domingo, 6 de janeiro de 2013

FILME: UM RECURSO DIDÁTICO VALIOSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Trabalho publicano nos anais da IV Jornada de Ensino de Geografia: Um Debate sobre Cartografia Escolar. UENP - Cornélio Procópio.
FILME: UM RECURSO DIDÁTICO VALIOSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA 
CAVALINE, Heloísa
MENDES, Rafaela
PASQUINI, Julie C. Pereira
OLIVEIRA, JULLY G. RETZLAF DE 
Palavras – chave: filme: Mandela – A luta Pela Liberdade; Prática de Ensino; 9º Ensino Fundamental. 
INTRODUÇÃO 
Uma aula de Geografia, que se preocupe em levar o educando a conhecer e compreender o espaço e seu entorno exigi que o educador utilize diferenciados instrumentos e linguagens de ensino que contribua para a aprendizagem significativa. O ensino de Geografia apresenta uma gama de recursos que auxilia o docente em sala de aula, tais como: jornais e revistas, jogos (bingo, batalha naval, dominó) charge, documentários, filme. Contudo, cabe ao professor procurar utilizar os recursos com sabedoria, para garantir melhores resultados, pois, cada recurso requer uma técnica e preparo didáticos diferenciados para que o mesmo seja eficaz na construção do conhecimento.
            Para Pontuscha, Paganelli e Cacete (2007):
Um dos grandes desafios dos cursos de formação de professores de Geografia diz respeito à necessidade prática de articulação dos conteúdos pedagógicos e educacionais, ou seja, aos mecanismos de transposição didática, que envolvem metododologias do ensinar a ensinar.
Os recursos didáticos são de extrema importância para a articulação com os conteúdos programáticos no ensino de Geografia, garantindo uma melhor qualidade no ensino. Desde sua formação o docente deve se apropriar de elementos enriquecedores da prática pedagógica em sala de aula.
Este trabalho tem por objetivo discutir o filme como instrumento de ensino de Geografia e apresentar uma proposta didática para utilização do filme: Mandela – A luta Pela Liberdade. Tendo como justificativa a grande contribuição que este recurso oferece para o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos. A metodologia utilizada para a produção do artigo foi a da pesquisa bibliográfica.
Para Barbosa (2007 p.111) “a ludicidade dos filmes possui uma característica muito própria: a imagem está em movimento. Assim a vida representada na tela (a)parece mais próxima da realidade”.
Neste viés, as vantagens de usar o filme como recurso didático nas aulas de Geografia são valiosas, pois, vai de encontro com a dinâmica, com a ludicidade e com a aproximação da realidade dos alunos, promovendo excelente meio de aprendizagem.
O RECURSO FILME
Para utilização do recurso “filme”, o professor deve ficar atento as possibilidades que este lhe trará, suas maneiras de uso em sala de aula, os cuidados que deve manter com o uso do filme e também suas limitações.
Segundo Leão (2008, p. 43):
[...] acreditamos que o seu valor está condicionado à forma como este será incorporado e utilizado pelos professores. Portanto é fundamental aprender a manejá-lo, aproveitando sua linguagem e ensinando com os meios e não a partir dos meios, pois, o que buscamos é a confrontação das ideias ali contidas com o conhecimento que é próprio da Geografia e que se encontra ordenado em conteúdos.

Neste sentido, o professor deve utilizar o filme como um recurso de fixação ou reflexão do conteúdo geográfico abordado. O docente deve manter o cuidado para aproveitar a linguagem do recurso como meio de ensino mediador do conteúdo e não querer ensinar a partir deste recurso, devendo estar sempre relacionada com o seu planejamento de ensino.
O professor deve assistir ao filme com antecedência fazendo anotações das cenas importantes para a parada de explicação, fazendo conexão com o conteúdo pedagógico. Após o filme o professor de Geografia deve retornar ao assunto para debater sobre as informações encontradas neste comentando sua relação com a realidade.
As limitações encontradas neste tipo de recurso didático são, o tempo, o professor deve programar trechos não muito longos para não dispersar o foco dos alunos sobre o assunto, se pedir anotações relevantes sobre o assunto deve prestar atenção na iluminação do ambiente para esta possibilidade, filmes podem conter erros conceituais, onde o professor deve estar atento.
PROPOSTA DIDÁTICA
A seguir será apresentada uma proposta didática, para utilização do filme “Mandela – A luta Pela Liberdade” para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental ao trabalhar o conteúdo “Apartheid”.
O filme Mandela – A Luta Pela Liberdade vai de total encontro com a realidade, pois, é baseado em fatos reais, levando os alunos ainda mais a entenderem o assunto, levando-os a reflexão de que Mandela é uma pessoa comum que lutou por direitos humanos e igualdade. Mandela é um negro pacifista que luta contra o racismo e a ditadura política na África do Sul, a história conta o laço de amizade de James Gregory militar que trabalha a favor do governo, um típico branco sul-africano que enxerga os negros como seres inferiores, com a convivência com Mandela Gregory começa a enxergar que nem tudo que escuta do governo é o correto e passa a ser um defensor dos direitos dos negros sul-africanos.
Antes de exibir o filme é preciso explicar o conteúdo de Apartheid e investigar o que os alunos sabem sobre o assunto e como eles contextualizam a temática na atualidade. Em seguida deve ser apresentado alguns trechos do filme, que remetem mais ao conteúdo trabalhado, durante 01 hora aula, sendo as seguintes cenas: 1º trecho: é a quarta parte do filme com 7 minutos e 23 segundos, retrata o Apartheid que significa “separação”, os brancos tinha poder na sociedade na qual os negros não podia fazer parte, ou seja, seus direitos eram negados, os negros não podiam votar, não tinha direito aos mesmos hospitais que os brancos, não podiam ir a boas escolas, e nem andar por ruas sem ter o passaporte, eles não era considerados cidadãos; 2º trecho: é a sétima parte do filme  com 8 minutos e 35 segundos, neste trecho será falado sobre a absolvição de Mandela, que após 27 anos preso ganha de volta sua liberdade, provando que todos merecem direitos iguais, Mandela ganha o respeito e admiração pela sua luta incansável por direitos humanos e contra a desigualdade. Mandela foi o primeiro presidente sul africano eleito democraticamente, este trecho tem a intenção de mostrar aos alunos a luta de um negro que apesar de todas as dificuldades e de todos os obstáculos que lhe foi imposto não desistiu de esperar para ter a chance de torna o seu país melhor, livre dos preconceitos e das desigualdades. Após exibição de trechos do filme os alunos deverão fazer um cartaz que represente o filme e que apresente a realidade do país dos alunos, aqui eles deverão refletir se existiram ou existe formas de segregação racial no Brasil, ou na cidade, através de gravuras pesquisadas em revistas ou se preferirem através de desenhos. Para concluir o tema será proposto uma pesquisa com pessoas que já sofreram ou que sofrem discriminação racial, após essa pesquisa será realizado um círculo para a reflexão e análise dos dados obtidos.
Os materiais necessários são: TV e o DVD da escola, ou então a TV pen drive.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desta forma espera-se que o recurso Filme como meio didático leve o aluno a uma compreensão mais detalhada sobre o conteúdo abordado, acontecendo então uma aprendizagem significativa.
Conclui- se então que, para um retorno positivo na sala de aula, o recurso Filme é de extrema importância, é uma maneira dinâmica de trabalhar o conteúdo, com ludicidade e movimento, ou seja, um entretenimento para o sujeito, desde modo, os alunos podem usar sua criticidade em busca de algo melhor para a realidade e o espaço onde vivem.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
BARBOSA, J. L. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. In: CARLOS, Ana Fani A (Org.). A geografia em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.
LEÃO, Vicente de Paula; LEÃO, Inêz Aparecida de Carvalho. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
Mandela: A luta pela liberdade. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109738/ . Acessado: 21/10/2012.

2 comentários:

  1. Apareci! Valeu pelas dicas nesta postagem! Abraços! Logo estarei de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, que bom que está de volta. Logo vou postar mais novidades da Geo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.