METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO
DE GEOGRAFIA
GABRIEL, Maria Cristina
RIBEIRO, Greici Kelly
ROSSIERI, Edson Santo Jr
OLIVEIRA, Jully G. R. de
Palavras – chave: Metodologia, História em Quadrinhos, Geografia
INTRODUÇÃO
As histórias
em quadrinho – HQ se constituem em um excelente instrumento de comunicação
eficaz desde os tempos remotos até a atualidade. Revelam manifestações típicas
da evolução das linguagens, aliando ilusões de movimento e também adicionando
novas possibilidades de leituras (COSTA, TONINI, 2010)
No contexto da
Geografia a imagem é fundamental para a representação e comunicação, e sua
inclusão deve aumentar a motivação dos estudantes, aguçando a curiosidade e o
senso crítico.
Existem
pesquisas acerca do tema HQ na Geografia, que abordam três pontos, sendo elas a
questão cultural, a questão ideológico-econômica e a questão pedagógica (COSTA,
TONINI, 2010)
O uso das HQ’s
está salientada como uma forma de leitura, passando e somando a um conjunto crescente
de propostas alternativas de prática de ensino em geografia.
Portanto,
sabe-se que hoje devemos despertar o interesse do aluno, e a HQ é uma
ferramenta que possibilita isso. O estímulo visual faz com que as referências
mudem, que transformem a atividade escolar mais interessante.
Este trabalho
tem como objetivo discutir o uso das histórias em quadrinhos – HQ no ensino de
Geografia, apresentando uma proposta didática ao uso dos quadrinhos de Maurício
de Souza, além de apresentar como pode ser feita a produção das HQ’s em sala de
aula, no intuito de oferecer subsídios necessários ao processo de
ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos. Todo processo de produção deste
foi embasado em teorias, discorridas através de referenciais bibliográficos.
DESENVOLVIMENTO
Para a
Geografia, a linguagem das HQ é uma forma de leitura própria, que se constitui
através de textos e imagens, portanto, acredita-se que o uso desse veículo de
expressão auxilia na construção da leitura geográfica, propiciando uma inserção
mais ativa no espaço vivido (DEFFUNE, 2010)
Utilizar a HQ em sala de aula é uma proposta
de prática de ensino em geografia, servindo de alternativas para a disciplina
que visa muitos conteúdos, e estes muitas vezes teóricos, que dificultam a
compreensão do conteúdo.
Portanto,
necessita-se de uma metodologia que represente a realidade. A HQ pode ser
relatada como expressão da realidade, sendo este um instrumento legítimo de
leitura do espaço geográfico, e também do seu uso como recurso pedagógico que
busca a participação ativa dos estudantes em sala de aula.
Como a
Geografia está associada a imagens, cabe ao professor salientar um sentido de
transmitir informações sobre os espaços desvendados, e também as formas de
comunicação e representação do espaço físico.
Dialogando com
a Geografia, as HQ’s podem ser apresentadas diante de um grande e vasto
conteúdo que é inerente a ela. O campo de estudo da Geografia baseia-se na
percepção e representação espacial das pessoas, considerando que nesse arsenal
de instrumentos cabem também as expressões visuais, artística ou literárias,
construídas pelos seres humanos através da sua vivência no espaço, se
constituindo em mapa mental (VERGUEIRO, 2004)
No intuito de
superação do ensino de geografia baseado somente no esquema Terra e Homem,
Vesentini (1986) diz que os melhores pedagogos são aqueles conscientes de como
a imaginação constitui uma excelente ajuda para o raciocínio científico. Dessa
forma, coloca a atividade com as HQ’s como fundamental exercício criativo em
sala de aula, que tanto será requisitado para os habitantes de um mundo em
constante transformação.
A seguir será
apresentadas duas propostas didáticas de utilização da HQ em sala de aula, uma
partindo do aluno e outro utilizando uma HQ já elaborada.
Como então
propor a utilização das HQ’s na sala de aula? Primeiramente cabe ao professor
propor aos alunos a elaboração de alguma história escrita, conforme uma
narração de eventos, e através deles ganhar forma desenhada. Dessa forma se
desenvolve um exercício de observação. O professor poderá questionar ao aluno
um roteiro para sua narração, como: como estão dispostas as coisas na escola,
onde fica o banheiro do lado esquerdo ou lado direito do corredor, se os alunos
forem observados do alto do prédio, como deverão ser representados?
Depois dessa
prática inicial, cabe o desenvolvimento da segunda parte, é o momento de pedir
aos alunos que desenvolvam uma História em Quadrinhos sobre algum assunto
relacionado ao estudo geográfico, a partir da observação do cotidiano dos
mesmos, podendo utilizar temas como poluição, problemas urbanos, etc.
Quando esta
estiver pronta é necessário que se faça uma exposição dos mesmos e que comecem
a confrontar as visões, as escolhas que fizeram, sempre com o foco nas questões
geográficas inseridas no trabalho realizado em aula.
Podem ser utilizados
vários recursos para as produções das HQ’s, como maquinas digitais, softwares
de edição gráfica, mais também pode ser um trabalho feito sem o uso das
tecnologias ou mesmo desenho por si só no papel.
Também temos a
necessidade de entender que os quadrinhos têm uma linguagem própria, que
utiliza mecanismos autônomos na representação de elementos narrativos. Há uma
grande relação com a literatura, assim também com o cinema, teatro e demais
linguagens.
Além desta
produção, podemos levar em sala de aula a história em quadrinhos já elaborada,
aqui no caso propomos a história em quadrinhos de Maurício de Souza,
que sempre colabora para as produções em sala de aula, pois sempre trás um tema
pertinente a ser estudado.
Aqui vamos
estudar a temática indígena, que vem adquirindo expressividade na cena
contemporânea, conforme decorrência de vários fatores, destacando em muitas
produções, como em programas de TV, em filmes, documentários, exposições
fotográficas, e aqui, especificamente, nas histórias em quadrinhos.
Primeiro
apresentamos aos alunos as histórias em quadrinhos de Maurício de Souza,
especificamente sobre o indiozinho Papa Capim. Depois faremos os seguintes
questionamentos:
a)
Você conhece este tipo de texto?
b)
Você já viu ou encontrou esse tipo de texto?
c)
Você sabe como se chama o autor desse tipo de texto?
Em seguida seguiremos
com a leitura da história em quadrinhos, dividindo a sala de aula em dois
grupos, solicitando que cada um deles seja o responsável pela leitura do balão
de um personagem. Vamos questionar os alunos quanto ao nome do personagem
principal, se eles conseguem perceber em que ambiente se passa a história. Peça
para que faça o registro no caderno.
Na história em
quadrinhos em questão é possível que seja observado que o personagem demonstra
sentimentos. Perguntaremos aos alunos qual sentimento ele transmite e como isso
pode ser observado.
Depois que os
alunos disserem quais os sentimentos, vamos informá-los de que a decepção e a
tristeza do personagem parte do principio de que os índios vivem em equilíbrio
com a natureza, a destruição que aparece é exagerada, como na realidade, é que
o homem “branco” utiliza o “progresso” como desculpa para atos exagerados, e
então aqui começamos a discorrer sobre a conscientização ecológica.
Continuando,
iremos propor que os alunos escrevam os significados indígenas de palavras
encontradas na tirinha, e podemos também pedir para que seja representada com
desenhos.
Com essa
história em quadrinhos e muitas outras do Papa Capim, do Chico Bento, é
possível trabalhar o contexto da geografia, principalmente no que diz respeito
a preservação do ambiente, a cultura de alimentos, etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Optar pelo uso
de histórias em quadrinhos partiu da necessidade de promover a participação
ativa do aluno e motivá-lo para leitura geográfica crítica e reflexiva de
várias linguagens.
Observou-se
que com as Histórias em Quadrinhos é possível desenvolver os conteúdos
geográficos satisfatoriamente em qualquer nível e modalidade de ensino.
REFERÊNCIAS
COSTA, Rafael Martins. TONINI, Ivaine Maria. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO CONSTRUÇÃO DA LEITURA GEOGRÁFICA. Anais
XVI Encontro Nacional dos Geógrafos, Porto Alegre 2010.
DEFFUNE, Glaucia. Relato de
uma experiência de história em quadrinhos no ensino de geografia. Universidade
Estadual de Maringá. Departamento de Geografia. 2010.
VERGUEIRO, Valdomiro. Como
usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
VESENTINI, José William. Apresentação: Geografia e liberdade.
Seleção de Textos. São Paulo, 1986.
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