segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS

NASCIMENTO, David josé do
MAZENOTTI, Julyana Patricia
Discentes do 4° ano de Geografia – UENP
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de
Orientadora, Profª do Departamento de Geografia - UENP

As ações educativas para as questões ambientais vêm sendo discutidas no contexto atual, visando equacionar de maneira satisfatória o entendimento da relação homem-natureza, o que é fundamental para o desenvolvimento pleno da sociedade. Assim, a Educação Ambiental surge da necessidade de implementação de uma educação de caráter interdisciplinar, voltada para os problemas atuais e urgentes que preparasse a população para viver e se desenvolver em um mundo interdependente e em harmonia com as leis da natureza e que abordasse de forma global a busca das soluções. Destaca-se a importância de saber como a Educação Ambiental é percebida em especial pelos jovens , que vislumbram novos critérios para formação de valores, o que nos adultos requer enfrentamento dos costumes da sociedade e do grupo social a que pertença.Para que o processo de formação tenha êxito é necessário o envolvimento do professor através de suas práticas pedagógicas para a efetivação dos conceitos sobre a Educação Ambiental. A escola por ser o espaço formal para disseminar a educação, precisa mostrar através de ações o significado do meio ambiente para as crianças e jovens, tanto em seus aspectos físicos como sociais, assim como suas inter-relações. O principal objetivo é analisar a percepção e a prática pedagógica sobre educação ambiental na escola para a realização desta pesquisa que se estruturou quando de cumprimento de estágio como acadêmico em escolas estaduais. Devemos investigar a percepção ambiental de alunos , professores, funcionários e moradores das proximidades, identificar os fatores que dificultam na prática dos professores para a inserção da Educação Ambiental.
Inicialmente serão feitas leituras e consultas bibliográficas sobre Educação Ambiental para se ampliar conhecimentos sobre o tema proposto. O universo da pesquisa será o Colégio Estadual “Zulmira Marchesi da Silva”. Membros da comunidade serão envolvidos e através de sua participação será possível saber sobre o entorno da escola. Na sala de aula, será observado como e o que o professor ensina, suas relações com os alunos, daí a persistência no objetivo de desvelar as práticas pedagógicas e percepções sobre educação ambiental atentando para ao significado que as pessoas dão às coisas e a vida. A educação ambiental na sua proposta abrangente, transformadora, está intimamente associada à cultura, um educador ambiental precisa ter clara compreensão da realidade e partir da percepção do educando para que se envolvam e assumam como suas as melhorias ambientais. A definição de Educação Ambiental é de natureza complexa. Por não ser uma disciplina e seu conceito ainda estar em formação, a maioria dos educadores tende a direcionar os ensinamentos à disciplinas específicas como a ciência, geografia e história, sem a interdisciplinaridade sistematizada, sem ações voltadas para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias à harmonia homem-ambiente. Na abordagem feita aos atores envolvidos no processo educacional, a Educação Ambiental ainda se manifesta com o caráter disciplinar, pois vincula sua efetivação à inserção de conceitos e temas relacionados à Ecologia, à Geografia, entre outras áreas afins. A percepção ambiental ainda é limitada, pois desconsidera aspectos fundamentais da discussão contemporânea. A consolidação do que preconiza a Educação Ambiental exige novas atitudes frente aos problemas que se agravam. Há necessidade de ensinar os jovens, no início de sua formação escolar, as relações sociais que interferem e modificam o sistema ambiental natural, a prestarem atenção em seus próprios territórios para que possam valorizá-los e zelar por eles, contribuindo para o desenvolvimento sócio-ambiental. São vários os fatores que contribuem para a não efetivação da Educação Ambiental no ensino formal. Considera-se, no entanto, que um dos maiores problemas para sua inserção na escola seja justamente a falta de capacitação dos professores. A acomodação acumulada pelos anos de trabalho e a necessidade de trabalhar em vários turnos e em escolas diferentes privam a maioria dos professores de capacitações necessárias para o bom desempenho de sua profissão no que diz respeito ao tema. A reversão das percepções sobre os conceitos de Educação Ambiental, por ser uma questão utópica, continuará a nos desafiar na busca de uma conexão com o que já foi pesquisado e comprovado e não está sendo efetivado na prática, tendo como partida o contexto social ambiental de cada sujeito na continuidade do processo histórico.

Palavras – chave: Educação – Percepção Ambiental

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