segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A UTILIZAÇAO DO QUEBRA-CABEÇA DO GLOBO TERRESTRE EM TRÊS DIMENSÕES COMO FORMA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SERIES DO ENSINO FUNDAMENTAL.

MOREIRA, Marcos Fernando
FILHO, Adalberto Mazzei
Discentes do 4° ano de Geografia – UENP
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de
Orientadora de Estágio Profª Msc. do Departamento de Geografia - UENP

A necessidade de se trabalhar as dimensões territoriais do planeta Terra, a correlação entre o ensino das localizações dos continentes, suas dimensões exatas e a dinâmica interna do planeta se faz necessária, visto que, durante as aulas de observação de estagio curricular em geografia 2, foi possível notar uma dificuldade nos alunos em relação as dimensões do planeta Terra, devido ao fato de que os jovens apenas se utilizam de planisférios, principalmente, a projeção de Mercator, desenvolvida no século XVII. É uma projeção cilíndrica conforme conserva a forma das massas continentais, mas distorce as áreas relativas ( ou seja a escala) dos continentes. Assim, os países de altas latitudes (Europa e América do Norte, por exemplo) são representados com uma área relativa superior à de países próximos à linha do Equador (especialmente da África, América Latina e Ásia). A utilização de mapas e globos no ensino cartográfico, é algo implícito no cotidiano dos professores de geografia, algo naturalmente presente nas salas de aula, de suma importância, como cita Wittich (1964: 167). “O mapa nos ajuda a compreender a história e as rápidas mudanças que ocorrem no mundo de hoje, permitindo-nos, também, antever possíveis modificações futuras”. Porem, as formas de sua utilização são inúmeras, mas que de certa forma, podem tornar-se maçantes se não utilizadas na maneira correta, apenas uma apreciação de tal recurso, sem uma boa explanação que chame a atenção do aluno para o tema abordado, pode ser tão ineficaz quanto a não utilização do mesmo. Uma das possibilidades deste trabalho é a mistura, que se parece cabível ao ensino através de globos e mapas, é a utilização de jogos, de forma lúdica, que desperte o interesse nos alunos de maneira mais eficiente, sendo que jogos podem ser bastante dinâmicos e diversificados, cabendo ao professor, seu melhor aproveitamento como diz Haidt (1994) “O professor deve usar sua inventividade para criar seus próprios jogos, de acordo com os objetivos de ensino-aprendizagem que tenha em vista e de forma a adequá-los ao conteúdo a ser estudado.” Com tal mistura, jogos e a utilização de mapas e globos, uma técnica inovadora e dinâmica se mostrou bastante audaciosa e perfeitamente coerente com o principio requerido, que é a utilização da técnica de montagem de figuras de papel chamada “papercraft”, onde foi localizado no site “Canon Creative Park”, um globo terrestre em três dimensões em forma de cones que se encaixam, onde o aluno devera montar este quebra cabeças, levando-se em conta as dimensões dos continentes, sua localização, etc. Uma forma eficaz de utilização deste recurso, é uma competição, onde os alunos devem construir o globo, sem erros de localização, em um tempo pré determinado. A competição ocorrera da seguinte forma, em uma aula de cartografia, no ensino médio, será explanada a localização dos continentes, suas especificidades, círculos imaginários principais, etc. O jogo consistira em dividir a sala em seis grupos, onde cada grupo teria seu próprio globo, cabendo aos alunos construírem o globo da maneira correta, o mais rápido possível, vencendo o mais rápido e que constituir a forma mais exata do globo. Havendo erros, caberá ao professor apontá-los explicando novamente a correta localização a ser considerada. Outra forma de utilização, também pode ser orientada sobre a dinâmica interna da terra, pois o quebra-cabeça mostra também como se dá a divisão interna do planeta, tal qual o seu núcleo, até a crosta. A fabricação dos globos, necessitara do professor, a impressão das partes componentes do globo retiradas do site “Canon Creative Park” (http://cp.c-ij.com/en/contents/1006/), em papel cartolina, recortando nas áreas indicadas, dobrando e colando, até o termino do projeto. O total de paginas no formato A4 de papel cartolina para a confecção de um globo é de 14 folhas. Para a utilização deste projeto, serão necessárias 3 aulas, sendo a primeira uma explanação sobre o globo terrestre, a segunda caberia a apresentação do globo a ser montado a turma, explanando sobre as regras do jogo e a terceira, e a ultima a competição em si, e avaliação dos resultados, com a verificação da montagem correta do globo. A realização deste trabalho se justifica pelo fato dos alunos apresentarem certa dificuldades em relação as dimensões do planeta, localização dos continentes e a proporcionalidade dos mesmos, por isso faz se necessário trabalhar o conteúdo de forma significativa para o aluno , procurando ao mesmo tempo diversificar a aula e incrementar o processo de ensino – aprendizagem.
Objetivou-se neste trabalho ensinar a dimensão do planeta Terra, enfocando as formas e localizações dos continentes através da construção do globo terrestre.
Em especifico pretende-se, por meio do lúdico, procura-se transpor a barreira das dificuldades de visualização correta do mapa, de forma mais objetiva, criando nos alunos a dimensionalidade, visão esta que se faz difusa em relação as projeções vigentes na atualidade , projeções estas que se encontram com disparidades em relação a real dimensão do planeta. Conclui-se então, que a proposta pedagógica apresentada alcança outros patamares com relação a jogos e cartografia, sendo de certa forma, um amplo auxilio para que os alunos consigam gravar mais facilmente as dimensões e localizações dos continentes, criando assim uma forma de “mapa mental’, tão importante para o meio geográfico, quanto para o conhecimento geral dos alunos.

Palavras-Chave: quebra-cabeça, ensino de geografia, globo terrestre.

Referencias Bibliográficas
WITTICH, Walter Arno; SCHULLER, Charles Francis. Recursos audiovisuais na escola. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. 1964
HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 1994.
CANON CREATIVE PARK - http://cp.c-ij.com/en/contents/2023/10201/index.html

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