professor deve leva em conta alguns aspectos como: a quantidade e o comportamento dos alunos, o tempo disponível entre outros.
A seguir será apresentada uma proposta de ensino utilizando a técnica DIÁDE para ensinar o conteúdo de “globalização e seus efeitos” em 02 aulas do 9 ano do Ensino Fundamental:
  1º passo: O professor divide a sala em duplas.
  2º passo: O professor estipula o seguinte tema: A globalização e seus efeitos.
  3º passo: As duplas terão o tempo de 15 minutos para fazer a leitura do texto base: A globalização e seus efeitos (Projeto Araribá, 2007, pg. 38), e discutir as principais ideias do texto.
 4º passo: O professor escolhe um membro de cada dupla para expor as ideias debatidas e refletir como o tema encontra-se presente em seu cotidiano.
5º passo: Por fim, como forma de avaliação o professor pede para que cada dupla produza uma síntese do que foi discutido entre si na dinâmica.
Para Santos (2008, p.15) a globalização atual é perversa, fundada na tirania da informação e do dinheiro, na competitividade, na confusão dos espíritos e na violência estrutural, acarretando o desfalecimento da política feita pelo Estado e imposição de uma política comandada pelas empresas. Diante desta perplexidade a dinâmica em grupo torna-se interessante uma vez que permite ao professor explorar o conhecimento e entendimento dos alunos sobre o conteúdo estudado através da participação ativa dos mesmos, bem como relacionar o tema com o cotidiano dos educandos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente artigo mostrou que a técnica de ensino DIÁDE é importante no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, pois permite ao professor conhecer melhor seus alunos estimulando-os a participar ativamente das aulas, bem como possibilita ao educando um maior contato com o conteúdo estudado e o exercício do trabalho e reflexão em grupo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1998. 156p.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino e Aprendizagem. Petrópolis, Vozes.1978.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
PROJETO ARARIBÁ: geografia / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza Danelli – 2. Ed – São Paulo: Moderna, 2007.
ROCHA, Zenaide de F. D. C., Análise da Dinâmica de um grupo de aprendizagem em ciências no Ensino Fundamental. Londrina, 2005. Dissertação (Pós-graduação em ensino de ciências e educação matemática). Universidade Estadual de Londrina, UEL.
SANTOS, Milton: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 17ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2008.

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