terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

DESENHO: UMA FORMA DE APRENDIZADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Trabalho publicano nos anais da IV Jornada de Ensino de Geografia: Um Debate sobre Cartografia Escolar. UENP - Cornélio Procópio.

DESENHO: UMA FORMA DE APRENDIZADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Bueno, Uelisson Leandro [1]
Simionato, Isabely [2]
Venancio, John Willian [3]
OLIVEIRA, Jully G. Retzlaf [4]


Palavras-chave: Ensino de Geografia, Desenho, Alfabetização Cartográfica.
Introdução
O presente trabalho vem debater sobre a importância dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Através dos variados recursos os alunos podem se tornar mais críticos, reflexivos, comunicativos e as aulas mais prazerosas. Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo recurso didático, desde que utilizado de forma adequada e correta.
O ensino de Geografia tem como objetivo ensinar os alunos a construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de: conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem; identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais; conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar (BRASIL, 1998).
Segundo Vesentini (1995, apud CAVALCANTI, 1995, p. 15-16) o ensino de geografia no século XXI deve:
ensinar – ou melhor, deixar o aluno descobrir o mundo em que vivemos, com especial atenção para a globalização e as escalas local e nacional, deve enfocar criticamente a questão ambiental e as relações sociedade/natureza (...), deve realizar constantemente estudos do meio (...) e devem levar os educando a interpretar textos, fotos, mapas, paisagens”.
 Neste contexto o professor deve priorizar práticas de ensino que possibilite ao aluno explorar o mundo em sua volta e compreender a complexa organização espacial. Desse modo torna-se necessário utilizar diversas linguagens em suas aulas, bem como diversificar suas práticas de ensino, fazendo uso de variados instrumentos.
Santos (2001) apresenta que trabalhar com desenhos é trabalhar com novas formas de compreender, ilustrar sua visão e raciocínio sobre seu conhecimento do conteúdo. O mesmo também destaca que quando o aluno desenha, ele expressa uma visão e um raciocínio, e que isto muitas vezes é deixado de lado pelo processo educacional. Para o autor esta linguagem visual única e diferente da escrita, guarda elementos e características cognitivas únicas na produção do conhecimento geográfico.
O desenho revela muito mais que apenas uma ilustração e sim uma forma de expressar que o aluno aprende durante a aula. É o conhecimento adquirido durante a vida e seu cotidiano.
Quando o aluno faz um desenho ele tem que se libertar do aspecto sensorial da linguagem e transcrever em imagens.  Utilizando seu conhecimento sobre o assunto, sua memória e imaginação para fazer o desenho. Assim, montando um contexto de imagens ligando um ao outro formando um só elemento. (SANTOS, 2006). Para a autora esses elementos são únicos de cada aluno. Do seu meio, sua cultura, sua imaginação.
No ensino de Geografia o desenho, e outras representações gráficas como cartas mentais, croquis, maquetes, plantas e mapas, devem ser englobados entre os textos gráficos, plásticos e cartográficos. E estas representações diferenciam-se dos demais textos alfabéticos pela dominância da figura, ou seja, de uma forma espacial (PONTUSCHKA, 2007).
Objetivo do trabalho é discutir sobre o uso desenho no ensino de Geografia e em específico propor uma atividade com o uso do mesmo, para ser aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental para explicar o conteúdo de orientação e contribuir para o processo de alfabetização cartográfica.
O desenho como recurso didático pode propiciar uma aula mais criativa, dinâmica e assim garantir a participação mais ativa dos alunos, possibilitando uma aprendizagem mais significativa do conteúdo.

Proposta Didática Para Uso Do Desenho Nas Aulas De Geografia

Objetivo Geral: Ensinar os alunos a orientar-se e localizar-se no espaço geográfico. Dar início a alfabetização cartográfica.
Conteúdo: orientação.
Série: 6° ano
Material necessário: Lápis colorido; Lápis; Papel A4; Borracha; Régua; Bússola.
Procedimento Metodológico: Primeira etapa: o professor deve primeiro apresentar ao aluno o conteúdo “Aprendendo a orientar-se” e “Como orientar-se”, onde apresentará aos alunos as diferentes maneiras que eles podem se localizar no espaço; como a orientação pelo Sol, pela Rosa-dos-Ventos, pela Lua, pela Bússola.
Segunda Etapa: realizar uma visita com os alunos ao redor da escola e identificar onde o sol nasce se for durante a manhã ou onde ele se põe se for no final da tarde, afim de identificar local de nascer e por do solo.
Terceira Etapa: os alunos deverão fazer um desenho do quarteirão da escola indicando o norte, sul, leste e oeste com base nas observações feitas durante a visita.
Terceira etapa: retorno dos alunos ao local visitado - o quarteirão da escola, estes devem levar o desenho que fizeram e o professor com o uso de uma bússola irá orientá-los sobre as localizações, assim os alunos poderão identificar em seu desenho se conseguiram localizar corretamente os pontos cardeais.
Quarta Etapa: Após a segunda visita, os alunos deverão complementar o seu desenho colocando os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais e refletirem a localização de sua residência em relação à escola, respondendo o seguinte questionamento: Onde está situada sua casa em relação à escola? (exemplo: ao norte da escola....).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como este trabalho percebe-se que o desenho auxilia o aluno na compreensão e assimilação do conteúdo. Usando o desenho como recurso didático o professor estimula a criatividade do aluno e inclusive aumenta sua interação com a classe. O desenho é um recurso que traz consigo grande quantidade de informações que podem ser exploradas pelo professor, além de ser um recurso muito simples de ser trabalhado.
     Hoje o professor de Geografia tem necessidade de usar sempre novas e diversas alternativas, metodologias e recursos em sala de aula que busquem tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas e criativas para garantir o interesse dos alunos, permitindo assim o melhor aprendizado de todos inclusive do próprio professor.

Referências bibliográficas

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental de Geografia. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAVALCANTI, S. L. Geografia Escola e Construção de Conhecimentos. Vol – 9. Ano – 2006.

PONTUSCHKA, N. N; (Org.) Para Ensinar e Aprender Geografia.  São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, C. Uso dos Desenhos no Ensino Fundamental, Imagens e Conceitos In: PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.


SANTOS, C. A Linguagem Visual no Ensino de Geografia: O Uso do Desenho. Periódico, DGE UEM, 2001. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14156/7504> Acesso em: 05/09/12.



[1] Discente do 4º Ano do Curso de Geografia da UENP-CP
[2] Discente do 4º Ano do Curso de Geografia da UENP-CP
[3] Discente do 4º Ano do Curso de Geografia da UENP-CP
[4] Docente do Curso de Geografia da UENP-CP

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