segunda-feira, 19 de março de 2012

Exercícios de Escala - Construindo uma Planta da Sala de aula


2) Construção da planta da sala de aula – barbante (Construindo a Geografia 5ª série – Ed. Moderna)

Faça com seus colegas uma planta da sala de aula. Siga os passos.
Procedimento:
a)      Utilize um rolo de barbante para medir o tamanho das paredes do quadro-de-giz, da mesa do professor, das carteiras dos alunos etc.
b)      Pegue o pedaço de barbante com a me­dida da maior parede. Com a ajuda do professor, dobre ao meio esse pedaço de barbante, depois novamente ao meio, e assim sucessivamente tantas vezes quan­tas forem necessárias para obter uma me­dida que possa ser representada numa fo­lha de papel.
c)      Nas outras medidas efetuadas pela turma, dobre o barbante ao meio o mesmo nú­mero de vezes.
d)     Desenhe a planta da sala, obedecendo aos tamanhos obtidos com os barbantes do­brados.
e)      Discuta com os colegas: quantas vezes o barbante dobrado cabe no barbante intei­ro? Como representar essa relação na es­cala numérica? E na escala gráfica?
f)       Indique no papel a escala numérica e a es­cala gráfica. Faça uma legenda com as co­res utilizadas.

1) Construindo uma planta (apostila expoente)

a) Material
trena ou fita métrica
folhas de papel sulfite
b) Procedimentos
1. Com o auxílio da trena ou da fita métrica, medir a largura e o comprimento de sua sala de aula.
Anotar as medidas e estabelecer a escala (gráfica ou numérica); cada metro da sala de aula pode medir 1 cm no papel.
2. Criar símbolos para representar no mapa elementos como carteiras, quadro-de-giz, portas e janelas.
Definir as direções a partir da posição do Sol ou usando uma bússola. Inserir título, escala e legenda no mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.