Artigo publicado no I Simpósio de Geografia "Novos Rumos para os Estudos Geográficos" e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
A UTILIZAÇÃO DO BINGO DA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DO PROJETO PIBID
GEOGRAFIA UENP
Jéssica
Aparecida Porfírio da Silva - Universidade
Estadual do Norte do Paraná – UENP
Juliana
Carmona de Faria - Universidade
Estadual do Norte do Paraná – UENP
Jully
Gabriela Retzlaf de Oliveira - Universidade
Estadual do Norte do Paraná – UENP
RESUMO
O presente texto tem como objetivo
ressaltar a importância da aplicação de jogos geográficos para tornar a
disciplina mais atrativa para os alunos e também relatar o trabalho
desenvolvido por bolsistas do PIBID de Geografia da UENP aplicado no Colégio
Estadual “Monteiro Lobato” em Cornélio Procópio- PR. Este texto também descreve
como foi elaborado o Bingo da Industrialização e Urbanização brasileira, que
foi selecionado de acordo com as características observadas a turma, o processo
de sua aplicação e os resultados observados. O resultado desse trabalho foi
totalmente satisfatório, pois fez com que os alunos se interessassem mais pelo
assunto e obtivessem uma compreensão maior.
Palavras-Chave: Ensino de Geografia; jogos; bingo
geográfico;
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como principal
objetivo relatar o trabalho efetuado pelo Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação a Docência- PIBID de Geografia da Universidade Estadual do Norte do
Paraná- UENP. Dentro desse projeto foram desenvolvidos em diferentes turmas do
Ensino Fundamental II, jogos geográficos, para despertar mais interesse dos
alunos nessa disciplina.
Atualmente,
os professores encontram maior dificuldade em atrair a atenção do aluno,
principalmente quando utilizam apenas métodos tradicionais de ensino. Aos
poucos foi surgindo a necessidade de encontrar meios mais atrativos, que faça
com que o aluno aprenda de forma prazerosa e com mais interesse. A Geografia
enquanto disciplina não está fora dessa ânsia de reestruturação dos métodos e
linguagens.
Tendo
em vista esse problema, foi sugerida a seguinte solução. Por que não fazer a
junção do conhecimento com a diversão? Seria uma forma de o aluno construir seu
conhecimento brincando. O jogo além de ser prazeroso, desenvolve a coordenação
motora, melhora o modo de se relacionar em grupo, entre outros benéficos.
Mas
ao elaborar um jogo na disciplina de Geografia, é preciso que o professor se
mantenha atento para que o resultado seja satisfatório. É preciso conhecer a
turma muito bem, analisar se determinada situação vai causar aprendizado ou
mais agitação e algazarra na turma. Além disso, o jogo precisa estar ligado com
o conteúdo trabalhado em sala de aula, para que ele não se torne apenas um
passatempo.
Diante
do exposto, este trabalho ter por objetivo relatar a experiência pedagógica
vivenciada com a aplicação do jogo “Bingo da Industrialização e urbanização
Brasileira” aplicada no 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual
Monteiro Lobato, localizado em Cornélio Procópio – PR, e discutir os resultados
obtidos.
Para a realização do mesmo, foram
realizadas pesquisas e leituras bibliográficas, observações e aulas-piloto em
dupla no 7º ano do Ensino Fundamental do conteúdo Industrialização e
urbanização Brasileira, confecção do jogo no projeto PIBID e aplicação do
“Bingo da Industrialização e urbanização Brasileira” na mesma turma de
realização da aula.
2- O Jogo como instrumento didático no
ensino de Geografia
O
Jogo pode trazer muitas vantagens para o professor e para o aluno. Aumenta a
participação dos alunos pois faz com que ele seja sujeito ativo da sua
aprendizagem. O aluno geralmente encontrado como sujeito passivo, aquele que
apenas ouve e não questiona, com esse método passa a agir, aprende fazendo,
brincando e participando das aulas.
Conforme
diz Antunes (2010), aprender Geografia antigamente era sinônimo de decorar,
saber nomes de rios, lagos, mares, entre outros, sem reflexões, e atualmente
ela exige uma interpretação, fazer ligações com diversos temas, o professor
deve desafiar seus alunos para que ele saiba analisar, compreender,
contextualizar o conteúdo. E essa mudança exige que o professor procure outros
métodos, para inovação e para desenvolver essas habilidades nos alunos, e como
uma alternativa acessível e interessante para o aluno encontramos o jogo.
Entre
os objetivos do jogo estão: “Propiciar situações lúdicas na escola favorece o
desenvolvimento de habilidades necessárias para a construção do conhecimento.
Elas envolvem ações estratégicas, emoção e raciocínio lógico, estimulam a
imaginação e favorecem também a ação educativa do professor em sala de aula”
(STEFANELLO 2008). O jogo na sala de
aula trás benefícios tanto na parte pedagógica, quanto na disciplina em
questão, ele atinge vários objetivos em um único método.
Segundo
Ronca e Escobar (1982) o jogo simula uma situação real que o aluno encontrará
na sua vida. Torna-se apto para tomar decisões sérias e faz com que o aluno
consiga tomar decisões certas, de acordo com seus objetivos. O aluno passa a
competir, saber trabalhar em grupo, a li dar com conflitos e a ser mais seguro.
Diante
disso, podemos ver que o jogo didático auxilia em vários pontos na aprendizagem
do aluno. Então procuramos desenvolver o Bingo geográfico para ser aplicado no
7º como experiência e para fixação do conteúdo Industrialização e Urbanização
brasileira.
3. O Jogo do “BINGO DA
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA”
Durante
o primeiro semestre de 2013, foi observado em dupla uma turma de 7º ano,
matutino do Colégio Estadual Monteio Lobato. Considerada uma sala numerosa,
tendo como principal característica a conversa e agitação durante as aulas. Diante
dessas características foram pesquisados diversos jogos que poderiam encaixar
nesse perfil da turma. Sendo assim, foi escolhido o bingo geográfico adaptado
ao conteúdo que a professora estava trabalhando, Industrialização e Urbanização
Brasileira.
A
princípio foi aplicada uma aula piloto, com uma revisão abordando o tema
Industrialização e Urbanização Brasileira, dando destaque nas dicas do jogo
aplicado na aula seguinte. A aula iniciou com discussão e explicação com a
participação dos alunos, uso do mapa Político do Brasil, e do livro didático. Após
essa discussão foi aplicada algumas questões relacionando o assunto abordado na
aula com a realidade do aluno. Essa aula teve um ótimo resultado, pois foi
observado a atenção e interesse dos alunos no assunto e também uma grande participação
por eles, podendo caracterizá-los como participativos.
O jogo “Bingo da Industrialização e
urbanização Brasileira”, foi elaborado para ser jogado no 7º ano do Ensino
Fundamental e consiste em cartelas (foto 01) que contém 11 respostas das dicas elaborados.
No total foram elaboradas 34 dicas, todas relacionadas ao tema central do jogo,
tendo como base informacional o livro de Geografia do 7º ano do projeto Araribá,
sendo:
A
seguir temos as dicas estabelecidas do respectivo jogo:
1-
Século que a atividade industrial não era tão significativa no Brasil: sec.
XIX;
2-
Produto que movimentava a economia no Brasil antes da industrialização: Café;
3-
Estado do sudeste em que a industrialização foi mais intensa: São Paulo;
4-Infra-estrutura
de transporte utilizada pelas primeiras fabricas, porem pouco utilizadas
atualmente: Portos e Ferrovias;
5-
Essencial para a produção de riqueza: Capital;
6-
Impulsionou a produção industrial no Brasil do século XX, devido à queda de
produção industrial dos países envolvidos no conflito: As guerras mundiais;
7-
Ocorreu no Brasil, cerca de 200 anos após a Revolução Industrial iniciada na
Inglaterra no final do século XVIII: Industrialização Tardia;
8-
Processo em que os produtos importados pelo Brasil começaram a ser fabricados
internamente: Substituição de importações;
9-
Fenômeno que ocorreu até a década de 90, e São Paulo era responsável pela maior
produção Industrial do País: Concentração Industrial;
10-
Atualmente a produção industrial do estado de São Paulo esta caindo em relação
ao País, de nome a este acontecimento: Desconcentração Industrial;
11-
Vantagem que o Governo Estadual e municipal tem oferecido para atrair
instalação de indústria: Isenção Fiscal;
12-
Tornou uma necessidade para atender as demandas de entregas de mercadorias em
locais específicos: Rodovias;
13-
Acarreta graves problemas no sistema rodoviário: Falta de Infraestrutura;
14-
A inauguração dessa rodovia foi um marco da transformação dos espaços pela
atividade industrial: Belém- Brasília;
15-
Coloca em risco o usuário das rodovias nacionais: Deterioração das rodovias;
16-
Ano em que a participação da população Rural começou a mudar em relação a
população urbana: 1940;
17-
Local onde vivia e trabalhava uma grande parcela da população do Brasil, até a
década de 1970: Campo;
18-
Termo utilizado para país que exporta produtos agrícolas para outro país:
Agroexportador;
19-
Cidades com maior concentração de empresas industriais: São Paulo e Rio de
Janeiro;
20-
Principal movimento migratório interno no Brasil, que se deu do campo para
cidade: Êxodo Rural;
21-Período
da consolidação da industrialização Brasileira: Entre 1880 e 1900;
22-
Região mais industrializada no Brasil: Sudeste;
23-
Relação de atração e influência que as cidades têm umas com as outras: Rede
Urbana;
24-Consequencia
da expansão da mancha urbana de dois ou mais municípios: Conurbação;
25-Area formada por um município central e
outros que estão sob a sua influencia: Regiões Metropolitanas;
26-Processo
que as regiões metropolitanas realizam sobre as cidades ao seu redor: Polarização;
27-
Local onde vai morar a maioria da população pobre das grandes cidades: Favelas;
28-
É intensificado pelos poluentes liberados pelas indústrias e veículos: Efeito
Estufa;
29-
Afeta a saúde das pessoas podendo causar doenças respiratórias, perda de
memória, câncer, entre outras: Concentração de Poluentes;
30-
Poluição que afeta as atividades econômicas, comoa pesca e o turismo em cidades
litorâneas: Poluição do Mar;
31-
Poluição causada por outdoors, telões eletrônicos, fachadas e estabelecimentos
comerciais: Poluição Visual;
32-
Faz com que as pessoas parem de frequentar os espaços públicos para o lazer: A
Violência;
33-
Poluição causada por ruídos produzidos pelo trafico de veículos, aviões,
helicópteros, trens e indústrias: Poluição Sonora;
34-
Ordem estabelecida de acordo com o grau de importância da rede urbana:
Hierarquia Urbana.
Foto 01 - Cartela do Bingo de
Industrialização e Urbanização Brasileira
Os
materiais usados para fazer o jogo foram: papel adesivo A4 para impressão das
cartelas, papel cartão como fundo das cartelas e papel contact para colar por
cima e tornar o material mais resistente e ser utilizados mais vezes em outras
turmas.
Como
jogar: Cada aluno receberá uma cartela com 11 respostas das dicas,que serão
“cantadas” pelo professor, após a explicação da matéria em questão. O professor
sorteará as dicas, e o aluno por sua vez verificará se está de acordo com as
respostas de sua cartela. Ganha o aluno que primeiro completar corretamente a
cartela. A premiação deve ser combinada entre professor e aluno. O tempo
estimado para aplicação do jogo é de 2 horas/aula. Esse jogo foi aplicado para
um certo conteúdo mas pode ser adaptado para diferentes temas geográficos.
O
bingo tem como objetivo estimular a atenção e concentração dos alunos,
desenvolver o raciocínio lógico, além de reforçar a compreensão do conteúdo
Industrialização e Urbanização brasileira.
Antes
de qualquer aplicação o professor deve testar e verificar se o jogo está
correto, e se o seu objetivo será alcançado após sua aplicação. O resultado
encontrado durante e após a aplicação do jogo foi surpreendente, os alunos
foram muito receptivos às dicas lançadas, participativos, e demonstraram um
grande interesse em participar da aula. Um ponto muito importante a ressaltar
aqui, é que os discentes pediram mais aulas como a que foi realizada, com mais
atividades lúdicas.
A
aplicação do jogo foi considerada positiva, tanto para os alunos, quanto para a
professora e para os bolsistas. Os alunos além de se empolgar com o jogo,
queriam jogar mais vezes. O jogo foi aplicado duas vezes, o que fez com que na
segunda aplicação eles já respondiam e conheciam mais sobre o assunto. Para a
professora regente o resultado foi surpreendente, pois foi um método que ela
ainda não tinha utilizado com seus alunos. Para os bolsistas os resultados
também foram positivos e ajudou a incentivar o uso de métodos alternativos em
sala de aula, que além de ser um ótimo instrumento de ensino, a sua produção e
elaboração é totalmente acessível.
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo
em vista todo esse processo de observação e aplicação, podemos concluir que a
aplicação de jogos no Ensino de Geografia é realmente valido e acrescenta muito
ao aprendizado do aluno, alem de ser um meio alternativo de ensinar brincando,
valorizando e contribuindo para a ampliação e fixação do conhecimento,
despertando a vontade de aprender. Todo
o processo em si é de grande valia, e destacam-se mais os aspectos positivos do
que negativos, sendo de grande contribuição para todos os envolvidos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ANTUNES,
C. Jogos e dinâmicas para o ensino da
Geografia In: ANTUNES, C. Geografia
e Didática. Petrópolis: Vozes,2010
RONCA, A.
C. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas Pedagógicas: domesticação ou
desafio a participação? Petrópolis:
Vozes, 1982.
STEFANELLO,
A. C. Didática e Avaliação da
Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: Ibpex, 2008.
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