segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

VELOSO, Marlene do Carmo
MENEGASSO, Daniela de Fátima
Discentes do 4º° ano de Geografia - UENP
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de
Orientadora, Profª do Departamento de Geografia - UENP

O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino de Geografia II. Dentro dos instrumentos de ensino apresentados, escolhemos o “estudo de caso” onde é apresentado como uma modalidade de pesquisa em suas diferentes abordagens e aplicações. Revela sua importância na inovação do ensino e seu crescimento como instrumento que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento. Na análise que se segue em primeiro lugar será definido o que é um estudo de caso, destacando suas principais características e objetivos de estudo. Em segundo lugar será apresentado uma experiência pedagógica realizada com alunos do Ensino Médio, utilizando o estudo de caso com instrumento de ensino para a compreensão de conteúdo ligado à climatologia, mostrando que podemos ensinar a partir do conceito de lugar, com acontecimentos no espaço próximo, espaço vivido cotidianamente através da observação dos fenômenos naturais que ocorrem no dia a dia dos alunos. O estudo de caso constitui uma estratégia de pesquisa utilizada nas Ciências Sociais com bastante regularidade. Podemos afirmar que é a estratégia mais utilizada quando se pretende conhecer o “como?” e o “por quê?” (Yin, 2001), quando o investigador detém escasso controle dos acontecimentos reais ou mesmo quando este é inexistente, e quando o campo de investigação se concentra num fenômeno natural dentro de um contexto da vida real. Segundo Ventura, 2007 como qualquer pesquisa, o estudo de caso é geralmente organizado em torno de um pequeno número de questões que se referem ao COMO e POR QUE da investigação. Para Ludke e André, 1986, o estudo de caso como estratégia de pesquisa é o estudo de um caso simples e especial delimitado. Nesse trabalho será abordado principalmente o caso análise e sua aplicação, por ser de mais fácil aplicação em sala de aula. O Caso análise consiste em apresentar de forma sucinta uma situação real ou fictícia, para ser discutida em grupo..A forma de como apresentar o caso pode consistir em descrição, narração, diálogo, dramatização, sequência fotográfica, filme, artigo, jornalismo e outras. O que se pretende é trazer um pouco da realidade á sala de aula, já que nem sempre é possível levar os alunos a observar a realidade de primeira mão. O estudo de caso pode-se ser utilizado com diversos objetivos: Para motivar, já que o caso em geral envolve uma situação verossímil de conflito, suscetível de ser diversamente interpretada pelos alunos, desenvolver a capacidade analítica e o espírito cientifico e interiorizarem novos conceitos e aumentarem seu vocabulário, como também aprenderem a participar em grupo capacitando-os na tomada de decisões. A aplicação do estudo de caso sugere uma linha a ser seguida: Preparação do caso: não existem limites para as possíveis fontes de material para casos: - A experiência e a vida diária do professor. – As experiências dos alunos, que podem ser convidados a apresentar casos. – Jornais e revistas - Contato com agricultores, empresas, funcionários. – Relatórios técnicos. Existem dois tipos de estudo de caso, o caso análise e o caso problema. O caso análise tem como objetivo desenvolver a capacidade analítica dos alunos, suas habilidades de distinção e observação, julgamentos, associações entre outros sem aspirar a chegar à solução alguma do estudo. O caso problema trata-se de um esforço de síntese, isto é chegar a uma solução a melhor possível dentro dos dados fornecidos pelo caso. Pode-se ser lançado um estudo de caso antes do conteúdo trabalhado. Dessa maneira é exposto o tema por um período curto de tempo, e o professor pede para que os alunos se interem do tema e explica que não se aspira a chegar a uma única solução. Pode ser feito trabalhos com debate nas salas de aulas, observando a realidade vivenciada pelos alunos. A seguir será relatada uma experiência pedagógica realizada durante o estágio curricular supervisionado em geografia, no colégio Estadual Marcílio Dias, localizado no município de Itambaracá, região norte do estado do Paraná. Durante as aulas de regência no Ensino médio foi selecionado e aplicado um estudo de caso para compreensão de conceitos ligados à climatologia. Dessa forma a estudo de caso foi denominado de “Da Cotidianidade do tempo meteorológico à compreensão de conceitos climatológicos. A prática consistiu na observação diária, feita pelos alunos, do tempo meteorológico a fim de construir a noção da movimentação das massas de ar no território brasileiro e as conseqüências desta no clima da região sul do país. A construção dos conceitos meteorológicos se processou pela Prática diária, pela observação, pelas experiências do fazer, considerando os saberes que os alunos trazem consigo. Objetivou-se nesta atividade: Aplicar procedimentos pedagógicos que partissem da vivência cotidiana dos alunos sobre as condições meteorológicas; Avaliar sua eficácia na compreensão da dinâmica climática, na relação com hábitos e condições de vida; Construir a noção de movimentação das massas de ar, de formação e de evolução de frentes e estimular o uso da capacidade que o organismo humano tem de sintetizar as condições do tempo meteorológico e possibilitar a sua prática dentro das reais condições de trabalho nas escolas de ensino fundamental e médio. Os Materiais usados para o desenvolvimento do estudo de caso foram: internet, jornais, termômetro,rosa-dos-ventos. A Metodologia foi desenvolvida com base no conceito de clima proposto pro SORRE (1934), “O clima é a série de estados atmosféricos acima de um lugar e a sua sucessão habitual.”Dentro dessa abordagem fez-se a observação diária dos tipos de tempos por duas semanas. A atividade foi realizada em grupo de quadro pessoas, onde cada um ficou responsável por um dos atributos escolhidos para análise do tempo, podendo estes ser mensurados com instrumentos simples como: termômetro (temperatura do ar) e uma rosa –dos- ventos (indicação do vento) e os que não exigem quaisquer equipamentos, e sim a sensibilidade de cada um na indicação do conforto térmico e na observação das características atmosféricas visíveis como nebulosidade, insolação, existência de chuva ou não e as vestimentas das pessoas. Além disso, foi solicitado para aqueles que tinham acesso à internet e a jornais que coletassem diariamente as análises das imagens de satélites publicadas pelos jornais da região. E a partir daí propuseram as seguintes problematizações: Existe nebulosidade sobre a região em caso positivo, onde se localiza ao norte ao sul qual é a temperatura do ar neste dia? Chovia, ventava? o que as pessoas estavam vestindo? como estava o tempo?
Com esses dados cada grupo elaborou um quadro (Quadro 1) com as informações requeridas e imagens de satélites coletadas diariamente para construir a relação entre os tipos de tempo e a movimentação das massas de ar na região sul.
A imagem que se tem a seguir foi retratada durante o estudo de caso, onde os alunos observaram o deslocamento de uma massa de ar fria que se formou na Argentina e veio para o sul do Brasil.

Dia 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

T

U

V

Dv

N

C

Ins

Ve

Im

Conclusões:


Nesse momento ainda não foi abordado a nomenclatura cientifica para as massas de ar. Após a análise seguiu-se um debate em que foram apresentados os elementos que permitiram aos alunos concluírem sobre as mudanças dos estados do tempo atmosférico no município de Itambaracá Pedagogicamente, essa experiência com o estudo de caso, promoveu um processo de ensino aprendizagem facilitador da elaboração de conceitos ligados à climatologia associados ao cotidiano, além de propiciar a integração entre os alunos e o desenvolvimento do senso de responsabilidade e comprometimento com as atividades curriculares.
O trabalho executado despertou nos alunos o interesse pelo estudo do clima, porque partiram do simples conhecimento empírico dos alunos, aplicando o cada dia novos conceitos climáticos, tornando-se uma experiência valiosa e muito agradável, onde ocorreu maior socialização e troca de experiências entre os alunos.
Uma vez que, por ser uma atividade prática de pesquisa e coleta de dados deu significado aos conteúdos científicos apresentados no livro didático, onde estes conceitos aprendidos tornaram-se úteis para sua existência individual, coletiva e escolar.


PALAVRAS- CHAVES - Estudo, caso, geografia, clima.

REFERÊNCIAS
REGO,Nelson.CASTROGIVANNI,Antônio Carlos. KAERCHER,Nestor André. GEOGRAFIA: Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed,2007.
BORDENAVE, J.D; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino- Aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1994.
Yin, R.K .(2001)«Projectando estudos de caso»
Marcelo, C. e Parrilla, A. e Mingorance, P. e Estabaranz, A. e Sanchez, M.V. e Llinares, S .(1991)«El estudio de caso en la formation del professorado y la investigation didática»
ROSSATO,D.M.S. A geografia que se faz é a geografia que se ensina. Orientação, São Paulo , 1985.
LUDKE M,André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU: 1986.
VENTURA, Magda Maria – O estudo de Caso como modalidade de pesquisa – Pedagogia Médica – RJ; 2007.

Um comentário:

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