sexta-feira, 30 de novembro de 2012

REVISTAS: GRANDE ALIADO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO

Trabalho publicano nos anais da IV Jornada de Ensino de Geografia: Um Debate sobre Cartografia Escolar. UENP - Cornélio Procópio.
REVISTAS: GRANDE ALIADO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO

              DYBAS, Aline C. M.[1]
        LUIZ, Rosenilda A.[2]
OLIVEIRA, Jully G. R. de[3]

Palavras – chave: Meios de Transporte, Pirataria, Hacker/Cracker.

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo discutir a importância da revista como instrumento de ensino de Geografia e apresentar uma proposta didática para utilização do mesmo na sala de aula.  Entende-se que a revista é um grande auxiliar no exercício docente, pois ao levar esse instrumento a aula, o professor torna significativo o aprendizado do aluno.
O uso da revista como instrumento de ensino da Geografia só tem a acrescentar na pratica docente, uma vez que trata-se de um material extremamente atualizado, traz notícias, imagens e mapas de diversas partes do globo e ao mesmo tempo sua linguagem é informal, o que o permite fazer uma ponte maior com a Geografia presente no cotidiano dos alunos, instigando-os a fazer uma leitura mais crítica e reflexiva das diversas linguagens presentes no seu dia-a-dia.
A proposta surgiu por meio de pesquisas realizadas em diversas revistas impressas e on-line e também em obras didáticas para o Ensino de Geografia que incentivam professores a escolherem variados instrumentos de ensino.
Ao utilizar a revista no ensino de geografia, ela não necessariamente precisa ser voltada a geografia, porém é necessário que a matéria escolhidas tenha relação com o conteúdo abordado em sala de aula. Existe uma gama de exemplares e editoras com infinitas abordagens, tais como: National Geographic; Revista Época; Revista Veja; Revista Exame; Revista Rural; Revista O Globo e a Revista RBA.
Para o Ensino de Geografia não há uma receita pronta de como deve fazer para alcançar os objetivos dessa disciplina, porém há um grande arcabouço de instrumentos que podem auxiliar o professor de Geografia em sua árdua tarefa de oferecer aos alunos um conhecimento concreto e significativo. Um desses instrumentos consiste em fazer uso da mídia impressa, como Jornal e Revistas.
 Esse tipo de instrumento por possuir um caráter atualizado e seguir políticas de cunho ideológico, precisa e deve ser bem trabalhado, portanto exige que o professor fique atento aos acontecimentos e tenha um olhar critico para selecionar o tema abordado, e como levar este tema aos alunos. Posto que:

Os meios de comunicação bombardeiam diariamente milhares de informações das mais variadas áreas (política, cientifica, econômica, artística etc.) nessas informações estão embutidas diversas ideologias e diversos pontos de vista, que dificultam uma analise critica do mundo atual (CARVALHO; TSUKAMOTO 2008 p.20).

A Revista assim como o Jornal são instrumentos importantíssimos para serem utilizados na aprendizagem no Ensino de Geografia, pois apresenta um contexto conexo com a vida real de cada um dos educandos. Para Kaercher (2010 p. 143) “No intuito de mostrar a cotidianidade do espaço geográfico em nossa vida, [...] que apontam para a possibilidade de a geografia provocar um dialogo produtivo e rico entre diferentes assuntos, usando diferentes escalas de analise”.
Revista é uma “espécie de publicação periódica, literária, científica etc.” (RIOS, 2009 p.453), por ter caráter periódico, os assuntos podem ser abordados de forma mais contextualizados o que permite uma flexibilidade ao professor de levar a Geografia aos acontecimentos atuais ou passados. Tais assuntos não são limitados, pois a mídia impressa trás uma diversidade de informações e temas que podem e devem auxiliar os professores e alunos no ensino-aprendizagem, a fim de levar a um rompimento com a passividade, posto que: 
As práticas de ensino de Geografia devem priorizar o uso de recursos didáticos que possibilitem aos alunos sair da passividade, fazendo com que os mesmos participem ativamente do processo de construção do conhecimento e ao mesmo tempo reflitam criticamente sobre o conteúdo abordado (OLIVEIRA; LUZ 2010). 
Os meios de mídias impressas são ferramentas que auxiliam uma efetiva pratica docente que pode acabar com a passividade dos alunos e colocá-los a disposição de uma reflexão critica do mundo em que vive e convive. 

Proposta Didática para utilização da revista como instrumento de ensino na geografia

A presente proposta destina-se ao 2º ano do Ensino Médio, para o tempo de 02 horas/aula. A matéria escolhida foi: Hackers: vilões ou heróis?       Publicada na Revista Brasileira de Administração, nº 04 de 2012 para ser trabalhada juntamente como o conteúdo de “Piratas Modernos, Redes de Transportes Cibernéticos”.
Objetivos da Atividade: Conhecer os diversos meios de transporte em redes de comunicação; utilizar a revista como importante recurso didático e incentivar os alunos a comparar e refletir sobre os meios de transportes cibernéticos.
Materiais: Quadro-negro, giz escolar, vídeos, TV multimídia, revista e Xerox da revista.
Procedimentos metodológicos: a aula iniciará com um breve diálogo acerca das aulas anteriores sobre meios de transporte. Já relacionando ao novo tipo de rede, neste caso – redes de comunicação, no qual chamamos como
Redes de Transportes cibernéticos. Focando em temas de como a informação acelerada tem transformado a visão do ser humano no mundo e como consequência a mudança de sua sociedade, de acordo com as formas de como se utiliza dessas redes de transportes. Respondendo algumas perguntas, como: para que, porque, quem, como as utiliza, e quais interferências tem acerca da pirataria, este último que será tema principal da aula, tendo como base a Revista Brasileira de Administração (04/2012), que traz em sua publicação uma reportagem sobre o tema “Hackers: vilões ou heróis?”.
Os alunos receberão uma cópia da reportagem e em seguida deverão fazer a leitura da mesma para posterior discussão em sala do assunto abordado na revista e sua ligação com o conteúdo estudado em Geografia.   
            A publicação será de grande relevância durante a explanação, pois a utilizaremos como exemplificação do tema abordado. O conteúdo além de ser algo atual já fazendo parte do cotidiano dos alunos, menciona curiosidades bastante interessantes e relevantes ao público principalmente jovem que em sua maioria está diariamente ligado à rede cibernética. A revista vem como auxilio para a fixação do tema e reflexão da “era cibernética” que se vive na atualidade.
No final da aula será solicitada uma atividade para que os alunos realizem uma pesquisa, por meio de levantamentos de dados a cerca de sites oficiais do Brasil que foram atacados pelos “Hackers”, informando datas, eventuais motivos e também as consequências destes ataques para o site, para a população e para a instituição.
            Para tanto a proposta até aqui é levar algo diferenciado para a sala de aula. A apresentação dos vídeos será como complementos da aula e também servirá como fixação - este será apresentado no início da aula já mostrando as formas de pirataria moderna. Após a explanação com a reportagem publicada na revista deverá ser retomado as aulas anteriores, fazendo um paralelo do que foi visto durante o tema: redes de transporte, com o que é presenciado no dia-a-dia como foi visto nos vídeos com as reportagens, apresentado qual é mais nova a rede de transporte (esta de informação).                    

Considerações finais         
Considera-se que a revista é um importante aliado nas aulas de geografia de modo a relacionar o dito pelos livros didáticos, (a maioria desatualizados), o senso comum dos alunos em seu cotidiano e a realidade vivida pela sociedade que muitas vezes a própria rede cibernética deixa a desejar.
Deve ser constante a busca de novas fontes de informação, por meio dela significa inovar, enriquecer conhecimentos; esse é o papel do professor inovador, manter-se “antenado” as diversidades da sociedade e as redes de transporte.  A revista aqui, seja elas impressas ou on-line se tornam um recurso didático primordial para a explanação e compreensão acerca das redes de transporte cibernético e consequentemente para construção conhecimento geográfico.
ReferÊncias bibliográficas 
CARVALHO, F. A. de; TSUKAMOTO, R. Y. O Jornal como Instrumento de Ensino e a Perspectiva dos professores de Geografia das Escolas Estaduais de Londrina. In. GRATÃO, L. H. B.; CALVENTE, M. C.. H.; ARCHELA, R. S. Múltiplas Geografias:
ensino-pesquisa-reflexão. Vol. V, Londrina: Ed. Humanidades, 2008.

KAERCHER; Nestor André. Geografizando o jornal e outros cotidianos: praticas em Geografia para além do livro. In: CASTRIGOVANI, Antonio Carlos et al (Org.) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano.  Porto Alegre. 9ª Ed. Mediações. 2010.

OLIVEIRA, J. G. R; LUZ, C. E. O Ensino de Geografia Frente a Multiplicidade de Recursos dos Tradicionais ás novas Tecnologias. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS “CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS ESPAÇO DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS”, 2010, Ponto Alegre- RS. Anais: Porto Alegre-RS, 2010.

MENDES, Tânia. Hachers: vilões ou heróis? RBA - Revista Brasileira de administração- administração sustentável- gestão capaz de suprir as necessidades de uma sociedade, sem comprometer a capacidade de atender as demandas das futuras gerações. Ano XXI nº 87 – março/abril de 2012.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2009.

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