2) Construção da planta da sala de aula – barbante (Construindo a Geografia 5ª série – Ed. Moderna)
Faça com seus colegas uma planta da sala de aula. Siga os passos.
Procedimento:
a) Utilize um rolo de barbante para medir o tamanho das paredes do quadro-de-giz, da mesa do professor, das carteiras dos alunos etc.
b) Pegue o pedaço de barbante com a medida da maior parede. Com a ajuda do professor, dobre ao meio esse pedaço de barbante, depois novamente ao meio, e assim sucessivamente tantas vezes quantas forem necessárias para obter uma medida que possa ser representada numa folha de papel.
c) Nas outras medidas efetuadas pela turma, dobre o barbante ao meio o mesmo número de vezes.
d) Desenhe a planta da sala, obedecendo aos tamanhos obtidos com os barbantes dobrados.
e) Discuta com os colegas: quantas vezes o barbante dobrado cabe no barbante inteiro? Como representar essa relação na escala numérica? E na escala gráfica?
f) Indique no papel a escala numérica e a escala gráfica. Faça uma legenda com as cores utilizadas.
1) Construindo uma planta (apostila expoente)
a) Material
trena ou fita métrica
folhas de papel sulfite
b) Procedimentos
1. Com o auxílio da trena ou da fita métrica, medir a largura e o comprimento de sua sala de aula.
Anotar as medidas e estabelecer a escala (gráfica ou numérica); cada metro da sala de aula pode medir 1 cm no papel.
2. Criar símbolos para representar no mapa elementos como carteiras, quadro-de-giz, portas e janelas.
Definir as direções a partir da posição do Sol ou usando uma bússola. Inserir título, escala e legenda no mapa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.