domingo, 3 de junho de 2012

Propostas de Ensino de Geografia - Aquecimento Global

Esta proposta foi publicada nos Anais da VIII Semana de Geografia: Geografia e a Questão Ambiental e V Jornada Científica do Curso de Geografia. ISSN 2238-3816, UENP, Cornélio Procópio – PR, 2012.
UTILIZAÇÃO DE SIMPÓSIO COMO TÉCNICA DE ENSINO NAS
AULAS DE GEOGRAFIA SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL.
IGNÁCIO, Amélia Aparecida[1]
IGNÁCIO, Ana Paula Aparecida[2]
OLIVERIA, Jully G. Retzlaf de
Palavra Chave: Dinâmica em grupo, ensino de geografia e simpósio.
Introdução

O ensino de geografia tem por objetivo levar os alunos a uma consciência da espacialidade das coisas, dos fenômenos que eles vivenciam, seja de modo direto ou não, como parte da história social, sendo o raciocínio espacial importante para a realização de práticas sociais variadas, já que essas práticas são práticas sócio-espaciais (CAVALCANTI, 2002).
As dinâmicas em grupos são metodologias muito eficientes para o processo ensino aprendizagem, a utilização desse recurso é muito importante para aulas de geografia, uma vez que, que auxilia os alunos a se integrarem, possibilitando uma maior comunicação entre o professor e alunos, motivando e aumentando o interesse dos alunos pelas aulas de geografia, facilitando assim aprendizagem (LEITÃO; BARCELOS, 2005).
Existem várias dinâmicas em grupo, que podem ser utilizados pelos professores no contexto da sala de aula, no presente trabalho, daremos ênfase ao simpósio, que pode ser aplicado como um importante recurso didático, pelos professores de geografia durante suas aulas.
Propõe-se neste trabalho, levar o docente a refletir sobre a importância da utilização da dinâmica em grupo para ensinar geografia, pois ela pode ser considerada um instrumento auxiliar valioso para o enriquecimento do processo educativo
 Este artigo teve por objetivo apresentar aos professores de geografia uma proposta de atividade usando a técnica de dinâmica em grupo: simpósio, para ensinar o tema aquecimento global, nas aulas de geografia da 7º série do ensino fundamental.
A importância da dinâmica em grupo para o processo ensino aprendizagem.
As dinâmicas de grupo são “técnicas que ajudam no funcionamento mais eficiente dos processos de manutenção e produtividade, facilitando  a comunicação, a participação e a tomada de decisão” (BORDENAVE;PEREIRA, 1974, p. 140).
As dinâmicas em grupos são metodologias muito eficientes para o processo ensino aprendizagem, a utilização desse recurso é muito importante para as aulas de geografia, uma vez que, que auxilia os alunos a se integrarem, permitindo uma maior comunicação entre o professor e alunos, facilitando assim a aprendizagem, aumenta a motivação e o interesse pelas aulas, através desse recurso é possível também desenvolver a socialização e criatividade dos alunos, aumentando a afetividade no contexto da sala de aula (LEITÃO; BARCELOS, 2005).
Existem várias técnicas de trabalho em grupo, que podem ser utilizados pelos professores de geografia que auxiliam o processo ensino aprendizagem, como exemplo pode-se citar: painel, simpósio, seminário, tempestade cerebral, Phillips 66, entre outras (BORDENAVE; PEREIRA, 1974). Nesse trabalho, daremos ênfase ao simpósio, que pode ser aplicado como um importante recurso didático, pelos professores de geografia durante suas aulas.
Utilização de simpósio para ensinar sobre o aquecimento global nas aulas de geografia.
“O simpósio é uma série de breves apresentações de diversas pessoas sobre diferentes aspectos de um mesmo tema ou problema”. “O simpósio pode ser realizado durante um mesmo dia ou durante vários dias seguidos” (BORDENAVE; PEREIRA, 1974, p. 163).  “O simpósio tem como objetivo, apresentar diversos aspectos de um mesmo tema ou problema, para fornecer informação e esclarecer conceitos” (BORDENAVE; PEREIRA, 1974, p. 152). 
Para realização do simpósio, é preciso que o professor distribua os vários aspectos do tema, marque o limite de tempo para cada exposição, que poderá ser de 10 minutos, em seguida deverá orientar os alunos em relação a bibliografia a ser utilizada (BORDENAVE;PEREIRA, 1974).
Segundo Bordenave e Pereira (1974), no dia do simpósio o professor deve falar o tema e apresentar os alunos responsáveis pelo simpósio, em seguida ele deverá explicar que o expositor não pode ser interrompido e os alunos poderão formular suas perguntas ao final de cada exposição. Dessa forma os autores ressaltam ainda, que a realização de perguntas ao expositor, não deve passar de cinco minutos e ao final do simpósio acontecerá o debate geral de todos os temas.
No presente trabalho, elaborou-se uma proposta de atividade para ser trabalhada nas aulas de geografia, por meio da técnica de ensino: simpósio. O tema escolhido foi o aquecimento global, conteúdo de 7º série do ensino fundamental. Para esta atividade serão necessárias três horas aulas, uma antes para preparar os expositores, uma para a realização das apresentações e outra para confecção de cartazes.
Para realização desta atividade o professor poderá utilizar-se dos seguintes textos:
 ALVES, Fernanda. Impactos do aquecimento global. Ciência Hoje On-line, São Paulo, abr. 2007.
ARAÚJO. Paulo. O que o aquecimento global pode causar no Brasil?. Nova Escola, São Paulo, Edição 203, jun. 2007.
BRIZA. Lucita. De olho no aquecimento global. Nova Escola, São Paulo, Edição 179, fev. 2005.
CORRÊA. Rafael.; ZAKABI, Rosana. Aquecimento global: 7 megassoluções para um megaproblema . Veja, São Paulo, Edição 1989, dez. 2006.
FRANÇA. Ronaldo.; SOARES. Ronaldo. Aquecimento Global: Perguntas & Respostas. Veja, São Paulo, Edição 2059, maio. 2008.
RODRIGUES, João Gabriel. A hora certa de combater o efeito estufa. Ciência Hoje On-line, São Paulo, maio. 2007.
 A seguir será enfatizado os passos que o professor poderá seguir para realização dessa proposta de atividade.
Inicialmente o professor deverá organizar o simpósio sobre aquecimento global, incumbindo quatro alunos para prepararem os seguintes aspectos desse tema:
Aluno 1 – O que é aquecimento global
Aluno 2 –  Quais são as principais causas do aquecimento global.
Aluno 3 – As conseqüências do aquecimento global.
Aluno 4 – Como prevenir ou reduzir os efeitos do aquecimento global.
 O professor deve se reunir antecipadamente com os alunos expositores, para orientá-los a respeito da bibliografia mais conveniente para cada aspecto, e também para estabelecer o limite de tempo, que poderá ser de no máximo 10 minutos. No dia que acontecerá o simpósio, o professor  apresentará os expositores e os aspectos que serão destacados por cada expositor.  As apresentações do simpósio deverão ser breves e organizadas, dentro do limite de tempo proposto.
Após as apresentações do simpósio, o professor poderá conceder aos alunos cinco minutos para realização de perguntas aos expositores. Para encerrar o simpósio, o professor dará inicio a um debate relacionado a todos os aspectos do tema aquecimento global.
Sugere-se como avaliação, que o professor organize a confecção de cartazes, dividindo a turma em quatro grupos, que elaborarão cartazes a respeito dos aspectos debatidos no simpósio: o primeiro grupo poderá elaborar um cartaz sobre o que é aquecimento global, o segundo grupo um cartaz a respeito das causas do aquecimento global, o terceiro grupo um cartaz sobre suas conseqüências e o quarto grupo poderá elaborar um cartaz com sugestões para minimizar os efeitos do aquecimento global no seu cotidiano. Após a confecção dos cartazes o professor poderá formar um único círculo, para que os alunos discutam sobre a temática trabalhada.
Considerações finais.
Existem diferentes recursos didáticos que facilitam o ensino e aprendizagem de Geografia, um deles é o simpósio que pode ser definido como uma sucessão de breves apresentações de várias pessoas sobre um tema. Contudo, durante a aplicação do simpósio, o professor de geografia poderá encontrar algumas dificuldades como, por exemplo, o excesso de alunos na sala de aula, falta de respeito de alguns alunos na hora da apresentação, alunos descompromissados que simplesmente ignoram a presença do professor e falta de interesse pela atividade proposta.
As facilidades encontradas através do simpósio é que o professor poderá ter aulas mais criativas e dinâmicas, que proporcionaram uma melhor comunicação entre o professor e alunos, aumentando a socialização e criatividade dos mesmos, de modo que a maioria desses alunos se sintam motivados e interessados pelos os conteúdos de geografia.
Referências bibliográficas

ALVES, Fernanda. Impactos do aquecimento global. Ciência Hoje On-line, São Paulo, abr. 2007.

ARAÚJO. Paulo. O que o aquecimento global pode causar no Brasil? Nova Escola, São Paulo, Edição 203, jun. 2007.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino e aprendizagem. Petrópolis, Vozes.1974.
BRIZA. Lucita. De olho no aquecimento global. Nova Escola, São Paulo, Edição 179, fev. 2005.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CORRÊA. Rafael.; ZAKABI, Rosana. Aquecimento global: 7 megassoluções para um megaproblema . Veja, São Paulo, Edição 1989, dez. 2006.
FRANÇA. Ronaldo.; SOARES. Ronaldo. Aquecimento Global: Perguntas & Respostas. Veja, São Paulo, Edição 2059, maio. 2008

LEITÃO, A. M., BARCELOS, F. R. As dinâmicas de grupo no processo de

alfabetização de jovens e adultos: o olhar do alfabetizador. UNB, Brasília, 2005

RODRIGUES, João Gabriel. A hora certa de combater o efeito estufa. Ciência Hoje On-line, São Paulo, maio. 2007.

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