Proposta Didática:
Mapeamento do Uso do Solo municipal a partir da Planta da Lista Telefônica
Objetivo: iniciar o aluno na tarefa de mapeamento, a fim que o mesmo se torne no
futuro um leitor consciente de mapa.
Ano: 6º Ano do Ensino Fundamental
Materiais Necessários: Papel Seda do
tamanho da Folha A4; Planta da Lista Telefônica do município que deseja mapear
(impressa na folha de tamanho A4), Lápis de cor e canetinha.
Procedimento Metodológico
1º passo: pedir para o aluno observar a planta e analisar os diferentes usos do
solo que aparecem na mesma (diferentes tipos de vias - avenidas, ruas, estradas
rurais, rodovias; características dos bairros – residencial, educacional,
comercial, misto etc...; área rural, praça; parque; lago; rio entre outros). É importante
que a planta seja do município onde os alunos residem e se possível de um local
que eles conhecem bem (o que ajudará o aluno a interpretar a planta).
2º passo: o aluno deverá agrupar e representar os principais elementos da planta,
classificando a planta em classe de uso do solo e estabelecer uma legenda -
estabelecendo uma cor para cada uso (aqui o professor deve orientar na escolha
da cor, pois existem cores apropriadas para cada uso). Sugerimos tons de rosa
para os bairros, azul para rios e lagos, verde para parque e praça, amarelo
para área rural, vermelho para avenida, cinza claro para ruas e cinza escura
para rodovias.
3º passo: fixar o papel seda em cima da planta e iniciar o mapeamento, delimitando
as áreas a fim de serem classificadas e pintadas de acordo com a legenda.
4º passo: colocar no
mapeamento os seguintes elementos: título, orientação (N, S, L, O – discutir aqui
onde o sol nasce e se põe na cidade para achar o leste e oeste da planta),
legenda, organização.
5º passo: pedir para o aluno fazer
uma análise da planta e do mapa produzido a partir dela e discutir como são
feitos os mapeamentos de maneira geral e as vantagens de fazer a leitura do
espaço utilizando um mapa temático.
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