AGUIAR, J. S. Educação Inclusiva: Jogos para o ensino de
conceitos. Campinas: Papirus,2013.
ALENTEJANO, Paulo R.R.; ROCHA-LEÃO, Otávio M. O trabalho de campo, uma ferramenta essencial para os geógrafos ou um instrumento banalizado? Boletim Paulista de Geografia. São Paulo: AGB/SP n.84.pp.51-67, jul.2006
ALMEIDA, R. D. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto, 2008.
ALMEIDA, R. D.; Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
ALMEIDA, R. D. e PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 4ª ed. São Paulo, Contexto, 2002.
ALMEIDA, R. D.; JULIASZ, P. C. S. Espaço
e Tempo na Educação Infantil. Editora Contexto, 2014.
ALVARENGA,
Georfravia Montoza. A avaliação formativa e os conteúdos conceituais: a busca
da compreensão. In: ______. (org.) Avaliação:
o saber na transformação do fazer. Londrina: Núcleo de Estudos e Pesquisas
em Avaliação Educacional, 2002. p. 3-31.
ANTONELLO, I. T.; CALVENTE,
M.C. H.; MOURA, J. D. P. A Pesquisa de Memória Viva - Uma experiência da sua
utilização na Formação dos Professores de Geografia. Geografia, vol.12, n. 1, jan/fev. 2003.
ANTONELLO, I.; MOURA, J. D. P.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. II, Londrina: Ed. Humanidades, 2005
ANTONELLO, I.; MOURA, J. D. P.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. III, Londrina: Ed. Humanidades, 2006.
ANTUNES, C. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
ANTUNES, C. Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000.
ANTUNES, C. Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000.
ARAÚJO, S. K. Instrumentação para o Ensino de Geografia I. 2ª Ed. Natal: EDUFRN, 2011.
ARCHELA, R. S.; GOMES, M. F. V. B. Geografia para o ensino médio: manual de aulas práticas. Londrina: Eduel, 1999.
ARCHELA, R. S.; GOMES, M. F. V. B. Geografia para o ensino médio: manual de aulas práticas. Londrina: Eduel, 1999.
ARCHELA, R. S.; CALVENTE, M. C. M. H. Ensino de Geografia: tecnologias digitais e outras técnicas passo a passo. Londrina: Eduel, 2008.
ASARI, A. Y.; ANTONELLO, I.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Ed. Humanidades, 2004
BARBOSA, Jorge Luiz. A arte de representar
como reconhecimento do mundo: o espaço geográfico, o cinema e o imaginário
social. Geographia, UERJ, Rio de Janeiro, ano III, n. 3, jun/2000.
BARBOSA,
Alexandre et al. Os quadrinhos no
ensino de Geografia. In: ______. Como
usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 3 ed. São Paulo: Contexto,
2008. (Coleção como usar na sala de aula)
BARTHES,
Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultura, 1988.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais 3° e 4° Ciclos do Ensino Fundamental de Geografia. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BURLA,
Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevisan Burla de. Teatro e o Ensino de Geografia. ENPEG. 10º Encontro Nacional de
Prática de Ensino em Geografia. 30 ago/02set, 2009, Porto Alegre, RS.
CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino fundamental. Cadernos CEDES, 25(66), p. 227-247, Aug., 2005.
CALVENTE, M. C. M. H.; ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. IV, Londrina: Ed. Humanidades, 2007
CARLOS, A. F. A. (Org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2007.
CARVALHO, A. M. P. de (org.). Ensino de Geografia. [S.l.]: Cengage, 2009.
CASTELLAR, S. M. V. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010.
CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. Conhecimentos Escolares e Caminhos Metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage, 2010.
CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. Conhecimentos Escolares e Caminhos Metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
CASTELLAR, S. (Org.) Geografia Escolar: Contextualizando a Sala de Aula. Editora CRV, 2014.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto alegre: Ed. Da Universidade Federal do Rio Grande do sul, 1999.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas – Sp: Papirus, 1998
CAVALCANTI, L. de S. Geografia escolar e procedimento de ensino numa perspectiva sócio-construtivista. Ciência Geográfica, Bauru, vol. II, nº 16, agost., 2000.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. de S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas – Sp: Papirus, 2012.
CAVALCANTI, L. S. (ORG.) Temas da geografia na Escola Básica. Campinas – Sp: Papirus, 2013.
CORTELA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
COSENZA, R. M. Neurociência e Educação. : Artmed, 2011.
CURY, A. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
DAVID, Cesar de. Trabalho de campo: limites e contribuições para a pesquisa geográfica. DEO UERJ, RJ, n. 11, p. 19-24, 1º sem. 2002.
DINIZ, Flávio G; ARAÚJO,
Thyago F. de. O uso de filmes no ensino
de geografia: uma discussão sobre a representação da África.10ºEncontro
Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre: 2009.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no Ensino de Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed.: Kroart, 2002.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: aprendizagem mediada. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004.
FANTIN, M. E.; TAUSCHEK, N. M.; NEVES, D. L. Metodologia do Ensino de Geografia. Curitiba: IBPEX, 2010.
FERREIRA, J. V. O que todo professor precisa saber sobre neurologia. São José dos Campos-SP: Pulso, 2005.
FRANCISCHETT, M. N. A Cartografia no ensino de Geografia: abordagem metodológica para o entendimento da representação. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010.
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições
metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base
Editorial, 2009.
FONSECA, Valter Machado Da;
BRAGA, Sandra Rodrigues; CICILLINI,
Graça Aparecida.
A Educação Ambiental como possibilidade
de unificar saberes. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v. 1,n.
28, p. 239-256, jan-jun/2007.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
GENTILI, P. A. A. e SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação.
Petrópolis: Vozes, 1994.
GENTILI, P. (Org.) Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 7a. edição. Petrópolis: Vozes, 2000.
GONZÁLEZ, Xosé M. Souto. Didática de la Geografia : problemas
sociales y conocimiento del médio. España: Ediciones Del Serbal, 1998.
GRATÃO, L. H. B.; CALVENTE, M. C.. H.; ARCHELA, R. S. Múltiplas Geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Vol. V, Londrina: Ed. Humanidades, 2008
HAESBAERT,
Rogério. Território, Poesia e Identidade. Espaço
e Cultura, UERJ,n.3, p. 20-31, jan, 1997.
HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Trad. Patrícia
C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os
projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
HOFFMANN,
Jussara. Novos Olhares sobre a Avaliação. In: ______. Pontos e contrapontos: do pensr ao agir em avaliação. 3 ed. Porto
Alegre: Mediação, 1998.
KAERCER, N. A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In.: PONTUSCHKA, N.N; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 3ª Ed., São Paulo: Contexto, 2006. p. 221-231
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008.
KOZEL, S.; FILIZOLA, R. Didática da Geografia: Memória da Terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996.
KOZEL, S. Ensinar geografia no terceiro milênio. Como? Por que? RA'E GA: O Espaço Geográfico em Análise, n. 2, ano II, Curitiba: UFPR, 1998, p.141-151
LEÃO, V. de P. Ensino da Geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. [S.l.]: Argvmentvm, 2008.
LEMOV,
Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para
ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck. São Paulo: Da Boa
Prosa: Fundação Lemann, 2011.
LIBANEO, J. C. Didática.
São Paulo: Cortez, 1994.
LISBOA, M.
Jogos Para uma Aprendizagem Significativa : com música, teatro, artes visuais e
movimentos: valorizando as múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: WAK Editora,
2013.
LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos.
Petrópolis: Vozes, 1994.
LUCKESI, C.
C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições. São Paulo: Cortez,
2011.
MARANDOLA, JR. E.; OLIVEIRA,
L. de. Geograficidade e Espacialidade na
Literatura. Geografia, Rio Claro,
v.34, p. 487-508, set/dez. 2009.
MARTINS, Jorge Souza. O trabalho com projetos de pesquisa:
do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas-SP: Papirus, 2001.
MELLO, Guiomar N. Educação escolar brasileira: O que
trouxemos do século XX?.Porto Alegre: Artmed, 2004
MEIRUEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre : Artmed, 1998.
MELLO, J. B.
F. de. A Geografia da Grande Tijuca na oralidade, no ritmo das canções e
nos lugares centrais. Geographia, UERJ, Rio de Janeiro,
ano IV, n. 7, jun/2002.
MENEGOLLA,
Maximiliano; SANT’ANNA, Ilza Martins. Por
que Planejar? Como planejar? Currículo – Área – Aula. 2 ed. Petrópolis:
Vozes, 1993.
MERENNE-SCHOUMAKER,
Bernadete. Didática da Geografia.
Coleção Horizonte da Didática. Porto: Ed. ASA, 1999.
MOREIRA, Daniel A. org. Didática do ensino superior: técnicas
e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997.
MESQUITA, Zilá. A Geografia social
na música do Prata. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de
Janeiro, n. 3, p. 33-41, jan/1997.
MORAIS, R. de. A
Sala de Aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1988.
MOREIRA, Marco Antonio; BUCHWEITZ, Bernardo. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo: Editora Moraes, 1987.
MORIN, Edgar. Os Setes Saberes Necessários à Educação do Futuro. 3ª Edição. São Paulo: Cortez, Brsília, DF: UNESCO, 2001.
MOURA, J. D. P.; ALVES, J. Pressupostos teórico-metodológicos sobre o ensino de geografia: Elementos para a prática educativa. Geografia, Londrina, v.11, n.2, p. 309-319, jul/dez. 2002
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001.
NEVES, L. R.;
SANTIAGO, A. L. B. O Uso dos Jogos Teatrais na Educação. Campinas: Papirus,
2009.
NOVAES, Adauto e outros. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
OLIVEIRA, D. E. M. B.; SANTOS, A. R. J.; RESENDE, L. A. Formação de professores e ensino:
aspectos teórico-metodológicos. Londrina: UEL, 2011.
OLIVEIRA, A. U. de. Para onde vai o ensino de Geografia? Crise da Geografia, da escola e da sociedade. São Paulo: Contexto, 1994.
OLIVEIRA, J. G. R; LUZ, C. E. O Ensino de Geografia Frente a Multiplicidade de Recursos dos Tradicionais ás novas Tecnologias. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS “CRISE, PRÁXIS E AUTONOMIA: ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E DE ESPERANÇAS ESPAÇO DE DIÁLOGOS E PRÁTICAS”, 2010, Ponto Alegre- Rs. Anais...Porto Alegre-RS, 2010.
PARANÁ.
Diretrizes Curriculares da Educação
Básica: Ensino Fundamental e Médio.
Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Curitiba: 2008.
______. Ensino
Fundamental de Nove Anos. Orientações pedagógicas para os anos iniciais.
Curitiba,
PR: Secretaria de Estado da Educação, 2010.
______.
Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de
Ensino Fundamental. Coordenação da Educação Escolar Indígenas. Educação Escolar Indígena. Curitiba:
SEED, PR, 2006. (Cadernos Temáticos)
PEREIRA,
R. M. F. A. Da Geografia que se ensina
à gênese da Geografia moderna. 3ªed. Florianópolis: UFSC, 1999.
PERRENOUD, Philippe . DEZ NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR – CONVITE À VIAGEM. Porto Alegre, Artmed, 2000.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.
PIRES, Claúdia Luísa
Zeferino. Resenha. Terra Livre, Presidente Prudente, ano 23, v.
1,n. 28, p. 259-261, jan-jun/2007.
PASSINI, E. Y. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
PINHEIRO, A. S. et al. Educação, Currículo, ensino e Formação de professores. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2005.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Geografia: pesquisa e ensino. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 111-142.
PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, Cinema, Literatura e Outras Linguagens no Ensino de Geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012.
PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, Cinema, Literatura e Outras Linguagens no Ensino de Geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012.
REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
RELVAS, M. P. Neurociência e Transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.
RONCA, Antonio Carlos Caruso; ESCOBAR, Virgínia F. Técnicas Pedagógicas: domesticação ou desafio a participação? Petrópolis: Vozes, 1988.
RUA, J. et al. Para Ensinar Geografia. Rio de Janeiro: ACCESS Editora, 1993.
RUDNICK, R.; SOUZA, S. O Ensino de Geografia e suas Linguagens. Curitiba: IBPEX, 2010.
SCHAFFER, N. O. et. al. Um Globo em Suas Mãos: Práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2011.
SILVA, Valdenildo Pedro da. O raciocínio espacial na era das tecnologias informacionais. Terra Livre,Presidente Prudente, Ano 3, v. 1, n. 28, p. 67-90, jun/jul/2007.
SPOSITO,Maria Encarnação Beltrão.(Org.). Livros Didáticos de Geografia e História:
STEFANELLO, A. C. Didática e Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Geografia. Curitiba: IBPEX, 2008.
TONINI, I. V. (Org.) O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
VENTURI, Antonio Bittar (org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Sarandi, 2011. p. 519-528.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991. (Coleção magistério: Formação e trabalho pedagógico)
VEIGA, I. P.
A.; D’ÁVILA, C. (Orgs.) Profissão Docente: Novos Sentidos, Novas Perspectivas.
Campinas: Papirus, 2012.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008 (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico)
VENTURI, L. A. B. (Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.
VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e Ensino: texto críticos. Campinas: Papirus, 1989.
VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e Ensino: texto críticos. Campinas: Papirus, 1989.
VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.