Proposta Didática: Mapeamento do Uso do
Solo a partir de Imagem de Satélite
objetivo: iniciar o aluno na tarefa de mapeamento, a
fim que o mesmo se torne no futuro um leitor consciente de mapa.
Ano: 6º Ano do Ensino Fundamental
Materiais Necessários: Papel Seda do tamanho da Folha A4;
Imagem de Satélite da Área que deseja mapear no tamanho da folha A4 (nesta
oficina usamos uma imagem da cidade de Carlópolis - Pr), Lápis de cor,
canetinha.
Procedimento Metodológico
1º passo: pedir para o aluno observar a imagem de
satélite e analisar os diferentes uso do solo que aparecem na imagem se
atentando para a diferença de textura na imagem, sua extensão, forma de
ocorrência, associação com outras áreas. Nesta etapa o aluno irá observar os
elementos constitutivos no espaço analisado.
2º passo: o aluno deverá agrupar e representar os
principais elementos da imagem, classificando a imagem em classe de uso do solo
e estabelecer uma legenda - estabelecendo uma cor para cada uso (aqui o
professor deve orientar na escolha da cor, pois existe cores apropriadas para
cada uso). Sugerimos tom rosa para a área urbana, azul para represa, verde para
mata e amarelo para área rural.
3º passo: fixar o papel seda em cima da imagem de satélite e iniciar
o mapeamento, delimitando as áreas a fim de serem classificadas e pintadas de
acordo com a legenda.
4º passo: colocar no mapeamento os seguintes elementos: título,
orientação, legenda, organização.
5º passo: pedir para o aluno fazer uma análise da imagem de satélite
e do mapa produzido a partir dela. Aqui é importante frisar que os mapeamentos
dessa natureza são elaborados a partir de imagens ou fotos verticais como essa
que deixam claro a distribuição do fenômeno no espaço geográfico.
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