terça-feira, 12 de agosto de 2014

JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL



JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.
SANTOS, Jéssica Mayara Machado[1]
OLIVEIRA, Jully Gabriela Retzlaf de2

RESUMO
O artigo tem por objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada, e os resultados obtidos com a aplicação do jogo Memória Associativa da Região Sul do Brasil no 7º ano do Ensino Fundamental II II do Colégio Estadual Monteiro Lobato. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas, aulas-piloto e confecção e aplicação do jogo no 7º ano. O jogo da Memória Associativa tem o intuito de auxiliar o professor no processo de ensino aprendizagem de Geografia, o mesmo foi elaborado e confeccionado conforme as características da turma, número de alunos, comportamento e grau de cognição, contribuindo para o enriquecimento das práticas de ensino, melhor fixação do conteúdo, melhor participação dos alunos na aula e maior interação dos alunos com o conteúdo estudado.
 Palavras – Chave: Ensino de Geografia. Métodos de Ensino. Jogos Didáticos.


 1 INTRODUÇÃO

O projeto PIBID Geografia UENP, está vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Campus de Cornélio Procópio e tem por objetivos: ampliar o debate e a pesquisa sobre o Ensino de Geografia, incentivar a iniciação à docência e promover a formação continuada.
O artigo tem por objetivo relatar a experiência pedagógica vivenciada com a aplicação do jogo da Memória Associativa da Região Sul do Brasil no 7º ano do Colégio Estadual Monteiro Lobato – Cornélio Procópio – PR, bem como pretende-se discutir os resultados obtidos com a aplicação desta atividade lúdica.
Para realização do trabalho foram necessárias leituras de bibliografias referentes à área de ensino de geografia, observação e realização de aula piloto de geografia no 7º ano do Ensino Fundamental II, confecção e aplicação do jogo da Memória Associativa da Região Sul do Brasil na sequência da aula piloto. 
 
2 O JOGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

O trabalho do professor de Geografia é delicado, pois além de ensinar a leitura do espaço geográfico, é necessário fazer a leitura da realidade de seus alunos e do que eles compreendem sobre o espaço geográfico (PONTUSCHKA, 1999). Para tanto, o professor deve usar de diferentes métodos e técnicas de ensino para tornar a aula mais dinâmica e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados.
Existem vários métodos de ensino, método de exposição pelo professor, método de trabalho independente, método de elaboração conjunta, método de trabalho em grupo e atividades especiais (LIBANEO, 1994). Segundo o autor método de ensino são meios adequados para alcançar um objetivo. Para tanto, o professor no planejamento de suas aulas, precisa se preocupar com a ligação do conteúdo-objetivo-método, para que não corra o risco de utilizar metodologias inadequadas na abordagem do conteúdo e nos comprimentos dos objetivos propostos.
A aplicação de jogos didáticos nas aulas de geografia constitui um método de ensino atividade especial, que são aquelas que complementam os métodos de ensino e que concorrem para a assimilação dos conteúdos (LIBANEO, 1994).
Os Jogos didáticos contribuem para o envolvimento dos alunos entre si, Castellar e Vilhena (2010) afirmam a importância dos jogos e as brincadeiras, pois são situações de aprendizagem que permite a interação entre alunos e professor, estimulam a cooperação, e o processo contínuo de descentração, e ao mesmo tempo auxilia na formação de conceitos.
Os jogos didáticos auxiliam na fixação do conteúdo e estimula o raciocínio lógico, sendo um instrumento que proporciona maior motivação e interação dos alunos com as atividades propostas.
Para Aguiar (2013, p. 25) “As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades”. Nesta perspectiva considera-se que os jogos didáticos contribuem para o ensino aprendizagem, por possuir formas dinâmicas para abordar o conteúdo em sala, tendo assim maior aproveitamento nas aulas.
                                                                              
3 O JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

O Jogo da Memória Associativa foi escolhido pelas bolsistas juntamente com a professora supervisora, para aplicar no 7º ano, a escolha levou em conta a faixa etária e o grau de cognição dos alunos. O conteúdo proposto da Região Sul do Brasil foi adequado para o jogo, por apresentar características peculiares, em que relaciona as dicas com as respectivas imagens.
O Jogo da Memória Associativa da Região Sul do Brasil contém 20 peças de madeira, sendo 10 peças com texto (dicas) e 10 peças com imagens. O objetivo do jogo é promover o raciocínio lógico; revisar o conteúdo da Região Sul do Brasil; propiciar um aprendizado lúdico, usando uma atividade que envolve associação de textos  e  imagens sobre o assunto e aumentar o interesse dos alunos pelo tema.

3.1 MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DO JOGO

Para a confecção do jogo serão necessários: 20 tacos mdf – medidas 12 cm/altura e 5 cm largura, 4 folhas de papel foto - para impressão de imagens e dicas, Papel contact – transparente e personalizado, Livro didático e imagens retiradas da região sul (figuras 01, 02).



Figura 01: tacos de madeira – mdf
Fonte: Machado, 2013


Figura 02: Impressão de imagens e dicas
Fonte: Machado, 2013

3.2 METODOLOGIA PARA CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA

Pelo programa Power Point foi elaborado os retângulos proporcionais ao tamanho do taco de madeira, com uma divisão ao meio, para impressão das dicas e imagens (figuras 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10,11, 12). Em dez peças foram colocadas as dicas e nas outras dez as imagens da Região Sul do Brasil correspondentes às dicas.



 




3.3 REGRAS DO JOGO

Para iniciar o jogo os alunos serão separados em grupos de 4 ou 5 jogadores, e cada jogador deve virar duas peças por vez, sendo a primeira peça de dicas e a segunda de imagem. O jogador deve conferir se as peças correspondem. Se acaso corresponder o jogador retira as peças do jogo, somando um ponto, ou se as peças não corresponderem o jogador volta as peças ao jogo. Vence o jogador que acumular mais pontos ou peças.

4 A APLICAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Antes da aplicação do jogo foram realizadas três aulas piloto em uma turma bem numerosa e agitada do 7º ano do Ensino Fundamental II sobre a Região Sul do Brasil e durante a exposição do conteúdo foram utilizados o livro didático, imagens referentes ao assunto e o mapa físico do Brasil.
Os alunos participaram ativamente das aulas, questionando e dando exemplos do seu cotidiano, pois o conteúdo aborda o espaço que o mesmo está inserido.
Para a realização do jogo houve em uma aula de revisão do conteúdo abordado, e logo após outra aula para aplicação do jogo, pois pretendia-se com o jogo fazer uma fixação do conteúdo estudado. Durante o jogo os alunos tiveram a orientação das bolsistas e da professora supervisora (figuras 13 e 14).


Figura 13: Aplicação do Jogo da Memória Associativa
Fonte: Machado, 2013


Figura 14: Aplicação do Jogo da Memória
Associativa
Fonte: Machado, 2013

No decorrer do jogo os alunos se mostram interessados no assunto e entusiasmo para jogar, além de competitivos que é natural na faixa etária deles, não ocorrendo dificuldades para participar da atividade.
Após o término do jogo houve um diálogo entre as bolsistas e professora supervisora, onde analisaram o comportamento e o interesse dos alunos durante a aplicação do jogo. Sendo assim, constatou-se que a aplicação do jogo é um método de ensino relevante para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e despertar o interesse do aluno, deixando a aula mais descontraíra e divertida.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jogo da Memória Associativa da Região Sul do Brasil despertou interesse nos alunos pelo conteúdo abordado, e contribuiu para fixação do conteúdo proposto, isso demonstra que essa técnica de ensino é viável para que os professores utilizem em sala de aula.
Atualmente uns dos desafios da educação é manter os alunos participativos e questionadores em sala de aula e o jogo aplicado proporcionou este efeito, os alunos fizeram questionamento durante as aulas, compartilharam ideias, e participaram ativamente durante o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o jogo permitiu a renovação das práticas de ensino da professora supervisora e melhorias na formação docente dos bolsistas envolvidos.
O Jogo da Memória Associativa tende a promover aulas dinâmicas e mais atrativas, aumentando a interação entre professores e alunos, para melhor construção do conhecimento e aprendizado de Geografia.

6 REFERÊNCIAS

AGUIAR, João Serapião de. O Jogo (brincadeira, brinquedo e lúdico) na educação e no ensino de conceitos: Uma visão geral. In: ______. Educação Inclusiva: Jogos para o ensino de conceitos. 6ª Edição. Campinas: Papirus, 2013. p. 19-36.

CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Jogos, Brincadeiras e Resolução de Problemas. In: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010. p. 43-63.

LIBANEO, José Carlos. Os Métdos de Ensino. In:______. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 149-175.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia: Pesquisa e Ensino. In:. CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142.



SANTOS, J. M. M.; OLIVEIRA, J. G. R.  Jogo da Memória Associativa da Região Sul Do Brasil: Proposta Didática Do Projeto Pibid Geografia Uenp. In.: III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, II Simpósio de Geografia,                   X Semana de Geografia da UENP e I Mostra do Pibic Geografia. Anais do
III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, II Simpósio de Geografia,                   X Semana de Geografia da UENP e I Mostra do Pibic Geografia
, Cornélio Procópio-Pr, 2014.
 

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