segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Trabalhos Apresentados na II Jornada de Ensino de Geografia

DOCUMENTÁRIO: INSTRUMENTO FACILITADOR NA PRATICA DO ENSINO APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA




Lima, B. Ribeiro

Alves, B. Silva

Discentes do 4° ano de Geografia – UENP

OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de

Orientadora, Profª do Departamento de Geografia - UENP





A qualidade do ensino é esquecida quando o professor não planeja suas aulas, principalmente os profissionais que ministram disciplinas abrangentes como a Geografia.

O contato do aluno com o conhecimento geográfico pode ser facilitado através de instrumentos como os documentários, pois facilitam a transmissão do conteúdo para os alunos através do som e imagem. Como afirma Maria Tereza da Fonseca, professora de cinema na Universidade Metodista de Piracicaba, o gênero audiovisual pode ser um importante instrumento para desenvolver o conhecimento pessoal e coletivo, pois estimula a memória, a atenção, o raciocínio e a imaginação. Conforme ela:

O audiovisual é um meio eficaz na mediação do processo de apropriação do conhecimento, porque comporta em sua composição vários elementos de linguagem que propiciam uma compreensão em vários níveis. Assim, podem facilmente desencadear associações que levam aos sentidos e aos significados. (1998, p.37)

Este trabalho se insere neste contexto, ele busca refletir a importância do planejamento didático nas aulas de Geografia, possibilitando aos profissionais da área analisar suas ações no processo de ensino-aprendizagem.

O educador deve então, buscar formas de integrar os conteúdos a este cotidiano dos alunos e procurar realizar uma leitura da realidade da escola em um trabalho de reflexão conjunta, para que ele possa compreender quais as preocupações que ocupam as mentes dos alunos no âmbito escolar. Somam-se a isto, a capacidade de compreender questões e de se adequar e fazer uso das condições oferecidas para a busca de respostas.

Documentários exibidos na TV aberta geralmente são divulgados na internet, sendo possível fazer cópias e desta forma apresentar nas aulas como complemento do conteúdo abordado. Um exemplo é o Globo Repórter que exibiu um documentário sobre o continente africano, com o vídeo é fácil compreender as várias paisagens que compõem o continente africano, desta forma desmistifica e transforma o pensamento popular dos alunos de que a África é apenas um continente pobre de clima desértico, pois é apresentado várias paisagens.

O tema Lixo, que é tanto difundido nos diversos conteúdos do ensino fundamental e médio, é explorado pelo programa Fantástico com a matéria O mundo de Valentina, que de forma brilhante conscientiza os telespectadores sobre o destino do lixo e uso compulsório das sacolas plásticas. Valentina é o nome das crianças que está pra nascer, e seu pai nos indaga a todo o momento que tipo de planeta estamos deixando para as próximas gerações, isso gera um discussão das nossas relações com o meio que vivemos. Seguindo essa vertente da consciência ambiental o programa Globo Ecologia apresentou uns programas sobre o aquecimento global que também vem reforçar o conteúdo além de servir de paralelos de várias aulas.

O programa sobre o Cerrado brasileiro, apresentado pelo Globo Reporte, também é um dos documentários que vem a acrescentar nas aulas sobre os biomas brasileiros, sempre discutindo a ação do homem na natureza.

São inúmeros os documentários que servem de base para desenvolver um bom trabalho em sala de aula, cabe ao professor saber explorar tal instrumento. A seguir uma tabela com os documentários e seus conteúdos relacionados ao ensino médio:



Documentário Programa que foi exibido Conteúdo relacionado

Forças da natureza Fantástico - TV Globo Dinâmica da natureza e as paisagens terrestres

Aquecimento Global Globo Ecologia –TV Globo Globalização, tecnologia e meio ambiente.

África Globo Repórter –TV Globo Globalização, tecnologia e meio ambiente.

Mundo de Valentina Fantástico – TV Globo Crise do modelo consumista de desemvolvimento

Reciclagem Globo Repórter –TV Globo Globalização, tecnologia e meio ambiente.

Cerrado Globo Repórter –TV Globo A transformação das paisagens naturais brasileira

Algodão Colorido Repórter Eco – TV Cultura A transformação das paisagens naturais brasileira

Tabela 01: Documentários relacionados à Geografia para o Ensino Médio.





As atividades que serão apresentadas em seguida servirão de auxilio para desenvolvimento de uma aula que o professor utilizará os vídeos documentários como recurso didático.

O professor pode pedir para os alunos anotarem em seus cadernos as palavras-chave presentes no filme. O ideal é limitar um número mínimo de palavras. Após assistirem documentário, solicitar aos alunos para que cada um escreva no quadro uma palavra-chave que tenha conseguido identificar.

A partir desse momento cabe ao professor conduzir o debate com os alunos sobre a relevância de cada palavra assinalada, eliminando as que não forem pertinentes ou importantes, tentar agregar palavras que estejam no mesmo contexto em torno de uma só, ou seja, a palavra-chave, e indagar a respeito de palavras que tenham sido “esquecidas” pela turma. Uma última atividade que proponho é uma espécie de concurso para a eleição dos melhores resumos. Sendo assim, sugiro que os alunos formem grupos e que cada grupo escolha um trabalho. Os trabalhos selecionados por cada grupo deverão ser lidos para o restante da turma e após a leitura dos resumos, os demais alunos deverão escolher os melhores.

Cabe registrar que ao longo de toda a atividade não há um vencedor apenas, seja quem conseguiu encontrar mais palavras-chave ou quem elaborou o melhor resumo, na realidade todos são vencedores, pois o objetivo maior é a aprendizagem.

Para uma avaliação formal e documentada, solicitar aos alunos um trabalho de resumo sobre o que assistiram a partir das palavras-chave que cada um anotou.

Ensinar os alunos a analisar, compreender e dialogar os principais aspectos geográficos de forma prazerosa é o grande objetivo da aplicação desse instrumento. Mais especificamente pretende-se demonstrar que, com o detalhamento e contextualização dos fatos evidenciados na linguagem desse gênero midiático, é possível desenvolver o aspecto crítico dos membros de uma determinada comunidade e dar-lhes condições de participar ativamente nas decisões sociais que os envolvem.

O ensino de Geografia em muitas escolas ainda é deficiente e ultrapassado, necessitando uma ampla reformulação para poder estimular o aluno a interessar-se pela disciplina,

Quanto ao desinteresse dos estudantes, relatamos pela experiência no ensino básico, que o melhor caminho é instigar nos discentes o desejo de aprender Geografia para compreender os fenômenos do seu cotidiano, mas é evidente que as aulas precisam ser planejadas, executadas com recursos variados e freqüentemente o professor deve fazer a avaliação de suas ações.

A concretização deste trabalho de estágio proporcionou uma reflexão sobre a importância de Resgatar o planejamento e que isso implicará em valorizar os planos de aulas, as anotações diárias do professor e as avaliações diagnósticas. O uso de vários recursos didáticos como músicas, filmes, documentários, pesquisa de campo, na internet, leitura de imagens de satélites, projeto interdisciplinar, entre outros, torna as aulas dinâmicas, além de facilitar que o professor conheça melhor as dificuldades dos estudantes. É claro que não podemos deixar de mencionar que este tipo de trabalho aumenta a carga de trabalho do docente, contudo, ocorre uma maior interação professor/estudante/conteúdos e conseqüentemente uma maior aprendizagem.

O planejamento deve ser constante, flexível e organizado, contemplando toda a abrangência da Geografia escolar. Compreender o real significado do planejamento nas aulas de Geografia permite pensar e aperfeiçoar a prática docente, intervindo com ações estratégicas que viabilize o estudante a entender os conteúdos geográficos.

Assim percebe-se que o trabalho do educador é árduo e persistente, mas que produz resultados, pois são com pequenas mudanças que o educador irá levar para a sala de aula o prazer que os alunos sentem pelo ambiente escolar.

Pela experiência obtida no estágio, acredita-se que não é necessário aguardar uma mudança na sociedade para iniciar-se uma mudança no ensino, é preciso começar a transformação desde já, mesmo que sejam pequenas aparentemente, pois a transformação maior ocorre dentro dos alunos com a conscientização de seu papel de cidadão e seu poder de transformação.



Palavras-Chave: Ensino de Geografia, Documentário, Ensino Médio.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



FONSECA, Gildette Soares. Planejamento nas aulas de geografia, essencial para o ensino aprendizagem, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

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