REVISTAS:
GRANDE ALIADO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO
DYBAS, Aline C. M.[1]
LUIZ, Rosenilda A.[2]
OLIVEIRA, Jully G. R. de[3]
Palavras
– chave: Meios de Transporte, Pirataria,
Hacker/Cracker.
INTRODUÇÃO
Este
trabalho tem por objetivo discutir a importância da revista como instrumento de
ensino de Geografia e apresentar uma proposta didática para utilização do mesmo
na sala de aula. Entende-se que a
revista é um grande auxiliar no exercício docente, pois ao levar esse
instrumento a aula, o professor torna significativo o aprendizado do aluno.
O
uso da revista como instrumento de ensino da Geografia só tem a acrescentar na
pratica docente, uma vez que trata-se de um material extremamente atualizado,
traz notícias, imagens e mapas de diversas partes do globo e ao mesmo tempo sua
linguagem é informal, o que o permite fazer uma ponte maior com a Geografia
presente no cotidiano dos alunos, instigando-os a fazer uma leitura mais
crítica e reflexiva das diversas linguagens presentes no seu dia-a-dia.
A
proposta surgiu por meio de pesquisas realizadas em diversas revistas impressas
e on-line e também em obras didáticas para o Ensino de Geografia que incentivam
professores a escolherem variados instrumentos de ensino.
Ao
utilizar a revista no ensino de geografia, ela não necessariamente precisa ser
voltada a geografia, porém é necessário que a matéria escolhidas tenha relação
com o conteúdo abordado em sala de aula. Existe uma gama de exemplares e
editoras com infinitas abordagens, tais como: National Geographic; Revista
Época; Revista Veja; Revista Exame; Revista Rural; Revista O Globo e a Revista
RBA.
Para
o Ensino de Geografia não há uma receita pronta de como deve fazer para
alcançar os objetivos dessa disciplina, porém há um grande arcabouço de
instrumentos que podem auxiliar o professor de Geografia em sua árdua tarefa de
oferecer aos alunos um conhecimento concreto e significativo. Um desses
instrumentos consiste em fazer uso da mídia impressa, como Jornal e Revistas.
Esse tipo de instrumento por possuir um
caráter atualizado e seguir políticas de cunho ideológico, precisa e deve ser
bem trabalhado, portanto exige que o professor fique atento aos acontecimentos
e tenha um olhar critico para selecionar o tema abordado, e como levar este
tema aos alunos. Posto que:
Os meios de
comunicação bombardeiam diariamente milhares de informações das mais variadas
áreas (política, cientifica, econômica, artística etc.) nessas informações
estão embutidas diversas ideologias e diversos pontos de vista, que dificultam
uma analise critica do mundo atual (CARVALHO; TSUKAMOTO 2008 p.20).
A
Revista assim como o Jornal são instrumentos importantíssimos para serem
utilizados na aprendizagem no Ensino de Geografia, pois apresenta um contexto
conexo com a vida real de cada um dos educandos. Para Kaercher (2010 p. 143)
“No intuito de mostrar a cotidianidade do espaço geográfico em nossa vida,
[...] que apontam para a possibilidade de a geografia provocar um dialogo
produtivo e rico entre diferentes assuntos, usando diferentes escalas de
analise”.
Revista
é uma “espécie de publicação periódica, literária, científica etc.” (RIOS, 2009
p.453), por ter caráter periódico, os assuntos podem ser abordados de forma
mais contextualizados o que permite uma flexibilidade ao professor de levar a
Geografia aos acontecimentos atuais ou passados. Tais assuntos não são
limitados, pois a mídia impressa trás uma diversidade de informações e temas
que podem e devem auxiliar os professores e alunos no ensino-aprendizagem, a
fim de levar a um rompimento com a passividade, posto que:
As práticas de ensino de Geografia devem
priorizar o uso de recursos didáticos que possibilitem aos alunos sair da
passividade, fazendo com que os mesmos participem ativamente do processo de
construção do conhecimento e ao mesmo tempo reflitam criticamente sobre o
conteúdo abordado (OLIVEIRA; LUZ 2010).
Os meios de
mídias impressas são ferramentas que auxiliam uma efetiva pratica docente que
pode acabar com a passividade dos alunos e colocá-los a disposição de uma
reflexão critica do mundo em que vive e convive.
Proposta
Didática para utilização da revista como instrumento de ensino na geografia
A
presente proposta destina-se ao 2º ano do Ensino Médio, para o tempo de 02
horas/aula. A matéria escolhida foi: Hackers: vilões ou heróis? Publicada na Revista Brasileira de
Administração, nº 04 de 2012 para ser trabalhada juntamente como o conteúdo de “Piratas
Modernos, Redes de Transportes Cibernéticos”.
Objetivos da Atividade: Conhecer os diversos meios de
transporte em redes de comunicação; utilizar a revista como importante recurso
didático e incentivar os alunos a comparar e refletir sobre os meios de
transportes cibernéticos.
Materiais: Quadro-negro, giz escolar, vídeos, TV
multimídia, revista e Xerox da revista.
Procedimentos metodológicos: a aula iniciará com um breve diálogo acerca das aulas anteriores sobre meios de transporte. Já relacionando ao novo tipo de rede, neste caso – redes de comunicação, no qual chamamos como Redes de Transportes cibernéticos. Focando em temas de como a informação acelerada tem transformado a visão do ser humano no mundo e como consequência a mudança de sua sociedade, de acordo com as formas de como se utiliza dessas redes de transportes. Respondendo algumas perguntas, como: para que, porque, quem, como as utiliza, e quais interferências tem acerca da pirataria, este último que será tema principal da aula, tendo como base a Revista Brasileira de Administração (04/2012), que traz em sua publicação uma reportagem sobre o tema “Hackers: vilões ou heróis?”.
Procedimentos metodológicos: a aula iniciará com um breve diálogo acerca das aulas anteriores sobre meios de transporte. Já relacionando ao novo tipo de rede, neste caso – redes de comunicação, no qual chamamos como Redes de Transportes cibernéticos. Focando em temas de como a informação acelerada tem transformado a visão do ser humano no mundo e como consequência a mudança de sua sociedade, de acordo com as formas de como se utiliza dessas redes de transportes. Respondendo algumas perguntas, como: para que, porque, quem, como as utiliza, e quais interferências tem acerca da pirataria, este último que será tema principal da aula, tendo como base a Revista Brasileira de Administração (04/2012), que traz em sua publicação uma reportagem sobre o tema “Hackers: vilões ou heróis?”.
Os
alunos receberão uma cópia da reportagem e em seguida deverão fazer a leitura
da mesma para posterior discussão em sala do assunto abordado na revista e sua
ligação com o conteúdo estudado em Geografia.
A publicação será de grande relevância durante a explanação, pois a utilizaremos como exemplificação do tema abordado. O conteúdo além de ser algo atual já fazendo parte do cotidiano dos alunos, menciona curiosidades bastante interessantes e relevantes ao público principalmente jovem que em sua maioria está diariamente ligado à rede cibernética. A revista vem como auxilio para a fixação do tema e reflexão da “era cibernética” que se vive na atualidade.
A publicação será de grande relevância durante a explanação, pois a utilizaremos como exemplificação do tema abordado. O conteúdo além de ser algo atual já fazendo parte do cotidiano dos alunos, menciona curiosidades bastante interessantes e relevantes ao público principalmente jovem que em sua maioria está diariamente ligado à rede cibernética. A revista vem como auxilio para a fixação do tema e reflexão da “era cibernética” que se vive na atualidade.
No
final da aula será solicitada uma atividade para que os alunos realizem uma
pesquisa, por meio de levantamentos de dados a cerca de sites oficiais do
Brasil que foram atacados pelos “Hackers”, informando datas, eventuais motivos
e também as consequências destes ataques para o site, para a população e para a
instituição.
Para tanto a proposta até aqui é levar algo diferenciado para a sala de aula. A apresentação dos vídeos será como complementos da aula e também servirá como fixação - este será apresentado no início da aula já mostrando as formas de pirataria moderna. Após a explanação com a reportagem publicada na revista deverá ser retomado as aulas anteriores, fazendo um paralelo do que foi visto durante o tema: redes de transporte, com o que é presenciado no dia-a-dia como foi visto nos vídeos com as reportagens, apresentado qual é mais nova a rede de transporte (esta de informação).
Para tanto a proposta até aqui é levar algo diferenciado para a sala de aula. A apresentação dos vídeos será como complementos da aula e também servirá como fixação - este será apresentado no início da aula já mostrando as formas de pirataria moderna. Após a explanação com a reportagem publicada na revista deverá ser retomado as aulas anteriores, fazendo um paralelo do que foi visto durante o tema: redes de transporte, com o que é presenciado no dia-a-dia como foi visto nos vídeos com as reportagens, apresentado qual é mais nova a rede de transporte (esta de informação).
Considerações
finais
Considera-se
que a revista é um importante aliado nas aulas de geografia de modo a
relacionar o dito pelos livros didáticos, (a maioria desatualizados), o senso
comum dos alunos em seu cotidiano e a realidade vivida pela sociedade que
muitas vezes a própria rede cibernética deixa a desejar.
Deve
ser constante a busca de novas fontes de informação, por meio dela significa
inovar, enriquecer conhecimentos; esse é o papel do professor inovador,
manter-se “antenado” as diversidades da sociedade e as redes de transporte. A revista aqui, seja elas impressas ou
on-line se tornam um recurso didático primordial para a explanação e
compreensão acerca das redes de transporte cibernético e consequentemente para
construção conhecimento geográfico.
ReferÊncias
bibliográficas
CARVALHO, F. A. de; TSUKAMOTO, R. Y. O
Jornal como Instrumento de Ensino e a Perspectiva dos professores de Geografia
das Escolas Estaduais de Londrina. In. GRATÃO, L. H. B.; CALVENTE, M. C.. H.;
ARCHELA, R. S. Múltiplas Geografias:
ensino-pesquisa-reflexão.
Vol. V, Londrina: Ed. Humanidades, 2008.
KAERCHER;
Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: praticas em Geografia
para além do livro. In: CASTRIGOVANI, Antonio Carlos et al (Org.) Ensino de geografia: práticas e
textualizações no cotidiano. Porto
Alegre. 9ª Ed. Mediações. 2010.
OLIVEIRA, J. G. R;
LUZ, C. E. O Ensino de Geografia Frente a Multiplicidade de Recursos dos Tradicionais
ás novas Tecnologias. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS “CRISE, PRÁXIS E
AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS ESPAÇO DE DIÁLOGOS E
PRÁTICAS”, 2010, Ponto Alegre- RS. Anais:
Porto Alegre-RS, 2010.
MENDES,
Tânia. Hachers: vilões ou heróis? RBA -
Revista
Brasileira de administração- administração sustentável- gestão capaz de suprir
as necessidades de uma sociedade, sem comprometer a capacidade de atender as
demandas das futuras gerações. Ano
XXI nº 87 – março/abril de 2012.
RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar da língua
portuguesa. São Paulo: DCL, 2009.
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