segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Trabalho publicano nos anais da IV Jornada de Ensino de Geografia: Um Debate sobre Cartografia Escolar. UENP - Cornélio Procópio.
METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO HISTÓRIA EM QUADRINHO NO ENSINO DE GEOGRAFIA 
GABRIEL, Maria Cristina
RIBEIRO, Greici Kelly
ROSSIERI, Edson Santo Jr
OLIVEIRA, Jully G. R. de
 Palavras – chave: Metodologia, História em Quadrinhos, Geografia

INTRODUÇÃO

As histórias em quadrinho – HQ se constituem em um excelente instrumento de comunicação eficaz desde os tempos remotos até a atualidade. Revelam manifestações típicas da evolução das linguagens, aliando ilusões de movimento e também adicionando novas possibilidades de leituras (COSTA, TONINI, 2010)
No contexto da Geografia a imagem é fundamental para a representação e comunicação, e sua inclusão deve aumentar a motivação dos estudantes, aguçando a curiosidade e o senso crítico.
Existem pesquisas acerca do tema HQ na Geografia, que abordam três pontos, sendo elas a questão cultural, a questão ideológico-econômica e a questão pedagógica (COSTA, TONINI, 2010)
O uso das HQ’s está salientada como uma forma de leitura, passando e somando a um conjunto crescente de propostas alternativas de prática de ensino em geografia.
Portanto, sabe-se que hoje devemos despertar o interesse do aluno, e a HQ é uma ferramenta que possibilita isso. O estímulo visual faz com que as referências mudem, que transformem a atividade escolar mais interessante.
Este trabalho tem como objetivo discutir o uso das histórias em quadrinhos – HQ no ensino de Geografia, apresentando uma proposta didática ao uso dos quadrinhos de Maurício de Souza, além de apresentar como pode ser feita a produção das HQ’s em sala de aula, no intuito de oferecer subsídios necessários ao processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos. Todo processo de produção deste foi embasado em teorias, discorridas através de referenciais bibliográficos.


DESENVOLVIMENTO

Para a Geografia, a linguagem das HQ é uma forma de leitura própria, que se constitui através de textos e imagens, portanto, acredita-se que o uso desse veículo de expressão auxilia na construção da leitura geográfica, propiciando uma inserção mais ativa no espaço vivido (DEFFUNE, 2010)
 Utilizar a HQ em sala de aula é uma proposta de prática de ensino em geografia, servindo de alternativas para a disciplina que visa muitos conteúdos, e estes muitas vezes teóricos, que dificultam a compreensão do conteúdo.
Portanto, necessita-se de uma metodologia que represente a realidade. A HQ pode ser relatada como expressão da realidade, sendo este um instrumento legítimo de leitura do espaço geográfico, e também do seu uso como recurso pedagógico que busca a participação ativa dos estudantes em sala de aula.
Como a Geografia está associada a imagens, cabe ao professor salientar um sentido de transmitir informações sobre os espaços desvendados, e também as formas de comunicação e representação do espaço físico.
Dialogando com a Geografia, as HQ’s podem ser apresentadas diante de um grande e vasto conteúdo que é inerente a ela. O campo de estudo da Geografia baseia-se na percepção e representação espacial das pessoas, considerando que nesse arsenal de instrumentos cabem também as expressões visuais, artística ou literárias, construídas pelos seres humanos através da sua vivência no espaço, se constituindo em mapa mental (VERGUEIRO, 2004)
No intuito de superação do ensino de geografia baseado somente no esquema Terra e Homem, Vesentini (1986) diz que os melhores pedagogos são aqueles conscientes de como a imaginação constitui uma excelente ajuda para o raciocínio científico. Dessa forma, coloca a atividade com as HQ’s como fundamental exercício criativo em sala de aula, que tanto será requisitado para os habitantes de um mundo em constante transformação.
A seguir será apresentadas duas propostas didáticas de utilização da HQ em sala de aula, uma partindo do aluno e outro utilizando uma HQ já elaborada.
Como então propor a utilização das HQ’s na sala de aula? Primeiramente cabe ao professor propor aos alunos a elaboração de alguma história escrita, conforme uma narração de eventos, e através deles ganhar forma desenhada. Dessa forma se desenvolve um exercício de observação. O professor poderá questionar ao aluno um roteiro para sua narração, como: como estão dispostas as coisas na escola, onde fica o banheiro do lado esquerdo ou lado direito do corredor, se os alunos forem observados do alto do prédio, como deverão ser representados?
Depois dessa prática inicial, cabe o desenvolvimento da segunda parte, é o momento de pedir aos alunos que desenvolvam uma História em Quadrinhos sobre algum assunto relacionado ao estudo geográfico, a partir da observação do cotidiano dos mesmos, podendo utilizar temas como poluição, problemas urbanos, etc.
Quando esta estiver pronta é necessário que se faça uma exposição dos mesmos e que comecem a confrontar as visões, as escolhas que fizeram, sempre com o foco nas questões geográficas inseridas no trabalho realizado em aula.
Podem ser utilizados vários recursos para as produções das HQ’s, como maquinas digitais, softwares de edição gráfica, mais também pode ser um trabalho feito sem o uso das tecnologias ou mesmo desenho por si só no papel.
Também temos a necessidade de entender que os quadrinhos têm uma linguagem própria, que utiliza mecanismos autônomos na representação de elementos narrativos. Há uma grande relação com a literatura, assim também com o cinema, teatro e demais linguagens.
Além desta produção, podemos levar em sala de aula a história em quadrinhos já elaborada, aqui no caso propomos a história em quadrinhos de Maurício de Souza, que sempre colabora para as produções em sala de aula, pois sempre trás um tema pertinente a ser estudado. 
Aqui vamos estudar a temática indígena, que vem adquirindo expressividade na cena contemporânea, conforme decorrência de vários fatores, destacando em muitas produções, como em programas de TV, em filmes, documentários, exposições fotográficas, e aqui, especificamente, nas histórias em quadrinhos.
Primeiro apresentamos aos alunos as histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, especificamente sobre o indiozinho Papa Capim. Depois faremos os seguintes questionamentos:
a)    Você conhece este tipo de texto?
b)    Você já viu ou encontrou esse tipo de texto?
c)    Você sabe como se chama o autor desse tipo de texto?
Em seguida seguiremos com a leitura da história em quadrinhos, dividindo a sala de aula em dois grupos, solicitando que cada um deles seja o responsável pela leitura do balão de um personagem. Vamos questionar os alunos quanto ao nome do personagem principal, se eles conseguem perceber em que ambiente se passa a história. Peça para que faça o registro no caderno.
Na história em quadrinhos em questão é possível que seja observado que o personagem demonstra sentimentos. Perguntaremos aos alunos qual sentimento ele transmite e como isso pode ser observado.
Depois que os alunos disserem quais os sentimentos, vamos informá-los de que a decepção e a tristeza do personagem parte do principio de que os índios vivem em equilíbrio com a natureza, a destruição que aparece é exagerada, como na realidade, é que o homem “branco” utiliza o “progresso” como desculpa para atos exagerados, e então aqui começamos a discorrer sobre a conscientização ecológica.
Continuando, iremos propor que os alunos escrevam os significados indígenas de palavras encontradas na tirinha, e podemos também pedir para que seja representada com desenhos.
Com essa história em quadrinhos e muitas outras do Papa Capim, do Chico Bento, é possível trabalhar o contexto da geografia, principalmente no que diz respeito a preservação do ambiente, a cultura de alimentos, etc.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Optar pelo uso de histórias em quadrinhos partiu da necessidade de promover a participação ativa do aluno e motivá-lo para leitura geográfica crítica e reflexiva de várias linguagens.
Observou-se que com as Histórias em Quadrinhos é possível desenvolver os conteúdos geográficos satisfatoriamente em qualquer nível e modalidade de ensino.

REFERÊNCIAS

COSTA, Rafael Martins. TONINI, Ivaine Maria. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO CONSTRUÇÃO DA LEITURA GEOGRÁFICA. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos, Porto Alegre 2010.  


DEFFUNE, Glaucia. Relato de uma experiência de história em quadrinhos no ensino de geografia. Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Geografia. 2010.

VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

VESENTINI, José William. Apresentação: Geografia e liberdade. Seleção de Textos. São Paulo, 1986.


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