segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TRABALHO DE CAMPO EM UMA ÁREA DE EXPLORAÇÃO MINERAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

ALVES, lnglismeire Pereira
RIBEIRO, Ana Claudia Dias
Discentes do 4° ano de Geografia – UENP
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de
Orientadora, Profª do Departamento de Geografia - UENP

Tendo em vista a importância do Trabalho de Campo para a apreensão dos conteúdos geográficos propõe-se neste trabalho a realização desta atividade para enriquecer as aulas de geografia do ensino médio. Neste sentido propõe-se a realização de um trabalho de campo, como proposta pedagógica, no ensino de Geografia com os alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Anita Aldete Pacheco, localizado no Município de Figueira no intuito de observar os aspectos ambientais envolvidos na exploração mineral, em especifico na exploração do carvão que é realizada no município de Figueira Paraná. Para tanto foi selecionado a mina 07 para realização da atividade. Na Mina 07 da Cambuí o que ocorre é que ao lavrar as camadas de carvão que se encontram a 46 metros de profundidade pode ocorrer contato direto ou indireto com o lençol freático. Isto porque a primeira camada do teto é de siltito, uma rocha facilmente friável, sendo a segunda camada de arenito. Por ser uma mineração subterrânea a água do lençol freático ao entrar em contato com a pirita gera soluções acidas. Esta água do lençol freático é retida pelo arenito rocha adjacente que possui uma estrutura caracterizada por porosa o que explica a retenção. Em alguns casos ocorre o encontro de diques de diabásio rocha com estrutura mais compacta com a camada arenítica no interior da mina proporcionando a retenção de parte dessa água neste ponto. Geralmente na intersecção de diques de diabásio, com o arenito é previsível que a água escoe neste ponto do teto da mina tendo por isso facilidade de ser capitada antes de entrar em contato com a pirita, sendo assim, dentro da mina há um sistema de drenagem que auxilia na capitação e no tratamento caso necessário da água do freático. Contudo, as águas que entram em contato com a pirita acabam sendo contaminada e desta forma são bombeadas e destinadas para uma estação de Tratamento de Efluentes. Nesta estação ocorre a reação da água acida com o calcário, durante o percurso, quando passam por dois tanques de argila.onde ocorre o processo de decantação que consiste na deposição no fundo do tanque de hidróxido de ferro resultante da reação. Após passar por esse processo a água descontaminada é conduzida ao rio Laranjinha. A escolha do local para fins do trabalho de campo fundamentou-se em três fatores: apreensão de conteúdos geográficos em áreas no município próxima ao colégio; a familiaridade dos alunos com relação ao local (mesmo sem conhecê-lo) o que nos leva a atingir certos objetivos partindo da realidade local; importância ambiental do tratamento de Efluentes realizado pela Empresa Cambuí. SILVA (2002) argumenta que o trabalho de campo é o estudo da realidade visível, palpável, sensível com a qual interage com elementos demarcados pela vivencia cotidiana, que o aluno e/ou pesquisador transcenderá para a teorização sobre essa realidade. Esta proposta de trabalho de campo tem por objetivo observar o Tratamento de Efluentes em área de exploração mineral, em especifico o realizado na mina de carvão 07 localizada no município de Figueira Paraná. Além disso pretende-se trazer para a realidade dos alunos questões ambientais que são abordadas em sala de aula envolvidas com a exploração mineral. A aula de campo é uma ferramenta de essencial importância para o professor de Geografia. A atividade a campo propicia a este profissional demonstrar na pratica a teoria apresentada na sala de aula, pois por meio das quais o professor percebe os fenômenos com que deseja trabalhar. De acordo com Cruz (1997) “[...] a pesquisa de campo representa uma possibilidade concreta de contato direto entre pesquisador e a realidade estudada, o que permite a apreensão dos aspectos dificilmente vislumbrados através somente do trabalho do gabinete”. Segundo Kerner e Carpenter (1986), o campo propicia aos estudantes um senso de integração dos processos da natureza e a percepção desta como um todo, e não suas partes isoladas. Assim, cidade e campo podem ser representadas como área para a realização e de um roteiro para trabalho de pesquisa de campo principalmente por ser uma área de grande diversidade cultural, histórica e principalmente ambiental. A prática de campo em geografia propicia a orientação de “não ficar preso” à sala-de-aula, e sim fomentar a pratica do olhar geográfico por meio de aulas de campo. Estudar o município é importante e necessário para o aluno, na medida em que ele está desenvolvendo o processo de conhecimento e de critica da realidade em que está vivendo. Conforme Callai e outros (1988) [...] vale lembrar aqui que durante o tempo em que se desenvolve do trabalho de campo (planejamento, execução, analise e relatório), o professor deve ter a preocupação constante de situar a atividade que está sendo desenvolvida dentro do contexto dos objetivos pelos quais estão sendo desenvolvidas as tarefas. Isto é necessário para se evitar o “fazer pelo fazer” apenas. O trabalho de campo enquanto recurso didático, no processo de formação do aluno deve ser encarado como um procedimento metodológico no trabalho do educador e não ser visto como uma atividade de lazer sendo assim este trabalho de campo foi classificado em dois aspectos: Ilustrativo, para mostrar e reforçar os conceitos vistos em sala de aula; Motivador, visando despertar o interesse dos alunos para um problema ou aspecto a ser estudado. Com este trabalho é possível conhecer as atividades ambientais desenvolvidas pela empresa de Mineração Carbonífera Cambuí, mais especificamente na área da Mina 07. A preocupação ambiental por parte da empresa é o inicio de um processo de longo prazo para remediar os impactos ambientais decorrentes da mineração.

Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Trabalho de Campo, Exploração Mineral.

REFERÊNCIAS
CRUZ,R C. A. Os caminhos da pesquisa de campo em Geografia. In: Ver. GEOUSP: Revista da Pós-Graduação em Geografia. Departamento de Geografia.Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo. São Paulo 1997
CALLAI, H. C. et al. Estudo do município e o ensino de historia e geografia. Ijui: Unijui,1988.
KERN, E. L.; CARPENTER, J.R (1986) effect of field activities on student learning. J. Educ. 34:180-183.

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