Palavras-chave:
Ensino
de Geografia, Desenho, Alfabetização
Cartográfica.
Introdução
O
presente trabalho vem debater sobre a importância dos recursos didáticos no
processo de ensino-aprendizagem de Geografia. Através dos variados recursos os
alunos podem se tornar mais críticos, reflexivos, comunicativos e as aulas mais
prazerosas. Dessa forma, podemos ver que tudo o que se encontra no ambiente
onde ocorre o processo ensino-aprendizagem pode se transformar em um ótimo
recurso didático, desde que utilizado de forma adequada e correta.
O ensino de Geografia tem como objetivo ensinar os alunos a construir
um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes
relacionados à Geografia, que lhes permita ser capazes de: conhecer o mundo
atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão, de como as paisagens, os
lugares e os territórios se constroem; identificar e avaliar as ações dos
homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de
modo que construa referenciais que possibilitem uma participação propositiva e
reativa nas questões socioambientais locais; conhecer o funcionamento da
natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das
sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar (BRASIL, 1998).
Segundo Vesentini (1995, apud CAVALCANTI, 1995, p. 15-16) o ensino
de geografia no século XXI deve:
“ensinar – ou melhor, deixar o aluno descobrir o mundo em que
vivemos, com especial atenção para a globalização e as escalas local e
nacional, deve enfocar criticamente a questão ambiental e as relações
sociedade/natureza (...), deve realizar constantemente estudos do meio (...) e
devem levar os educando a interpretar textos, fotos, mapas, paisagens”.
Neste contexto o professor deve priorizar práticas de ensino que
possibilite ao aluno explorar o mundo em sua volta e compreender a complexa
organização espacial. Desse modo torna-se necessário utilizar diversas
linguagens em suas aulas, bem como diversificar suas práticas de ensino,
fazendo uso de variados instrumentos.
Santos (2001) apresenta que trabalhar com desenhos é trabalhar com
novas formas de compreender, ilustrar sua visão e raciocínio sobre seu
conhecimento do conteúdo. O mesmo também destaca que quando o aluno desenha,
ele expressa uma visão e um raciocínio, e que isto muitas vezes é deixado de
lado pelo processo educacional. Para o autor esta linguagem visual única e diferente
da escrita, guarda elementos e características cognitivas únicas na produção do
conhecimento geográfico.
O desenho revela muito mais que apenas uma ilustração e sim uma
forma de expressar que o aluno aprende durante a aula. É o conhecimento
adquirido durante a vida e seu cotidiano.
Quando o aluno faz um desenho ele tem que se libertar do aspecto
sensorial da linguagem e transcrever em imagens. Utilizando seu conhecimento
sobre o assunto, sua memória e imaginação para fazer o desenho. Assim, montando
um contexto de imagens ligando um ao outro formando um só elemento. (SANTOS, 2006). Para a autora esses elementos são únicos de cada aluno. Do seu meio, sua cultura,
sua imaginação.
No ensino de Geografia o desenho, e outras representações gráficas
como cartas mentais, croquis, maquetes, plantas e mapas, devem ser englobados
entre os textos gráficos, plásticos e cartográficos. E estas representações
diferenciam-se dos demais textos alfabéticos pela dominância da figura, ou
seja, de uma forma espacial (PONTUSCHKA, 2007).
Objetivo do trabalho é discutir sobre o uso desenho no ensino de
Geografia e em específico propor uma atividade com o uso do mesmo, para ser
aplicada no 6º ano do Ensino Fundamental para explicar o conteúdo de orientação
e contribuir para o processo de alfabetização cartográfica.
O desenho como recurso didático pode propiciar uma aula mais
criativa, dinâmica e assim garantir a participação mais ativa dos alunos,
possibilitando uma aprendizagem mais significativa do conteúdo.
Proposta Didática Para Uso Do Desenho Nas
Aulas De Geografia
Objetivo
Geral: Ensinar os alunos a orientar-se e localizar-se no espaço
geográfico. Dar início a alfabetização cartográfica.
Conteúdo: orientação.
Série: 6° ano
Material
necessário: Lápis colorido; Lápis; Papel A4; Borracha; Régua; Bússola.
Procedimento Metodológico: Primeira etapa: o professor deve primeiro apresentar ao aluno o conteúdo
“Aprendendo a orientar-se” e “Como orientar-se”, onde apresentará aos alunos as
diferentes maneiras que eles podem se localizar no espaço; como a orientação
pelo Sol, pela Rosa-dos-Ventos, pela Lua, pela Bússola.
Segunda Etapa: realizar uma visita com os alunos ao redor da
escola e identificar onde o sol nasce se for durante a manhã ou onde ele se põe
se for no final da tarde, afim de identificar local de nascer e por do solo.
Terceira Etapa: os alunos deverão fazer um desenho do quarteirão
da escola indicando o norte, sul, leste e oeste com base nas observações feitas
durante a visita.
Terceira etapa: retorno dos alunos ao local visitado - o quarteirão da escola,
estes devem levar o desenho que fizeram e o professor com o uso de uma bússola irá
orientá-los sobre as localizações, assim os alunos poderão identificar em seu desenho
se conseguiram localizar corretamente os pontos cardeais.
Quarta Etapa: Após a segunda visita, os alunos deverão complementar
o seu desenho colocando os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais e
refletirem a localização de sua residência em relação à escola, respondendo o
seguinte questionamento: Onde está situada sua casa em relação à escola?
(exemplo: ao norte da escola....).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como este trabalho percebe-se que o desenho auxilia o aluno na
compreensão e assimilação do conteúdo. Usando o desenho como recurso didático o
professor estimula a criatividade do aluno e inclusive aumenta sua interação
com a classe. O desenho é um recurso que traz consigo grande quantidade de
informações que podem ser exploradas pelo professor, além de ser um recurso
muito simples de ser trabalhado.
Hoje o professor de
Geografia tem necessidade de usar sempre novas e diversas alternativas,
metodologias e recursos em sala de aula que busquem tornar as aulas de
Geografia mais dinâmicas e criativas para garantir o interesse dos alunos,
permitindo assim o melhor aprendizado de todos inclusive do próprio professor.
Referências bibliográficas
BRASIL, Parâmetros
Curriculares Nacionais 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental de Geografia. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI,
S. L. Geografia Escola e Construção de Conhecimentos.
Vol – 9. Ano – 2006.
PONTUSCHKA,
N. N; (Org.) Para Ensinar e Aprender
Geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS,
C. Uso dos Desenhos no Ensino Fundamental, Imagens e Conceitos In: PONTUSCHKA,
N. N; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia
em Perspectiva: ensino e
pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
SANTOS,
C. A Linguagem Visual no Ensino de
Geografia: O Uso do Desenho. Periódico, DGE UEM, 2001. Disponível em: <
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/14156/7504>
Acesso em: 05/09/12.
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