segunda-feira, 19 de março de 2012

Exercícios de Escala 3



a)       Em um mapa duas cidades estão separadas, em linha reta por 6 cm. Sendo a distância real (no terreno) entre essas duas cidades de 150km. Qual é a escala do mapa (em cm)?
b)       A distância de 9 cm, medida em um mapa de escala numérica 1:3.500.000, corresponde em km na superfície da terra a?
c)       Preencha as lacunas: 1,0
I)                    1k=____________cm=_______m
II)                 3000m=__________Km=_________cm
III)               50 000 000cm=_________m=________km
IV)               30Km=_______m=_________cm
V)                  6000 000cm=________km=_________m

d)       Em um mapa cuja distância entre Andirá e Cambará é de 5cm, sendo a distância real de  15km, qual a escala do mapa?
e)       Num mapa da região norte do Brasil, de escala 1:13 000 000, a distância em linha reta entre duas cidades A e B é de 5cm. Qual é a distância real, em linha reta, entre essas cidades?

f)        Qual a distância no mapa de escala 1:500 000 entre dois pontos a 15km de distância um do outro.

g)       Duas cidade distam, em linha reta, 60km uma da outra. Num mapa com escala de 1:4.500.000, a quanto corresponderá em cm?

h)       Num mapa com escala de 1:5 000 000, a distância entre duas cidades é de 72 milímetros. Qual a distância em  km entre esse dois pontos?

i)         Num mapa desenhado na escala de 1:15 000 000, a distância entre duas cidades é de 20cm. Qual é a escala de outro mapa no qual as mesmas cidades distam 4 cm entre si?

j)        Num mapa, uma rua mede 72cm, calcule o comprimento natural da rua, sabendo-se que o mapa foi desenhado na escala de 1:250.

k)      Se você precisasse de elaborar um mapa que contenha informações detalhadas, qual tipo de escala você usaria: grande ou pequena?

1) Resolva os exercícios considerando a fórmula de escala: D=Exd

Exercícios de Escala - Construindo uma Planta da Sala de aula


2) Construção da planta da sala de aula – barbante (Construindo a Geografia 5ª série – Ed. Moderna)

Faça com seus colegas uma planta da sala de aula. Siga os passos.
Procedimento:
a)      Utilize um rolo de barbante para medir o tamanho das paredes do quadro-de-giz, da mesa do professor, das carteiras dos alunos etc.
b)      Pegue o pedaço de barbante com a me­dida da maior parede. Com a ajuda do professor, dobre ao meio esse pedaço de barbante, depois novamente ao meio, e assim sucessivamente tantas vezes quan­tas forem necessárias para obter uma me­dida que possa ser representada numa fo­lha de papel.
c)      Nas outras medidas efetuadas pela turma, dobre o barbante ao meio o mesmo nú­mero de vezes.
d)     Desenhe a planta da sala, obedecendo aos tamanhos obtidos com os barbantes do­brados.
e)      Discuta com os colegas: quantas vezes o barbante dobrado cabe no barbante intei­ro? Como representar essa relação na es­cala numérica? E na escala gráfica?
f)       Indique no papel a escala numérica e a es­cala gráfica. Faça uma legenda com as co­res utilizadas.

1) Construindo uma planta (apostila expoente)

a) Material
trena ou fita métrica
folhas de papel sulfite
b) Procedimentos
1. Com o auxílio da trena ou da fita métrica, medir a largura e o comprimento de sua sala de aula.
Anotar as medidas e estabelecer a escala (gráfica ou numérica); cada metro da sala de aula pode medir 1 cm no papel.
2. Criar símbolos para representar no mapa elementos como carteiras, quadro-de-giz, portas e janelas.
Definir as direções a partir da posição do Sol ou usando uma bússola. Inserir título, escala e legenda no mapa.

Exercícios de Escala 2

1.                   Você está no início de uma avenida e quer ir a um escritório localizado no final dela. Trata-se de uma avenida longa e, pela planta da cidade, você quer saber exatamente quantos metros terá que caminhar. Você descobre que, nesse mapa de escala 1:5.000, a avenida mede 16cm e, portanto, deverá caminhar:
a)       10 m
b)       500 m
c)       160 m
d)        800 m
e)       1600 m

2.                   Medindo-se uma distância em uma carta, acharam-se 22 cm. Sendo a escala da carta 1:50.000, ou seja, cada centímetro, na carta, representando 50.000 centímetros (ou 500 metros) na realidade, a distância no terreno será:


3. A distância real, em linha reta, entre o marco zero das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro é de 362,5 Km e correspondem a 14,5 cm no mapa. Esse mapa foi construído na escala de:
a)       1:25.000
b)       1:250.000
c)       1:2500.000
d)       1:25.000.000
e)       1:250.000.000

4.       Em um mapa de escala 1/3.500.000, 5 mm equivalem a quantos quilômetros?
a)                   175 km
b)                   17,5 km
c)                   1,75 km
d)                   1.750 km
e)                   175 metros

5.               A distância entre duas cidades em um mapa de escala 1:15.000.000 é de 3 cm em linha reta. Qual a distância em quilômetros?
a)                   4.500 km
b)                   45 km
c)                   4,5 km
d)                   450 km
e)                   45.000 m


6.      Ao encontrar-se um mapa geográfico antigo, cuja escala aparece pouco visível, mediu-se a distância entre duas cidades, tendo sido encontrado o valor de 30 cm. Sabendo que a distância real entre ambas é de, aproximadamente, 270 km em linha reta, pergunta-se: qual era a verdadeira escala do mapa?

7.             Após a impressão de parte de uma carta topográfica que se encontrava em um arquivo digital, observou-se que houve uma ampliação dessa carta. Um trecho de uma estrada que apresentava, na escala original de 1:25.000, exatamente 7 cm, ficou com 12,5 cm.
Como será calculada a nova escala do mapa impresso?

Exercícios de Escala 1

1-Converta as seguintes medidas:
a.       10km= ________ m = ___________ cm
b.       35km= ________ m = ___________ cm
c.        2.000.000cm=_______km=________ m
d.       5000m=_______ km= ___________ cm
e.        5000m= _______ cm= ___________ km
f.        50.000.000cm=________km=______ m
2.       Numa carta topográfica de escala 1: 50 000, dois pontos A e B estão separados por 15 cm. Qual a distância real entre esses dois pontos?
  
3.       Duas cidades estão separadas por uma distância de 50 km. Qual seria a distância dessas cidades representadas num mapa de escala 1: 1000.000?

4.       Assinale a alternativa que representa informações corretas sobre escala cartográfica:
a)       1:200 000 (1cm – 20 km)
b)       1:50 000 (1cm -50 Km)
c)       1:12 000 (1cm – 120 Km)
d)       1:700 000 (1cm – 7 Km)

5 - (FMU) Em um mapa cuja escala é 1:2.500.000, duas cidades estão separadas, em linha reta, por 5 centímetros. A distância real (no terreno) entre essas duas cidades é
a) 50 km
b) 75 km
c) 125 km
d) 500 km
e) 1.250 km

6 - Uma cidade está localizada a 5cm de outra, medidos sobre um mapa de escala 1:200.000.
Desprezando as distorções normais de uma projeção, marque a opção que indica a distância real (no terreno) entre as cidades.
a) 5km
b) 100km
c) 10km
d) 50km

7- (PUC-PR) A distância de 7 cm, medida em um mapa de escala numérica 1:2 500 000, corresponde em quilômetros na superfície da Terra a um comprimento real de:
a) 225
b) 17 500
c) 1 750
d) 175
e) 185
8) No mapa de escala 1:25 000 000, a distância em linha reta entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5cm. Na realidade essa distância é de:
a) 150Km
b) 167Km
c) 375Km
d) 250Km

9) Observando o mapa da Itália, de escala 1:12 000 000, sabe-se que a cidade A está a 4,5cm da cidade B. Qual é distância real entre estas duas cidades?
a) 54Km
b) 200Km
c) 7000Km
d) 540Km

10) Pode-se definir escala como sendo a relação ou proporção existente entre as distâncias lineares representadas em um mapa e aquelas existentes no terreno, ou seja, na superfície real. Uma comunidade indígena do Alto Xingu reside em uma área quadrada de 160 000 m². Calcule o valor dessa representação em um mapa na escala 1:5.000.
A) 32 cm² 6,4 cm² C) 3,2 cm² D) 8 cm² E) 64 cm²

11) Em uma carta topográfica de escala 1:100 000, mediu-se a distância entre duas localidades (A e B), resultando em 7,2cm. essa mesma distância, em uma fotografia aérea, foi de 12 cm. fundamentando-se nestas mensurações, determine a escala da fotografia aérea:
a) 1:12 000 b) 1:40 000 c) 1:6 000 d) 1:60 000

Exercício para trabalhar as coordenadas Geográficas de algumas capitais Brasileiras

a)      Porto Alegre: Lat________Lon________
b)      Curitiba: Lat________Lon________
c)      São Paulo: Lat________Lon________
d)     Rio de Janeiro: Lat________Lon________
e)      Belo Horizonte: Lat________Lon________
f)       Brasília: Lat________Lon________
g)      Salvador: Lat________Lon________
h)      Recife: Lat________Lon________
i)        Fortaleza: Lat________Lon________
j)        Belém: Lat________Lon________