JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL: PROPOSTA DIDÁTICA DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA UENP.
SANTOS,
Jéssica Mayara Machado[1]
OLIVEIRA,
Jully Gabriela Retzlaf de2
RESUMO
O artigo tem por objetivo relatar a experiência
pedagógica vivenciada, e os resultados obtidos com a aplicação do jogo Memória
Associativa da Região Sul do Brasil no 7º ano do Ensino Fundamental II II do
Colégio Estadual Monteiro Lobato. Para realização deste trabalho foram realizadas
pesquisas bibliográficas, aulas-piloto e confecção e aplicação do jogo no 7º
ano. O jogo da Memória Associativa tem o intuito de auxiliar o professor no
processo de ensino aprendizagem de Geografia, o mesmo foi elaborado e
confeccionado conforme as características da turma, número de alunos,
comportamento e grau de cognição, contribuindo para o
enriquecimento das práticas de ensino, melhor fixação do
conteúdo, melhor participação dos alunos na aula e maior interação dos alunos
com o conteúdo estudado.
Palavras – Chave: Ensino de
Geografia. Métodos de Ensino. Jogos
Didáticos.
1 INTRODUÇÃO
O projeto PIBID Geografia
UENP, está vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual do
Norte do Paraná – UENP, Campus de Cornélio Procópio e tem por objetivos:
ampliar o debate e a pesquisa sobre o Ensino de Geografia, incentivar a
iniciação à docência e promover a formação continuada.
O artigo tem por objetivo relatar
a experiência pedagógica vivenciada com a aplicação do jogo da Memória
Associativa da Região Sul do Brasil no 7º ano do Colégio Estadual Monteiro
Lobato – Cornélio Procópio – PR, bem como pretende-se discutir os resultados
obtidos com a aplicação desta atividade lúdica.
Para realização do trabalho
foram necessárias leituras de bibliografias referentes à área de ensino de
geografia, observação e realização de aula piloto de geografia no 7º ano do Ensino
Fundamental II, confecção e aplicação do jogo da Memória Associativa da Região
Sul do Brasil na sequência da aula piloto.
2 O
JOGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
O trabalho do professor de
Geografia é delicado, pois além de ensinar a leitura do espaço geográfico, é
necessário fazer a leitura da realidade de seus alunos e do que eles compreendem
sobre o espaço geográfico (PONTUSCHKA, 1999). Para tanto, o professor deve usar
de diferentes métodos e técnicas de ensino para tornar a aula mais dinâmica e
despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados.
Existem vários métodos de
ensino, método de exposição pelo professor, método de trabalho independente,
método de elaboração conjunta, método de trabalho em grupo e atividades
especiais (LIBANEO, 1994). Segundo o autor método de ensino são meios adequados
para alcançar um objetivo. Para tanto, o professor no planejamento de suas
aulas, precisa se preocupar com a ligação do conteúdo-objetivo-método, para que
não corra o risco de utilizar metodologias inadequadas na abordagem do conteúdo
e nos comprimentos dos objetivos propostos.
A aplicação de jogos
didáticos nas aulas de geografia constitui um método de ensino atividade
especial, que são aquelas que complementam os métodos de ensino e que concorrem
para a assimilação dos conteúdos (LIBANEO, 1994).
Os Jogos didáticos
contribuem para o envolvimento dos alunos entre si, Castellar e Vilhena (2010)
afirmam a importância dos jogos e as brincadeiras, pois são situações de
aprendizagem que permite a interação entre alunos e professor, estimulam a
cooperação, e o processo contínuo de descentração, e ao mesmo tempo auxilia na
formação de conceitos.
Os jogos didáticos auxiliam
na fixação do conteúdo e estimula o raciocínio lógico, sendo um instrumento que
proporciona maior motivação e interação dos alunos com as atividades propostas.
Para Aguiar (2013, p. 25)
“As atividades lúdicas são reconhecidas como meio de fornecer à criança um
ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a
aprendizagem de várias habilidades”. Nesta perspectiva considera-se que os
jogos didáticos contribuem para o ensino aprendizagem, por possuir formas
dinâmicas para abordar o conteúdo em sala, tendo assim maior aproveitamento nas
aulas.
3 O
JOGO DA MEMÓRIA ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
O Jogo da Memória
Associativa foi escolhido pelas bolsistas juntamente com a professora
supervisora, para aplicar no 7º ano, a escolha levou em conta a faixa etária e
o grau de cognição dos alunos. O conteúdo proposto da Região Sul do Brasil foi
adequado para o jogo, por apresentar características peculiares, em que
relaciona as dicas com as respectivas imagens.
O Jogo da Memória
Associativa da Região Sul do Brasil contém 20 peças de madeira, sendo 10 peças
com texto (dicas) e 10 peças com imagens. O objetivo do jogo é promover o
raciocínio lógico; revisar o conteúdo da Região Sul do Brasil; propiciar um
aprendizado lúdico, usando uma atividade que envolve associação de textos e
imagens sobre o assunto e aumentar o interesse dos alunos pelo tema.
3.1 MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DO
JOGO
Para a confecção do jogo
serão necessários: 20 tacos mdf – medidas 12 cm/altura e 5 cm largura, 4 folhas
de papel foto - para impressão de imagens e dicas, Papel contact – transparente
e personalizado, Livro didático e imagens retiradas da região sul (figuras 01,
02).
Figura 01: tacos de madeira – mdf
Fonte: Machado, 2013
Figura
02: Impressão de imagens e dicas
Fonte: Machado, 2013
3.2 METODOLOGIA PARA CONFECÇÃO DO JOGO DA
MEMÓRIA ASSOCIATIVA
Pelo programa Power Point foi
elaborado os retângulos proporcionais ao tamanho do taco de madeira, com uma
divisão ao meio, para impressão das dicas e imagens (figuras 03, 04, 05, 06,
07, 08, 09, 10,11, 12). Em dez peças foram colocadas as dicas e nas outras dez
as imagens da Região Sul do Brasil correspondentes às dicas.
3.3 REGRAS DO JOGO
Para iniciar o jogo os
alunos serão separados em grupos de 4 ou 5 jogadores, e cada jogador deve virar
duas peças por vez, sendo a primeira peça de dicas e a segunda de imagem. O
jogador deve conferir se as peças correspondem. Se acaso corresponder o jogador
retira as peças do jogo, somando um ponto, ou se as peças não corresponderem o
jogador volta as peças ao jogo. Vence o jogador que acumular mais pontos ou
peças.
4 A APLICAÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA
ASSOCIATIVA DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Antes da aplicação do jogo
foram realizadas três aulas piloto em uma turma bem numerosa e agitada do 7º
ano do Ensino Fundamental II sobre a Região Sul do Brasil e durante a exposição
do conteúdo foram utilizados o livro didático, imagens referentes ao assunto e
o mapa físico do Brasil.
Os alunos participaram
ativamente das aulas, questionando e dando exemplos do seu cotidiano, pois o
conteúdo aborda o espaço que o mesmo está inserido.
Para a realização do jogo
houve em uma aula de revisão do conteúdo abordado, e logo após outra aula para
aplicação do jogo, pois pretendia-se com o jogo fazer uma fixação do conteúdo
estudado. Durante o jogo os alunos tiveram a orientação das bolsistas e da professora
supervisora (figuras 13 e 14).
Figura
13: Aplicação do Jogo da Memória Associativa
Fonte:
Machado, 2013
Figura
14: Aplicação do Jogo da Memória
Associativa
Fonte:
Machado, 2013
No decorrer do jogo os
alunos se mostram interessados no assunto e entusiasmo para jogar, além de
competitivos que é natural na faixa etária deles, não ocorrendo dificuldades
para participar da atividade.
Após o término do jogo
houve um diálogo entre as bolsistas e professora supervisora, onde analisaram o
comportamento e o interesse dos alunos durante a aplicação do jogo. Sendo
assim, constatou-se que a aplicação do jogo é um método de ensino relevante
para auxiliar no processo de ensino aprendizagem e despertar o interesse do
aluno, deixando a aula mais descontraíra e divertida.
5 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O jogo da Memória
Associativa da Região Sul do Brasil despertou interesse nos alunos pelo
conteúdo abordado, e contribuiu para fixação do conteúdo proposto, isso
demonstra que essa técnica de ensino é viável para que os professores utilizem
em sala de aula.
Atualmente uns dos desafios
da educação é manter os alunos participativos e questionadores em sala de aula
e o jogo aplicado proporcionou este efeito, os alunos fizeram questionamento
durante as aulas, compartilharam ideias, e participaram ativamente durante o
processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o jogo permitiu a renovação das
práticas de ensino da professora supervisora e melhorias na formação docente
dos bolsistas envolvidos.
O Jogo da Memória
Associativa tende a promover aulas dinâmicas e mais atrativas, aumentando a
interação entre professores e alunos, para melhor construção do conhecimento e
aprendizado de Geografia.
6 REFERÊNCIAS
AGUIAR, João Serapião de. O Jogo
(brincadeira, brinquedo e lúdico) na educação e no ensino de conceitos: Uma
visão geral. In: ______. Educação
Inclusiva: Jogos para o ensino de conceitos. 6ª Edição. Campinas: Papirus,
2013. p. 19-36.
CASTELLAR, Sonia; VILHENA, Jerusa. Jogos, Brincadeiras
e Resolução de Problemas. In: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010. p. 43-63.
LIBANEO, José Carlos. Os Métdos de Ensino.
In:______. Didática. São Paulo:
Cortez, 1994. p. 149-175.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. A Geografia:
Pesquisa e Ensino. In:. CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142.
SANTOS,
J. M. M.; OLIVEIRA, J. G. R. Jogo da Memória Associativa da Região Sul Do
Brasil: Proposta Didática Do Projeto Pibid Geografia Uenp. In.: III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades,
II Simpósio de Geografia,
X Semana de Geografia da UENP e I Mostra do Pibic Geografia. Anais do
III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, II Simpósio de Geografia, X Semana de Geografia da UENP e I Mostra do Pibic Geografia, Cornélio Procópio-Pr, 2014.
III Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades, II Simpósio de Geografia, X Semana de Geografia da UENP e I Mostra do Pibic Geografia, Cornélio Procópio-Pr, 2014.
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