Artigo publicado no I Simpósio de Geografia "Novos Rumos para os Estudos Geográficos" e IX Semana de Geografia. UENP, Cornélio Procópio, 2013.
JOGO DO DOMINÓ
GEOGRÁFICO DA REGIÃO SUL: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO 7º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL VIA PROJETO PIBID *
Joice
Maria Barros**
Breno da
C. Neto**
Jully
Gabriela Retzlaf de Oliveira
RESUMO:
O objetivo do presente artigo é revelar como o jogo de dominó pode ser aplicados nas
aulas de geografia no 7º ano do Ensino Fundamental, pois o mesmo contribuiu de
forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem despertando o desejo de
conhecer mais sobre a região sul, aguçando os alunos para aprender e fazer
geografia de forma lúdica quebrando práticas tradicionais para o aprendizado. Para
realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas,
observações nas aulas de geografia, escolha do conteúdo, construção teórica e
pratica do jogo de dominó da região sul, aplicação da aula piloto e depois a
aplicação do jogo de dominó em sala de aula. Conclui-se que o dominó geográfico
da região sul torna-se uma excelente opção, pois permiti a realização de
variados objetivos didáticos, mas também promove a socialização e interação
entre aluno e aluno e entre aluno e professor.
Palavras- chave: Recurso didático; lúdico, formação docente.
INTRODUÇÃO
O projeto PIBID Geografia UENP, está vinculado ao Departamento de
Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Campus de Cornélio
Procópio e tem por objetivo central incentivar a iniciação à docência e
promover a formação continuada, contemplando em suas atividades a maior
experiência com a docência. O projeto possui onze bolsistas de iniciação à
docência, duas professoras supervisoras e dois colégios participantes: Colégio
Estadual Monteiro Lobato e Colégio Estadual André Seugling, ambos localizados
no município de Cornélio Procópio – PR.
Como
afirma Garrido (2000), é preciso mudar as praticas pedagógicas conforme a
realidade escolar e seus desafios, construir diferentes alternativas para cada
realidade, mas o professor sozinho não consegue manter essa inovação. Desta
forma buscou-se através do projeto PIBID Geografia UENP construir práticas de
ensino que vão de encontro á realidade das escolas do projeto, visando melhorar
a participação e aprendizagem dos alunos e enriquecer as aulas de Geografia.
Para tanto, foi elaborado e aplicado o jogo do Dominó Geográfico da Região Sul
em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual André
Seugling.
O
objetivo deste artigo é apresentar o jogo do Dominó Geográfico da Região Sul,
bem como relatar a experiência pedagógica vivenciada com a utilização deste
instrumento de ensino, desde a aula-piloto, aplicação do jogo e resultados
obtidos em sala.
Para
realização deste trabalho foram necessárias pesquisas bibliográficas, observações
nas aulas de geografia, escolha do conteúdo, construção teórica e pratica do
jogo de dominó da região sul, aplicação da aula piloto e depois a aplicação do
jogo de dominó em sala de aula.
1 A
IMPORTÂNCIA DO USO DOS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
No Brasil
até os anos 1960 aprender Geografia era saber descrever e memorizar conteúdos.
Atualmente não é assim, pois a Geografia é estudo das transformações do espaço
e as relações humanas. Atualmente há necessidade de contextualizar o viver dos
alunos com os fenômenos geográficos (ANTUNES, 2010).
Nesse
sentido, os métodos devem ser alterados para que o aluno possa construir seu
conhecimento. Também, criar condições para que aprenda um tema ou conteúdo.
Quando há ensino relacionado com o cotidiano do aluno, ocorre à aprendizagem
significativa o aluno se sente sujeito de seu conhecimento em sala de aula
(CASTELLAR, 2010). Desta forma, faz-se necessário que o professor pense
constantemente sua ação docente, elegendo o método de ensino e os recursos
didáticos adequados ao conteúdo e objetivos da aula, estabelecendo a relação
objetivo-conteúdo-método proposta por Libâneo (1994).
Há uma
diversidade de recursos que auxilia no processo de aprendizagem, como vídeo,
música, informática, giz e quadro-negro, textos, mapas e globo, fórum simulado,
grupos de trabalho, jornal falado e escrito, dramatização e também os jogos e
simulações (VIEIRA; SÁ, 2007). Dando destaque aos jogos Ronca e Escobar (1982)
relata que os jogos não são brinquedos ou apenas variação na estratégia, mas
ele deve fazer parte do planejamento da aula visando determinada aprendizagem e
exige elaborar procedimentos metodológicos para sua aplicação. Delimitando
regras e procedimentos que será seguido pelos jogadores conjuntamente.
Os jogos
devem estar dentro do planejamento de ensino e também ter o seu planejamento
próprio à parte, pois o jogo pode proporcionar o desenvolvimento de diversas
habilidades e competências que não é o objetivo da aula. Então, todo jogo é
capaz de alcançar variados objetivos não só relacionado ao conteúdo como
socialização e interação entre aluno e aluno e com o professor.
Segundo
Freitas e Salvi (2009) nem todos os jogos podem ser adaptados ao ensino como
material pedagógico. Deve estimular habilidades operatórias, desenvolver
aptidão ou capacidade cognitiva para que compreenda e que o individuo
intervenha nos fenômenos sociais e culturais que ele construa suas conexões de aprendizagem.
Portanto o jogo deve está presente numa proposta pedagógica com objetivos e
resultados específicos.
Acrescenta
Castellar (2010) que além do jogo estar presente no planejamento da aula, deve
ser aplicadas aulas sobre o conteúdo significativamente antes do jogo. Servindo
tanto para ir além do conteúdo ou para iniciar o conceito. A autora coloca que os
jogos auxiliam o aluno, a saber, pensar sobre seu cotidiano. Através de
situações de desafios, organizando-se e raciocinando sobre o conteúdo que aprendeu
ou ira aprender.
Somando a
isso, Vieira e Sá (2007) argumentam que o jogo desenvolve a concentração,
coordenação motora e a socialização. O aluno pode se colocar no lugar do outro
e enxergar o outro no jogo. Os alunos utilizam de pensamento lógico, usam
inteligência, melhoram suas habilidades, possui domínio de espaço, como ponto
crucial o aluno passa a ser sujeito ativo, agora é ele o centro das atenções.
No
entanto, quando se trabalha em grupo cabe ao professor ser mediador do jogo,
pois há alunos que não se adaptam com a socialização por medo da opinião dos
colegas na tomadas de decisão ou por ser acanhado e tímido tem medo de dar sua
opinião. O professor deve espera isso e
preparar os alunos antes para isso, para não causar frustações entre os alunos,
mas o objetivo é obter atitudes e valores sociais (RONCA e ESCOBAR, 1982).
Assim,
pode-se afirmar que os jogos além de fazer parte do planejamento de ensino,
tende a atender objetivo pedagógico e acrescentar no processo de aprendizagem,
além disso, permite melhorar a vivencia do aluno nas tomadas de decisões
voltadas para suas atitudes, que deve ter foco em formar cidadão e respeitar o
próximo (CASTELLAR, 2010).
2 O Jogo Dominó Geográfico Da Região Sul
O Dominó
Geográfico da Região Sul foi elaborado em dupla sob supervisão da professora
regente e da coordenação de área do PIBID. O jogo foi confeccionado para uma
turma de 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, tendo como conteúdo a
região sul. As informações contidas nas
peças foram retiradas do livro do 7º ano de Geografia do projeto Araribá.
Antes da
aplicação do jogo foram feitas observações e aulas-piloto na turma do 7º ano.
As aulas foram ministradas pela dupla de bolsistas do PIBID, abrangendo os
aspectos físicos, culturais e econômicos da região sul do Brasil. A aula foi
expositiva e dialogada, com uso do mapa político do Brasil e imagens da região
estudada (passadas na TV- Pendrive).
O jogo
Dominó Geográfico da Região Sul tem por objetivo revisar e fixar o conteúdo
trabalhado na aula-piloto sobre a região Sul; propiciar aos alunos um aprendizado
lúdico e diferenciado da realidade cotidiana; motivar e despertar no aluno o
interesse em conhecer sua região de vivência.
Materiais necessários para confecção do
dominó: 23 peças de madeira MDF, com formato retangular medindo 6 cm por
12 cm; papel adesivo para impressão do jogo; papel contact transparente para
colocar em cima da impressão e conservar por mais tempo a peça.
Metodologia para confecção do jogo: No
computador, por meio do programa Power Point (figuras 01, 02 03, 04, 05 e 06),
foi desenhado o retângulo da peça do dominó (com as medidas acima descritas)
com uma divisão no meio. De um lado da peça foi colocado uma imagem e do outro um
texto (descrição de uma imagem que parece no jogo, não pode contar na pela a
imagem e sua própria descrição), cuidando para que todas as peças tivessem
texto e imagem da região Sul e que tivessem sido trabalhadas durante a aula-piloto.
Depois da
elaboração do jogo no computador foi feito um protótipo para ser testado antes
da aplicação em sala, para se certificar que o jogo não tranca e que é possível
fazer o encaixe das peças, mantendo uma sequência de imagem e texto.
Como jogar o dominó com os alunos: dividir
a turma em três a quatro componentes. Cada grupo deve ter um domino completo
com as 23 peças. Com as peças viradas
sob uma superfície, cada integrante do grupo escolhe 5 a 7 peças. As demais são
deixadas de lado para serem “compradas” por um jogador que não tem a peça
relacionada á dica ou imagem já laçada. O jogo pode ser iniciado com qualquer
integrante do grupo, sendo respeitada uma sequência onde um de cada vez tem a
chance de jogar sua peça, em sentido horário, o próximo jogador deve colocar na
superfície a peça que contenha a respectiva imagem ou dica/ pergunta que
corresponde a peça que está em jogo. Caso o jogador não possua a peça adequada,
é necessário que compre outra, se não conseguir, o jogador deve passar sua vez
para o próximo. As peças devem ser colocadas sucessivamente como em um dominó,
ganha o jogo o aluno que ficar sem peças primeiro.
3 A aplicação do Jogo Dominó Geográfico da Região Sul
Primeiramente
foram aplicadas duas aulas-piloto sobre os aspectos físicos, culturais e
humanos da região sul do Brasil, apresentando imagens na TV pendrive e mantendo
uma exposição dialogada com os alunos. Também foi utilizado o mapa político do
Brasil, onde os alunos puderam observar a espacialização dos fenômenos discutidos
em sala de aula.
Na aula
seguinte à expositiva, foi aplicado o jogo de dominó geográfico região sul. Por
escolha dos alunos eles se juntaram em três grupos no qual dois de meninos e um
de meninas, com 5 a 6 alunos cada um. A reação dos alunos primeiramente foi de
espanto, a inovação causou um sentimento de estranheza, pois não estavam
acostumados a jogar em sala de aula em sim na aula de educação física. Mas como
o jogo é descontraído e divertido, os alunos se entusiasmaram aos poucos.
Com as
regras do jogo bem explicadas, eles não tiveram dificuldades em entender e
segui-las, porque já as conheciam. No início houve uma dificuldade em associar
a imagem com a dica, porque eles tinham que ler e observar as imagens (exercício
que não foi bem recebido pelos alunos), muitos ficavam perguntando aos
bolsistas e professores se a dica se encaixa na imagem sem mesmo ter observado
as peças. Os alunos mostram preguiça em fazer a leitura, uma vez que grande
parte do tempo são passivos em sala de aula e pouco participam, por isso a
“estranheza”. Porém na segunda e
terceira rodadas os discentes estavam mais adaptados a lógica do jogo e mais
entusiasmos para jogar e compreender o assunto.
Desde a
construção até a aplicação em sala de aula foi um processo positivo e inovador
para bolsistas do PIBID e futuros professores, pois pôde se conhecer na teoria
e na pratica uma nova metodologia para ser trabalhado em sala de aula. De forma
que o jogo é um instrumento de ensino que acrescenta positivamente na formação docente.
Mas cabe
ao professor elaborar um objetivo e uma estratégia para a aula e o jogo
proposto, para que o aluno não veja a aula e a aplicação do jogo apenas um
momento de diversão e descontração e sim uma aula que possui uma finalidade que
é fazer com que o aluno possa compreender o conteúdo de forma diferenciada. Mostrando
que dar aula é um processo de interação entre aluno e professor, por isso
utilizar o lúdico para construir o conhecimento com o aluno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para um
ensino de Geografia mais eficiente o professor precisa contextualizar o viver dos alunos com os
fenômenos geográficos estudados e despertar neles o interesse pelo tema. Desta
forma, o dominó geográfico da região sul torna-se uma excelente opção, pois permiti
a realização de variados objetivos didáticos, mas também promove a socialização
e interação entre aluno e aluno e entre aluno e professor.
O jogo
aplicado pelo projeto PIBID Geografia UENP proporcionou à professora regente inovação
e mudança na metodologia utilizada em sala de aula e aos alunos bolsistas de
iniciação à docência, agregou conhecimento e melhorou a formação inicial
destes, mostrando a concretização da teoria em atividade práticas no ambiente
escolar.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
ANTUNES, C. Geografia e
Didática. Petrópolis:
Vozes, 2010.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de
Geografia. São Paulo: Cengage, 2010.
LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez,
1994.
FREITAS, E. S. de; SALVI, R. F. In: PINESE, J. P. et al. Prospecções em geografia e meio ambiente. Londrina: Edições
Humanidades, 2009.
RONCA, A. C. C.; ESCOBAR, V. F. Técnicas pedagógicas: domesticação ou
desafio a participação? Petrópolis:
Vozes. 2ª ed. 1982.
VIEIRA, C. E.; SÁ, M. G. de Recursos Didáticos:
do quadro-negro ao projetor, o que muda? In. PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio
Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p.101-116.
*
Texto elaborado a partir do PIBID-
Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência no Curso de Licenciatura
em Geografia, sob orientação professora Dda. Jully G. R. de Oliveira.
** Graduandos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade
Estadual do Norte do Paraná- UENP de Cornélio Procópio. Bolsistas do PIBID-
Programa Institucional de Bolsa a Iniciação a Docência.
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