sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Proposta Didática: Mapeamento do Uso do Solo a partir de Imagem de Satélite

Proposta Didática: Mapeamento do Uso do Solo a partir de Imagem de Satélite

objetivo: iniciar o aluno na tarefa de mapeamento, a fim que o mesmo se torne no futuro um leitor consciente de mapa.
Ano: 6º Ano do Ensino Fundamental
Materiais Necessários: Papel Seda do tamanho da Folha A4; Imagem de Satélite da Área que deseja mapear no tamanho da folha A4 (nesta oficina usamos uma imagem da cidade de Carlópolis - Pr), Lápis de cor, canetinha.
Procedimento  Metodológico
1º passo: pedir para o aluno observar a imagem de satélite e analisar os diferentes uso do solo que aparecem na imagem se atentando para a diferença de textura na imagem, sua extensão, forma de ocorrência, associação com outras áreas. Nesta etapa o aluno irá observar os elementos constitutivos no espaço analisado.
2º passo: o aluno deverá agrupar e representar os principais elementos da imagem, classificando a imagem em classe de uso do solo e estabelecer uma legenda - estabelecendo uma cor para cada uso (aqui o professor deve orientar na escolha da cor, pois existe cores apropriadas para cada uso). Sugerimos tom rosa para a área urbana, azul para represa, verde para mata e amarelo para área rural.
3º passo: fixar o papel seda em cima da imagem de satélite e iniciar o mapeamento, delimitando as áreas a fim de serem classificadas e pintadas de acordo com a legenda.
4º passo: colocar no mapeamento os seguintes elementos: título, orientação, legenda, organização.

5º passo: pedir para o aluno fazer uma análise da imagem de satélite e do mapa produzido a partir dela. Aqui é importante frisar que os mapeamentos dessa natureza são elaborados a partir de imagens ou fotos verticais como essa que deixam claro a distribuição do fenômeno no espaço geográfico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.