Dominó Geográfico dos Estados Brasileiros
Procedimentos
2.
Traçar linhas que dividam cada peça em duas
partes iguais.
3.
Desenhar o contorno ou escrever o nome de um dos
estados brasileiros em um dos lados de cada peça.
4.
Fazer o mesmo do outro lado da peça, cuidando
para que o nome ou o contorno
do estado seja escrito ou desenhado uma única vez
na peça. O nome ou o desenho de cada um dos 26 estados deve aparecer duas
vezes.
5.
A 27ª peça deve representar o Oceano Atlântico e
ser adotada como peça curinga, podendo ser colocada na seqüência de qualquer
estado banhado pelo mar.
6.
Depois da confecção das peças, iniciar o jogo.
Dividir a turma em grupos de três a quatro componentes. Cada grupo deve ter um
dominó geográfico completo com as 27 peças e cada integrante do grupo deve ter um
mapa político do Brasil.
7.
Sentado no chão e com as peças viradas para
baixo, cada integrante do grupo escolhe sete peças. As demais são deixadas de
lado para serem "compradas" por um jogador que não tenha a peça da
vez.
8.
Inicia o jogo o aluno que tem em mãos a peça curinga
ou que contém os estados com maior extensão territorial. Em sentido horário, o
próximo jogador deve colocar no chão uma peça que contenha um estado vizinho ou
o mesmo estado. A peça do Oceano Atlântico poderá ser usada na seqüência de
qualquer outra que contenha um estado banhado pelo mar.
9.
Caso o jogador não possua a peça adequada, pode
comprar no máximo duas. Se não conseguir a peça exigida, deve passar a vez.
10.
As peças devem ser colocadas sucessivamente,
como em um dominó. Ganha o jogo o aluno que ficar sem peças primeiro.
Os alunos observam com atenção
o mapa do Brasil e a posição geográfica dos estados brasileiros durante todo o
jogo. A idéia pode ser repetida com os países da América ou de outros
continentes.
Bibliografia
Apostila Expoente – 6ª Série.
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