quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mapeamento do Uso do Solo municipal a partir da Planta da Lista Telefônica

Proposta Didática: Mapeamento do Uso do Solo municipal a partir da Planta da Lista Telefônica

Objetivo: iniciar o aluno na tarefa de mapeamento, a fim que o mesmo se torne no futuro um leitor consciente de mapa.
Ano: 6º Ano do Ensino Fundamental
Materiais Necessários: Papel Seda do tamanho da Folha A4; Planta da Lista Telefônica do município que deseja mapear (impressa na folha de tamanho A4), Lápis de cor e canetinha.
Procedimento  Metodológico
1º passo: pedir para o aluno observar a planta e analisar os diferentes usos do solo que aparecem na mesma (diferentes tipos de vias - avenidas, ruas, estradas rurais, rodovias; características dos bairros – residencial, educacional, comercial, misto etc...; área rural, praça; parque; lago; rio entre outros). É importante que a planta seja do município onde os alunos residem e se possível de um local que eles conhecem bem (o que ajudará o aluno a interpretar a planta).
2º passo: o aluno deverá agrupar e representar os principais elementos da planta, classificando a planta em classe de uso do solo e estabelecer uma legenda - estabelecendo uma cor para cada uso (aqui o professor deve orientar na escolha da cor, pois existem cores apropriadas para cada uso). Sugerimos tons de rosa para os bairros, azul para rios e lagos, verde para parque e praça, amarelo para área rural, vermelho para avenida, cinza claro para ruas e cinza escura para rodovias.
3º passo: fixar o papel seda em cima da planta e iniciar o mapeamento, delimitando as áreas a fim de serem classificadas e pintadas de acordo com a legenda.
4º passo: colocar no mapeamento os seguintes elementos: título, orientação (N, S, L, O – discutir aqui onde o sol nasce e se põe na cidade para achar o leste e oeste da planta), legenda, organização.
5º passo: pedir para o aluno fazer uma análise da planta e do mapa produzido a partir dela e discutir como são feitos os mapeamentos de maneira geral e as vantagens de fazer a leitura do espaço utilizando um mapa temático.

Exemplo de Planta da Lista Telefônica
Planta retirada da  lista telefônica da cidade de Cornélio Procópio – Pr.

Mapa feito a partir da planta da lista telefônica de Cornélio Procópio-PR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.