sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Jogo da Velha Geográfico


Jogo da Velha Geográfico
Juliene, Lucas, Reginaldo


1) Construa a estrutura do jogo da velha

2) Em cada espaço devera ser colocado uma letra em ordem alfabética (A-I)

3) Elabore 09 questões sobre a temática escolhida. Cada uma corresponde a uma letra

4) Divida a turma em duas equipes (uma será 0 e a ou será X)

5) A equipe escolherá uma letra que corresponde uma questão. Em caso de acerto marcar o símbolo da equipe, e no caso de erro marcar o símbolo da equipe adversária.

6) Vence a equipe que primeiro formar a seqüência de 03 símbolos.


A) O que são ilhas?

Porções de terras emersas cercadas por águas de um oceano, mar, rio ou lago.

B) O que são arquipélagos?

Conjunto de ilhas próximas umas das outras

C) O que são ilhas continentais?

Ilhas que localizam-se nas proximidades dos continentes

D) Quais os tipos de ilhas oceânicas?

Coralígenas e vulcânicas

E) Cite o exemplo de um arquipélago

Japão; Fernando de Noronha

F) O que são ilhas coralígenas?

Ilhas que originam-se do acumulo de corais

G) Explique o que são ilhas vulcânicas?

Ilhas que se formam por erupções de vulcões que ocorreram no oceanos.

H) Uma ilha pode ter sua origem associada ao processo de formação do continente do qual faz parte?

Sim

I) A ilha pode ser formada pelo acumulo de coral?
Sim

Jogo da Trilha das Principais formas do relevo terrestre.


Jogo da Trilha das Principais formas do relevo terrestre.
Juliene, Lucas, Reginaldo
Procedimentos
1) Monte na cartolina uma trilha indicando ponto de partida e de chegada.

2) Divida a trilha em 50 partes

3) Elabore 25 questões sobre o assunto abordado com respostas curtas.

4) O jogo deve ser iniciado jogando o dado, de acordo com a numeração do dado os alunos percorrerão os quadrinhos da trilha, se parar em um que tenha ponto de interrogação o adversário faz a pergunta.

5) Ganha quem acabar primeiro.

Qual é a forma de relevo originada pelo choque ou movimento horizontal das placas tectônicas?

Montanhas

Quais são as formas de relevo que podem se originar da ação dos rios?

Planícies, deltas e vales

Explique o que é intemperismo.

Desgaste e a degradação das rochas provocadas pela ação dos agentes externos.

Explique o que é erosão.

Transporte e a sedimentação do material intemperizado.

Os seres humanos interferem na transformação do relevo?

Sim

Porque o homem modifica o relevo?

Para satisfazer suas necessidades

Quais os agentes que influenciaram na formação do relevo terrestre?

Agente internos e externos.
Cite uma gente interno que influencia na formação do relevo terrestre.

Movimento das placas tectônicas, vulcões, terremotos.

Cite uma gente externo que influencia na formação do relevo

Chuva, mar, rio, gelo, vento, ação humana.

Os mares são importante agentes de formação e transformação do relevo?

Sim

Faixa de areia que avança mar a dentro?

Restinga


Formada por águas que ficaram aprisionadas pela formação de uma restinga?

Lagoa costeira

Rochedos ao litoral ou em alto mar?

Recife

O intemperismo e a erosão são capazes de modificar a paisagem?

Sim

A cordilheira dos Andes é resultado de um agente interno, qual seria?

O choque de duas placas tectônicas.

Que agentes do relevo terrestre mais influenciaram na moldagem do relevo de Fernando de Noronha?

o vulcanismo e o mar

Que agentes do relevo terrestre mais influenciaram na moldagem do relevo do Deserto do Saara?

O vento

É possível surgir uma ilha vulcânica em alto mar?

Sim

Os vulcões são agentes internos ou esterno?

Agentes Internos

O vento é capaz de modificar ou modelar o relevo?

Sim
O degelo é um agente externo que pode modificar o relevo?

Sim

Como é chamada as áreas continentais que estão abaixo do nível do mar?

Depressões absolutas

Cite o nome de uma depressão absoluta mais conhecida

Mar Morto

Qual material após ser resfriado formam as rochas magmáticas?

O magma

Os elementos podem modificar o relevo?

Sim

Jogo da Velha: Massas de ar e frentes.

Jogo da Velha: Massas de ar e frentes.
Alana, Renato

Série: 5ª série.

Objetivo: Trabalhar com os alunos sobre as diferentes massas de ar e frentes que ocorrem em nosso planeta.

Aplicação: Após o conteúdo.

Desenvolvimento:

1. Construa a estrutura do jogo da velha.

2. Em cada espaço deverá ser colocado uma letra em ordem alfabética (A-I).

3. Elabore nove questões sobre a temática escolhida. Cada uma corresponde a uma letra.

4. Divida a turma em duas equipes (X/O).

5. A equipe escolherá uma letra e responderá ao questionamento. Em caso de acerto marcar o símbolo da equipe e no caso do erro marcar o símbolo da equipe adversária.

6. Vence a equipe que primeiro formar a sequência de três símbolos.

PERGUNTAS e RESPOSTAS:

A- Originam-se perto de pólos ou de áreas temperadas; provocam queda de temperatura = massas de ar frias.

B- Nascem em áreas tropicais e equatoriais; provocam elevação da temperatura do ar atmosférico = massas de ar quentes.

C- Originam-se em áreas oceânicas de onde recebem umidade; provocam chuvas durante o seu deslocamento = massas de ar úmidas.

D- Originam-se no interior dos continentes; ocasionam períodos sem chuvas, estiagem e secas = massas de ar secas.

E- Quando em constantes deslocamentos, as massas de ar encontram-se com outras = frentes.

F- A frente mais comum no Brasil = polar atlântica.

G- A massa de ar fria provoca recuo de massa de ar quente, ocasionando queda nas temperaturas = frentes frias.

H- A massa de ar tropical faz a massa de ar frio recuar, ocasionando elevação nas temperaturas do ar atmosférico = frentes quentes.

I- O Brasil é atingido por cinco massas de ar. Quais são elas? = equatorial continental, equatorial atlântica, tropical continental, tropical atlântica e polar atlântica.

Jogo da Trilha: Climas e Formações.


Jogo da Trilha: Climas e Formações.
Alana, Renato

Série: 5ª série.

Objetivo: Trabalhar com os alunos sobre os diferentes tipos de climas e formações que ocorrem em nosso planeta.

Aplicação: Após o conteúdo.

Desenvolvimento:

1. Monte na cartolina uma trilha indicando ponto de partida e de chegada.

2. Divida a trilha em 50 partes.

3. Elabore 25 questões sobre o assunto abordado com respostas curtas.

• O jogo deve ser iniciado jogando o dado, de acordo com a numeração do dado os alunos percorrerão os quadrinhos da trilha, se parar em um que tenha ponto de interrogação o adversário faz a pergunta.

• Ganha quem acabar primeiro.

PERGUNTAS e RESPOSTAS:

1. Estações pouco definidas, massas de ar equatoriais, normalmente quentes e úmidas = equatorial.

2. Inverno seco, verão chuvoso, tropicais continentais e oceânicas = tropical.

3. Estação definida, quentes e secas = desérticos.

4. Polares durante o inverno e tropicais no verão = temperado.

5. Predominam as massas polares = frio.

6. Floresta homogênea, com árvores distantes umas das outras = floresta temperada.

7. Pouca diversidade vegetal, árvores com forma de cone = floresta boreal.

8. Durante o verão o solo fica descoberto, desenvolvendo musgos = tundra.

9. Vegetação herbácea, aproveitada para a criação de gado ou práticas agrícolas = pradarias.

10. Plantas rasteiras, arbustos de pequeno porte e poucas árvores = savanas.

11. Plantas xerófilas = deserto.

12. Grande diversidade de espécies e proximidade entre as plantas = florestas equatoriais e tropicais.

13. Elementos analisados para definir os tipos climáticos = temperatura, chuva, vento e massa de ar.

14. Em áreas próximas à linha do Equador, atingidas com grande intensidade por raios solares = Equatorial.

15. Entre os trópicos de câncer e capricórnio = tropical.

16. Regiões subtropicais, 40ºC de dia e 0ºC de noite = desértico.

17. Clima das extensas áreas entre os trópicos e círculos polares = temperado.

18. Regiões de elevadas latitude ou grande altitude = frio.

19. Região temperada, chuvas durante todos os meses entre os trópicos e círculos polares = floresta temperada.

20. Áreas de clima frio do hemisfério norte = floresta boreal.

21. Áreas de clima polar = tundra.

22. Regiões de clima subtropical ou temperado = pradarias.

23. Áreas tropicais, com clima tropical semi-úmido = savanas.

24. Ocupa áreas de vários continentes = desertos.

25. Áreas tropicais equatoriais = florestas equatoriais e tropicais.

Bingo Geográfico da Revolução Industrial


Bingo Geográfico da Revolução Industrial
Discentes: Gilberto e Jonathan.

Objetivos:
Entender como a Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial.
Analisar como ocorreu o processo de industrialização na Inglaterra e de que forma ela re (estruturou) o espaço.
Verificar como funcionava a relação dos donos do meio de produção e trabalhadores, discutindo os seus modos de vida.

Aplicação:
Após a explicação do conteúdo em sala de aula, aplicar o bingo geográfico como forma de descontração da turma, além de ser uma técnica de fácil acesso, os alunos com certeza vão se identificar com a atividade e buscar responder as questões.

Série: 9° ano/ 8° série.

Dicas:

1-Mudança de sistema de produção ocorrido na Inglaterra durante o século XVIII. Revolução Industrial.

2- Possui somente sua força de trabalho. Protelariado.

3- Estrutura do modo de produção durante a Revolução Industrial. DST.

4- Condições de trabalho. Exploração de mão de obra.

5- Sistema político vigente. Liberalismo.

6- Tipo de indústria predominante. Têxtil.

7- Transporte utilizado para escoamento de mercadorias. Locomotiva a vapor.

8- Matéria prima principal na Revolução Industrial. Carvão mineral.

9- Conseqüência da especialização do trabalho, segundo Karl Marx. Alienação.

10- Conseqüência das péssimas condições de vida na Inglaterra. Mortalidade.

11- A quem pertencia a acumulação de capital. Proprietários do meio de produção.

12- Destino da mercadoria. Mercado consumidor.

13- Mercadoria a preços elevados em detrimento ao pagamento dos funcionários. Mais valia.

14- Mudança do cenário urbano e rural. Transformação do espaço.

15- Conseqüência do acirramento entre ricos e pobres. Desigualdades sociais.

JOGO DA VELHA DOS SETORES DA ECONOMIA

JOGO DA VELHA DOS SETORES DA ECONOMIA
Adriana Pereira Gonçalves
Diego Augusto de Carvalho Silva


QUESTÕES:Responda a qual setor cada item faz parte:

A- Atividade da Pesca(Primário)

B- Serviços de Saúde (Terciário)

C- Produção de equipamentos eletrônicos (Secundário)

D- Extrativismo Mineral (Primário)

E- Agricultura e Pecuária (Primário)

F- Alimentos Industrializados (Secundário)

G- Agencias Bancárias (Terciário)

H- Produção de Automóveis (Secundário)

I- Instituições de Educação e serviços de Transporte (Terciário)

BINGO GEOGRÁFICO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

BINGO GEOGRÁFICO DOS BLOCOS ECONÔMICOS
Alunos: Adriana Pereira Gonçalves
Diego Augusto de Carvalho Silva

Objetivo: Compreender o que são os Blocos Econômicos quais são seus objetivos:

DICAS:

1. Integração dos países de uma mesma região geográfica em busca de cooperação econômica e política.

2. Após sua criação irá abranger países da Ásia, América e Oceania.

3. É o 5º e último membro a integrar o MERCOSUL

4. Bloco econômico liderado pelos Estados Unidos.

5. Fato que atrapalha o desenvolvimento do MERCOSUL.

6. Seus principais integrantes são Brasil e Argentina.

7. Bloco Econômico da América Central.

8. Área de Livre-Comércio das Américas.

9. Países integrantes da Anzcerta.

10. Bloco Econômico que reúne Bolívia, Peru, Colômbia e Equador.

11. Principal país do MERCOSUL.

12. Atual Presidente do Brasil.

13. Criada em 1992 ambiciona formar o Mercado Comum com 14 países Africanos.

14. Bloco que substituiu a ALALC.

15. Bloco que reúne Colômbia, México e Venezuela.

16. Associação das nações do Sudeste Asiático.

17. Mercado Comum dos países do Leste e Sul da África.

18. Atual Presidente da Argentina.

19. Criado em 1992, é resultado da progressiva integração entre CEE e AELC.

20. Tratado que foi assinado em dezembro de 1991 e que criou a União Européia.

21. Moeda adotada pelos principais países da Europa.

22. Líder do Bloco Econômico Nafta.
RESPOSTAS:
1. Blocos Econômicos 12. União Européia

2. APEC 13. SADC

3. Venezuela 14. ALADI

4. NAFTA 15. Grupo dos Três

5. Rivalidades Regionais 16. ASEAN

6. MERCOSUL 17. COMESA

7. CARICOM 18. Cristina Kirchner

8. ALCA 19. Espaço Econômico Europeu

9. Nova Zelândia e Austrália 20. Tratado de Maastricht

10. PACTO ANDINO 21. Euro

11. Brasil 22. Estados Unidos da América

Bingo dos Grandes Biomas do Mundo


Bingo dos Grandes Biomas do Mundo
Fernanda Braz Martins e Géssica Caroline Quani Félix


Série: 1° ano do Ensino Médio

Objetivo: Compreender os diferentes biomas que compõem o mundo.

Aplicação: Após o conteúdo.

Desenvolvimento:

1 – Montar as cartelas (6 quadradinhos cada cartela).

2 – Escolher 6 Biomas do mundo e escrever os nomes deles aleatoriamente nos quadrados e no meio escrever a palavra bingo.

3 – Preparar uma dica para cada Bioma.

4 – Escrever as dicas em pedaços de papel e colocar dentro de um saquinho, para serem sorteadas.

Dicas:

1 – Bioma mais jovem da Terra e que possui um ecossistema cuja composição botânica é influenciada pelas condições do solo e do clima.

2 – Bioma que nas grandes altitudes não apresenta vegetação.

3 – Ocorre apenas no Hemisfério Norte, entre as latitudes de 50 e 60° N, seu fator climático caracteriza-se pela altitude.

4 – Possui vegetação de clima temperado oceânico.

5 – Bioma no qual se encontra a maior biodiversidade entre todos os outros biomas da Terra.

6 – Recebem pouca e irregular precipitação, sua temperatura pode atingir 50° C durante o dia e a noite pode cair para -1° C.

7 – Destaca-se nas margens da região banhada pelo Mar Mediterrâneo, sua temperatura no inverno é amena.

8 – Este bioma é seco, frio e com vegetação rasteira.

9 – Possui diferentes nomes na América do Norte e na América do Sul.

10 – São formações típicas de regiões de climas tropicais, no norte da Austrália destacam-se os eucaliptos.

RESPOSTAS:

1 – TUNDRA

2 – MONTANHAS

3 – TAIGA OU FLORESTA BOREAL

4 – FLORESTAS TEMPERADAS

5 – FLORESTAS TROPICAIS

6 – DESERTOS E SEMIDESERTOS

7 – FORMAÇÕES MEDITERRÂNEAS E FLORESTAS E BOSQUES ESCLERÓFILOS

8 – ESTEPES

9 – PRADARIAS

10 – SAVANAS

Jogo da Velha: Vegetação


Jogo da Velha: Vegetação
Thiago Saab


Série: 8ª série.

Objetivo: Trabalhar com os alunos sobre os diferentes tipos de vegetações existentes em nosso planeta.

Aplicação: A aplicação deve ser executada após o conteúdo ser trabalhado na sala de aula.

Desenvolvimento:
1. Construa a estrutura do jogo da velha.

2. Em cada espaço deverá ser colocado uma letra em ordem alfabética (A-I).

3. Elabore nove questões sobre a temática escolhida. Cada uma corresponde a uma letra.

4. Divida a turma em duas equipes (X/O).

5. A equipe escolherá uma letra e responderá ao questionamento. Em caso de acerto marcar o símbolo da equipe e no caso do erro marcar o símbolo da equipe adversária.

6. Vence a equipe que primeiro formar a sequência de três símbolos.

Questões.

1) As savanas é um tipo de vegetação Africana?

R= Sim.

2) A tundra tem como característica de árvores com grande biodiversidade e com árvores de grande porte?

R= Não

3) O cerrado é um tipo de vegetação brasileira que tem características semelhantes ao da Savanas Africanas?

R= Sim

4) No regime Equatorial, as árvores são densas ou não?

R= Sim.

5) A floresta de coníferas, é o tipo de vegetação que abrange os países da Rússia, Alasca e Noruega.

R= Sim

6) No outono, as folhas das árvores da vegetação de clima temperado ficam com uma tonalidade diferente, vocês sabem qual é?

R= Ficam avermelhadas

7) Hollywood fica em um local com características de qual tipo de vegetação?

R= Mediterrâneo

8) As áreas de montanhas apresentam vegetações que variam de acordo com a altitude em que elas se encontram?

R= Sim.

9) Os pampas podem ser entendidos como as “Pradarias da América do Sul”?

R= Sim.

Jogo da trilha do Espaço urbano


TRILHANDO O ESPAÇO URBANO
CONFECÇÃO: BRUNO L. BENTO E JAQUELINE P. ROCHA

ANO: 6ª série

CONTEÚDO: Espaço Urbano

OBJETIVO: Mostrar através desse jogo, tanto a socialização dos educandos, quanto a agilidade no pensamento sobre o espaço urbano tema abordado em sala de aula para melhor assimilação do conteúdo

DESENVOLVIMENTO

1) Monte na cartolina uma trilha indicando o ponto de partida e de chegada?

2) Divida a trilha em 50 partes

3) Elabore 25 questões sobre o assunto abordado, nesse caso sobre o espaço urbano com respostas curtas?

4) O jogo deve ser iniciado jogando o dado de acordo com a numeração do dado, os alunos percorrerão os quadrinhos da trilha se parar em um que tiver ponto de interrogação o adversário faz a pergunta?

QUESTÕES SOBRE O ESPAÇO URBANO

1) Porque o espaço urbano é dinâmico?

R= Porque está em constante transformação

2) O espaço urbano se caracteriza pelo que?

R= Aglomerações de pessoas, atividades e edificações

3) Defina as cidades conforme a legislação federal?

R= Cidades são sedes de município, independentemente do número de habitantes que tem

4) Quais os setores econômicos que desenvolvem na cidade?

R= Atividade do setor secundário e terciário

5) Em que localização do país se desenvolvem os primeiros centros urbanos do século XVI?

R= Ao longo do litoral

6) Que fator impulsionou a urbanização no Brasil a partir de 1930?

R= A industrialização

7) Qual é a principal fonte de riqueza para o Brasil até a década de 1950?

R= A agricultura

8) O que são metrópoles?

R= São cidades com alta densidade demográfica e que concentram variados tipos de indústria, estabelecimentos, hospitais, jornais entre outros

9) Dê um exemplo de metrópole mundial?

R= São Paulo e Rio de Janeiro

10) Que influência as metrópoles mundiais exercem sobre o território nacional?

R= Exercem aspectos de vida cultural, científica, social e econômica do país

11) O que é metrópole nacional?

R= É uma cidade que exercem grande influência sobre o território dos estados onde estão localizadas muitas vezes sobre extensas áreas de estados vizinhos

12) Que atividade abriga as metrópoles regionais?

R= Abriga as atividades econômicas diversificadas, mas possuem influência menor que das metrópoles nacionais

13) O que são capitais regionais?

R= Correspondem as cidades de grande e médio porte que exercem influência sobre um vasto número de municípios a sua volta

14)Quantas regiões metropolitanas existem no Brasil?

R= 22 regiões

15) Qual a maior região metropolitana do país?

R= São Paulo

16) Quais são os tipos de empregos do setor informal?

R= Engraxate, recicladores de papel, diarista, vendedor ambulante entre outros

17) Quais são os principais problemas ambientais nas cidades?

R= O lixo e a poluição

18) Quais são as infra-estruturas que acompanham o crescimento das cidades?

R= Distribuição de água, rede coletora de esgoto, fornecimento de energia elétrica e pavimento de ruas

19) Como é possível melhorar o espaço das cidades?

R= Com a participação ativa do cidadão

20) O que contribui para a violência urbana?

R= As grandes desigualdades sociais e a falta de um sistema eficiente de segurança

21) No ano de 2004, quantos % da população estava desempregada?

R= Cerca de 19%

22) O que são centros locais?

R= Correspondem aos centros urbanos espalhados por todo país

23) O que são centros regionais?

R= São cidades de porte médio que estão sobre influência de capitais regionais, mas exercem influência sobre cidades menores em seu entorno

24) Em que século a industrialização e a urbanização provocaram uma revolução na organização do espaço geográfico?

R= Século XX

25) Quando que surgiu os primeiros aglomerados urbanos?

R= Cerca de 10 mil anos

JOGO DA VELHA SOBRE O ESPAÇO RURAL


JOGO DA VELHA SOBRE O ESPAÇO RURAL
CONFECÇÃO: BRUNO L. BENTO E JAQUELINE P. ROCHA

ANO: 6ª SÉRIE

CONTEÚDO: O ESPAÇO RURAL

OBJETIVO: Fazer com que os educandos assimilem com mais facilidade o conteúdo sobre o espaço rural, exposto em sala de aula

DESENVOLVIMENTO

1)Construa a estrutura do jogo da velha

2)Em cada espaço deverá ser colocado uma letra em ordem alfabética (A-I)

3)Elabore 09 questões sobre a temática escolhida, cada uma corresponde a uma letra

4)Divida a turma em duas equipes (X/0)

5)A equipe escolherá uma letra e responderá ao questionamento. Em caso de acerto marcar o símbolo da equipe e no caso de erro marcar o símbolo da equipe adversária

6)Vence a equipe que primeiro formar a sequência de 03 símbolos

QUESTÕES SOBRE O ESPAÇO RURAL

1)Antes da Revolução Industrial a Europa Ocidental viveu um período de transformações na agricultura .Como se chama esse período?

R= Revolução Agrícola

2)Como se caracteriza o arrendamento de terras?

R=Nesse caso o trabalhador agrícola aluga um pedaço de terra e paga o aluguel em dinheiro

3)Nos Estados Unidos predomina qual tipo de trabalho na agricultura?

R= Trabalho familiar

4)Desde que ano no Brasil se registra um aumento considerável na venda de agrotóxicos e maquinários pesados para a agricultura?

R= Desde de 1970

5)Quantos % no território brasileiro se caracteriza por áreas de atividades agropecuárias, agricultura e pecuária?

R= 28% atividades agropecuárias. 7% áreas agrícolas e 21% a pecuária

6)O que é reforma agrária?

R= Redistribuição de terras agrícolas, desapropriando as grandes propriedades e distribuindo lotes de terras as famílias camponesas

7) O trabalho familiar é caracterizado a qual tipo de lavoura?

R=Lavoura de subsistência

8)Que posição o Brasil ocupa na criação de eqüinos(cavalos) no mundo?

R= 3º lugar

9)Os minifúndios ou pequenas propriedades no Brasil correspondem a quantos %?

R= Cerca de 53%

JOGO DA VELHA GEOGRÁFICO

GABRIELLA LIMA E ÉRICA TOBIAS


1- Movimento que a Terra realiza ao deslocar- se em torno do Sol. (TRANSLAÇÃO)

2- Movimento que a Terra realiza em torno dela mesma. (ROTAÇÃO)

3- Inclinação da Terra em relação ao Sol em 21 de março e 23 de setembro.(EQUINÓCIO)

4- Inclinação da Terra em relação ao Sol em 21 junho e 22 de dezembro. (SOLSTÍCIO)

5- A partir dos solstícios e equinócios temos__________ (ESTAÇÕES DO ANO)

6- A desigual distribuição da radiação solar na superfície terrestre da origem a ________. (ZONAS TÉRMICAS OU CLIMÁTICAS)

7- Localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (ZONA INTERTROPICAL)

8- Localiza se entre o trópico e um círculo polar (ZONA TEMPERADA)

9- Localiza se entre os círculos polares e os pólos.(ZONAS GLACIAIS OU POLARES)

Jogo da Velha da Produção industrial


Jogo da Velha da Produção industrial
Antonio Claudio Miranda
Beatriz de Paula Ramos
Jonathan Henrique da Silva

Tema: Produção Industrial

Ano: 5º série Ensino Fundamental

Objetivo: Analisar os processos de produção Industrial no Brasil.

1- Construa a estrutura do jogo da velha

2- Em cada espaço deve ser colocada uma letra em ordem alfabética.

3- Elabore 09 questões sobre a temática escolhida. Cada uma corresponde a uma letra.

4- Divida a turma em duas equipes.

5- A equipe escolherá uma letra e responderá ao questionamento. Em caso de acerto marcar o símbolo da equipe e no caso de erro marcar o símbolo da equipe adversária.

6- Vencerá a equipe que primeiro formar a seqüência de 03 símbolos.

Perguntas:
1- Qual setor inclui as atividades da agricultura, da pecuária e extrativismo/ minerais e vegetais?

Setor primário.
2- Setor que compõe bancos, comércios e prestações de serviços?

Setor terciário.
3- Setor que contém indústrias de transformação, construção civil, indústrias de mineração?

Setor secundário.
4- Industriais de bens de consumo produzem bens que serão vendidos aos consumidores e são divididos em dois grupos, quais são?

Bens duráveis e Bens não duráveis.
5- O que fazem as indústrias de bens de produção?

Transformam os recursos naturais em matéria- prima que serão utilizados por outras indústrias.
6- O que é PEA?

População economicamente ativa.

7- Com o Just-in-time, como passou a ser caracterizado o trabalho?

Trabalho em equipe.
8- O que são empresas transnacionais?

São empresas que instalam suas fábricas e escritórios em várias partes do mundo.
9- Linha de montagem é um termo usado em qual das seguintes respostas:

( )Taylorismo ( X )Fordismo ( )Just-in-time

Jogo da Trilha das Migrações
Antonio Claudio Miranda
Beatriz de Paula Ramos
Jonathan Henrique da Silva

Tema: Migrações

Ano: 6º série Ensino Fundamental

Objetivo: Compreender o sistema de deslocamento das migrações Brasileiras.

1- Monte na cartolina uma trilha indicando ponto de partida e de chegada.

2- Divida a trilha em 50 partes

3- Elabore 25 questões sobre o assunto abordado com respostas curtas.

O jogo deve ser indicado jogando o dado, de acordo os alunos percorrerão os quadradinhos da trilha, se pararem um que tenha ponto de interrogação o adversário faz a pergunta.

Ganha quem chegar primeiro.

Regras Gerais:

1- Para começar o jogo é quem tirar a pedra maior no dado e assim sucessivamente.

2- Cada jogador terá direito de jogar o dado uma vez.

3- Alguns cartões de perguntas conterão regras que devem ser cumpridas durante o jogo.

4- Vencerá o jogo quem chegar no final primeiro

Perguntas:

1- Termo utilizado para designar a saída de um individuo de uma área.
Emigração.
2- Um dos motivos que leva o desenvolvimento migratório são as desigualdades econômicas?

( X )Sim ( )Não
3- Termo utilizado ao destino de um individuo.
Imigração.
(Regra 01: Acertou avance 02 casas errou volte 02).
4- Migração é um movimento populacional de uma localidade para outra, sendo motivada por guerra, perseguições políticas ou religiosas ou por exclusão econômica?
( X )Verdadeiro ( )Falso
5- Migração externa é um movimento populacional entre diferentes estados e cidades, enquanto migração interna corresponde o deslocamento de um país para outro.
( )Verdadeiro ( X )Falso
6- Designação atribuída ao movimento migratório interno do Brasil do campo para cidade.
Êxodo Rural
7- Migração pendular é o movimento anual da população que se desloca da periferia para o centro de uma cidade e vice versa?
( )Verdadeiro ( X )Falso
(Regra 02: Errou fique uma rodada sem jogar)
8- Os trabalhadores imigrantes enfrentam também a discriminação e o preconceito referentes a cor de pele, traços fisionômicos e costumes?
( X )Sim ( )Não
9- A migração nordestina para regiões melhores estruturadas transformam estes indivíduos, muita das vezes em mão de obra reserva e desqualificada?
( X )Verdadeiro ( )Falso
10- Os meios de transporte em nada contribui com o desenvolvimento da migração, pois representa um meio restrito a quem não migra?
( )Verdadeiro ( X )Falso
11- Como são chamados os brasileiros que se dirigem para o Paraguai em busca de terras produtivas com custo menor, vivendo ilegalmente neste país?
Brasiguaios.
(Regra 03: Acertou avance 04 casas)
12- A migração ocorre apenas com a população desfavorecida economicamente?
( )Sim ( X )Não
13- Infra-instrutoras bem desenvolvidas caracteriza pólos de atração populacional?
( X )Verdadeiro ( )Falso
14- O clima é um fator que propicia o desenvolvimento da migração?
( X )Sim ( )Não
15- A maior parte da massa migracional presentes no Sudeste brasileiro são advindos da região Norte?
( )Sim ( X )Não
(Regra 04: Errou volte ao inicio, acertou avance 02 casas)
16- Emigrantes são pessoas que vivem em países diferentes daquele onde nasceram?
( )Verdadeiro ( X )Falso
17- Qual o nome das migrações entre os estados da mesma região? Ex: Do Pará para o Amapá?
Intra-regionais.
(Regra 05: Acertou avance 03 casas, errou fique uma rodada sem jogar)
18- Migração temporária é o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano?
( X )Verdadeiro ( )Falso
19- Os imigrantes em nada contribuem com o desenvolvimento do local no qual se estabelece.
( )Verdadeiro ( X )Falso
20- Os japoneses que saem do Brasil e vão para o Japão a trabalho são chamados:
Emigrantes
21- Período de maior emigração externa no Brasil?
Séc. XIX e XX.
22- Qual cidade brasileira recebeu mais imigrantes nos últimos anos?
São Paulo.

TRILHA GEOGRÁFICA: “Divisões Geográficas do Brasil”


TRILHA GEOGRÁFICA: “Divisões Geográficas do Brasil”
Adriana Pereira Gonçalves
Diego Augusto de Carvalho Silva

Regras do Jogo:
O aluno joga o dado e avança o número de casas que for indicado, respondendo o enigma correspondente ao local onde ele parou. Se o aluno errar o enigma ele deve retornar a casa anterior, e se ele acertar continua jogando respondendo a próxima pergunta.

Enigmas:

1. O Brasil está dividido em quantos estados?

2. A divisão do Brasil em estados deve-se a que fatores?

3. Quais são os estados da Região Sul?

4. O estado do Acre localiza-se em qual Região Brasileira?

5. De acordo com o IBGE,responda quais são as cinco grandes regiões brasileiras?

6. Região do país onde historicamente o povoamento ocorreu de forma mais intensa nos primeiros séculos de ocupação Europeia?

7. Em qual região localiza-se o Distrito Federal?

8. Qual é a região mais populosa, rica e industrializada do país?

9. Domínio climático que abrange cerca de 20% do território nacional, concentrando-se, sobretudo na região centro oeste?

10. Sua vegetação é composta principalmente por plantas adaptadas a escassez de água como o mandacaru

11. A primeira proposta oficial de regionalização do país foi elaborada em que ano?

12. Quando foi criado o estado de Tocantins?

13. Domínio das Pradarias também chamado de Pampas, localiza-se sobretudo em que estado brasileiro?

14. O que são as faixas de transição?

15. Região com menor extensão do país?

16. É a segunda região mais populosa do Brasil?

17. É a segunda maior região do país em extensão?

18. É a mais extensa das cinco grandes regiões do país?

19. Concentra a maior parte da produção industrial e agropecuária do Brasil?

20. Quais são as três regiões geoeconômicas brasileiras?

21. Quando iniciou-se a formação dos estados brasileiros?

22. Quando foram estabelecidos os limites dos estados brasileiros?

23. É considerada a capital econômica do Brasil?

24. Capital onde se localiza os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário?

25. Qual a base econômica do estado do Paraná?

Respostas:

1. 26 Estados.

2. Históricos e políticos administrativos.

3. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

4. Região Norte.

5. Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

6. Nordeste.

7. Centro-Oeste.

8. Sudeste.

9. Domínio do Cerrado.

10. Domínio da Caatinga.

11. Ano de 1940.

12. Ano de 1988.

13. Rio Grande do Sul.

14. Áreas intermediárias entre as regiões naturais.

15. Sul.

16. Nordeste.

17. Centro-Oeste.

18. Norte.

19. Centro-Sul.

20. Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

21. Na época da colonização Portuguesa.

22. Século XIX.

23. São Paulo.

24. Brasília.

25. Agricultura.

Jogo da Velha das Regiões Brasileiras

Jogo da Velha das Regiões Brasileiras
Ana Paula Belinelli e Denize Tomba
A - É a segunda maior Região brasileira em extensão territorial

R: Centro Oeste

B - Umas das belezas naturais da Região centro-oeste.

R: O Pantanal
C - Um elemento essencial para a economia do Nordeste

R: A extração do petróleo

D - Uma vegetação típica do Nordeste

R: A caatinga

E - Qual floresta cobre a maioria dos territórios da Região Norte

R: Floresta Amazônica

F - É a região mais desenvolvida.

R: Sudeste
G - Estados que compõem a Região Sul

R: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parná
H - Qual o clima que predomina na região Sul

R: Clima Temperado
I - No Paraná, há uma exceção que clima predomina na região.

R: Clima Tropical

Jodo da Trilha dos oceanos, mares, continentes e ilhas.


Jodo da Trilha dos oceanos, mares, continentes e ilhas.
Ana Paula Belinelli e Denize Tomba



1-) O maior deserto do planeta Saara se encontra no continente africano

( X ) VERDADEIRO ( ) FALSO
2) Possui um bloco econômico denominado União Européia

Europa
3) O continente asiático tem a maior área territorial do mundo

(x) CERTO ( ) ERRADO
4) É formada pelo território da Austrália, grandes ilhas e inúmeras pequena ilhas.

Oceania

5) A Antártica está localizada na região mais fria do mundo.

(X) CERTO ( ) ERRADO

6) Continente que não possui população fixa

Antártica
7) São porções de terra emersas cercadas pelas água de um oceano, mar ou rio ou lago.

Ilhas

8) É um conjunto de ilhas próxima umas das outras.

Arquipélago

9) O Japão, exemplo de arquipelágo, reúne quatro ilhas grandes e cerca de três mil ilhas pequenas.

(X) CERTO ( ) ERRADO
10) Quando se localizam nas proximiddes de um continente são ilhas continentais

(X) CERTO ( ) ERRADO
11) Existem dois tipos de ilhas oceânicas: as coralíneas e as vulcânicas
(X) CERTO ( ) ERRADO
12) Quantos oceanos o globo possui? Cite dois.
Quatro oceanos, Atlântico e Índico
13) Qual o oceano é o mais extenso e o mais profundo dos oceanos.

Pacífico
14) Oceano que se localiza entre a América, a Europa e a África

Oceano Atlântico
15) São massas de água salgada que se localizam próximo aos continentes ou interior destes.
Os mares
16) Os mares se classificam em mar aberto, mar interior e mar fechado.

(x) verdadeiro ( ) Falso

17) As ilhas oceânicas localizam-se em alto-mar e fazem parte do relevo sulmarino.

(X) Verdadeiro ( ) Falso

18) Os países do continente americano são marcados por enormes diferenças econômicas e sociais.

(x) verdadeiro ( ) Falso

19 Possui o maior número de países o continente africano

(X) certo ( ) Errado

20) Cite uma floresta da África

Congo

21) Fale um dos recursos naturais existentes na África.

Minério de ferro.
22) A Austália e a Nova Zelândia se encontram em qual continente

Oceania

23) Cite um tipo de pesca

Artesanal
24) A indústria da pesca fornece alimento para as populações e matéria-prima para fabricar ração.

(X) Sim ( ) Não

25) O mar Mediterrâneo é um exemplo de mar interior

(x) Certo ( ) Errrado

Jogo da Velha- Atmosfera e a poluição da atmosfera.


Jogo da Velha- Atmosfera e a poluição da atmosfera.
Celso Henrique, Gabryella Roque e Julia Leite.

1- Camada gasosa que envolve a Terra, não se apresenta uniforme em toda a sua extensão: Atmosfera.

2- Indispensável para a existência da vida na superfície terrestre: Oxigênio.

3- Camada mais próxima da superfície terrestre, tem uma espessura que varia entre 8 e 16 km, é nessa camada que ocorrem os fenômenos meteorológicos (ventos, chuvas e relâmpagos): Troposfera.

4- Podemos considerar 3 tipos de circulação horizontal, e uma delas determina as zonas climáticas e o padrão global dos climas essa seria: circulação primária.

5- A grande quantidade de poluentes lançados na atmosfera tem interferido em fenômenos que ocorrem naturalmente com a Inversão: Térmica.

6- O Brasil é um grande emissor de gás: Carbônico.

7- A água da chuva normalmente acida: Chuva ácida.

8- O aquecimento global é o maior, mas não o único responsável pelas mudanças climáticas pelas quais o planeta tem passado. Alguns fenômenos provocam alterações das chuvas, dos ventos e das temperaturas várias regiões onde se destaca os fenômenos: El Ninõ e La Nina.

9- Mortes por guerra e fome chegarão aos milhões até a população ser reduzida a um nível: Sustentável.

Jogo da Velha dos lugares turísticos no Estado do Paraná


Jogo da Velha dos lugares turísticos no Estado do Paraná
Daniel ,Flavio, Elieder
Perguntas do Jogo

1- Parque localizado no Estado do Paraná que tem uma taça como símbolo uma taça

R,, Vila Velha

2- Canyon formado pelo rio Iapó.
R ,, Guartelá

3- Principal atrativo turístico do Parque Nacional do Iguaçu.
R, Cataratas

4- Cidade onde se localiza o principal porto de exportação do Paraná.
R,, Paranaguá

5- Cidade onde a PETROBRAS extrai xisto perubetuminoso no sul do Paraná.
R,, São Mateus do Sul

6- Rio utilizado pela SANEPAR para o abastecimento de água no município de Cornélio Procópio.
R,, rio Congonhas

7- Cidade localizada no norte do Paraná que possui a maior jazida de carvão mineral.
R,, Figueira

8- Cidade paranaense onde se localiza o Parque do Cerrado
R,, Jaguariaiva

9- Cidade no noroeste do Paraná que sofre o processo de arenização
R,, Paranavaí

JOGO DA VELHA: Organizações econômicas

JOGO DA VELHA: Organizações econômicas
Edilaine B. Nogueira
Mary H. Torres.



A) O que são organizações regionais?

R: São reuniões de países com o objetivo de estabelecer relações de comércio privilegiado entre si.

B) O que é Zona de livre comércio?

R: É o estabelecimento entre os países-membros e a gradual eliminiação das restrições tarifarias.

C) O que é união aduaneira?

R: Associação é a criação de um mercado comum que estabeleça a livre circulação de bens, serviços, mão de obra e capitais, além da eliminação das taxas alfandegárias e restrições tarifárias.

D) O que é NAFTA?

R: Acordo de Livre – Comércio da América do Norte.

E) Quais são os países membros?

R: Canadá, Estados Unidos e México.

F) O que é Mercosul?

R: Mercado Comum do Sul.


G) Quais são os Países membros?

R: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

H) Quantos países fazem parte da União Européia?

R: 26 países.

I) Cite os principais países que faz parte da União Européia?

R: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido.

J) Quais são os quatros direitos básicos aos cidadões membros da União Européia?

R:Igualdade entre os homens e mulheres, livre circulação, assistência sanitária e salubridade no ambiente de trabalho.

Jogo da Velha do Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Fernanda Braz Martins, Géssica Caroline Quani Félix e Roberto Camargo

TEMA: DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO

Perguntas do Jogo:
1- É perceptível nas paisagens brasileiras, seja no campo, seja nas cidades.
Resposta: Subdesenvolvimento

2- Quando foi criado o termo subdesenvolvimento?
Resposta: Após a Segunda Guerra Mundial

3- São como duas faces de uma mesma “moeda”: o capitalismo.
Resposta: O subdesenvolvimento e o desenvolvimento

4- Gerou desigualdades sociais no interior dos países onde se instalou.
Resposta: Capitalismo

5- Fator que mantém muitos países em situação de subdesenvolvimento.
Resposta: As constantes guerras civis, especialmente na África e Ásia.

6- Esteve por longo período sob o controle de um partido único ou de um grupo de militares?
Resposta: Poder político

7- Divide o mundo em países de alta renda, de média alta e média baixa renda e países de baixa renda.
Resposta: Banco Mundial

8- Habita os países subdesenvolvidos.
Resposta: Diferentes povos que possuem línguas, religiões, costumes e tradições próprios.

9- São países que tem um mercado interno significativo e oferecem boas oportunidades de negócios e de lucros.
Resposta: Países emergentes

JOGO DA TRILHA: Um Planeta dinâmico

JOGO DA TRILHA: Um Planeta dinâmico
Fernanda Braz Martins, Géssica Caroline Quani Félix e Roberto Camargo

Perguntas:
1-A terra realiza movimentos: o de Rotação e o de Translação.

(x) Sim ou ( )Não

2- Observando o planeta terra representado num globo ou mapa-múndi, qual é a impressão que temos.

Resposta: Que o planeta terra é estático.

3- Um exemplo do dinamismo da terra é a movimentação das placas tectônicas que dão origem as cordilheiras e os vulcões, além de provocar terremotos.

(x) Sim ou ( )Não

4- As chuvas são a mais forte evidencia de que nosso planeta esta se movimentando.

( )Sim ou (x)Não -Resposta seria os terremotos.

5- É um tremor ocorrido no interior da crosta terrestre pela propagação de ondas sistêmicas a partir de um foco onde houve ruptura das rochas.

Resposta: Terremotos

6-Todo terremoto tem um foco que é conhecido como hipocentro.

(x) Sim ou ( )Não

7-O terremoto provoca uma maior destruição nos lugares mais próximos ao hipocentro?

( )Sim ou (x )Não -Resposta seria o epicentro

8- É um problema ambiental medido pela escala Richter.

Resposta: A magnitude de um terremoto

9-De 1960 até o inicio deste século, ocorreram aproximadamente 400 mil terremotos no mundo.

(x) Sim ou ( )Não

10- Quando um terremoto ocorre em área densamente povoada, pode causar muita destruição.

(x) Sim ou ( )Não

11- Estes países criaram tecnologias arquitetônicas para minimizar o impacto dos terremotos.

Resposta: EUA e Japão

12- Entre as catástrofes naturais de que se tem registros este foi o que causou mais mortes.

Resposta: Tsunami

13- Um maremoto pode originar-se da queda de um meteorito no oceano?

( )Sim ou (x )Não

14-Tsunami é uma palavra japonesa cuja tradução é “a onda do porto”?

(x) Sim ou ( )Não

15- Classificação das massas de ar.

Resposta: Polares,temperadas,tropicais e equatoriais.

16- Fenômenos que podem ser provocadas pela circulação atmosférica.

Resposta: Os furacões e tornados.

17- Um ciclone é qualquer centro de baixa pressão em relação as áreas circunvizinhas de mesma altitudes.

(x) Sim ou ( )Não

18-Como é chamada uma área de alta pressão, de onde saem os ventos.

Resposta: Anticiclones

19- Um ciclone tropical é um centro de baixa pressão com núcleo quente que se desenvolve sobre águas tropicais.

( ) Sim ou (x )Não

20- A partir das revoluções industriais dos séculos XVIII e XIX, aumentaram os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiental.

(x) Sim ou ( )Não

21-O aumento da concentração de poluentes atmosféricos nas cidades causa uma serie de problemas.

(x) Sim ou ( )Não

22-E um dos impactos ambientais em escala global que mais causam temos.

Resposta: Efeito estufa

23- É o principal responsável pelo efeito estufa.

Resposta: Gás Carbônico

24- São impactos ambientes em escala global que gera muita preocupação.

Respostas: A destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

25- O gás ozônio é encontrado na estratosfera, numa faixa de 10 a 100 km de altitude.

( ) sim ou (x )Não - Resposta seria numa faixa de 10 a 70 km.

TRILHA GEOGRÁFICA: AS FORMAS DAS PAISAGENS.

TRILHA GEOGRÁFICA: AS FORMAS DAS PAISAGENS.
Edilaine B. Nogueira
Mary H. Torres.

Regras do Jogo:
Quando acerta a pergunta avança uma casa ou mais casas dependendo da fase do jogo, se for na fase vermelha uma casa, se for à verde duas casas e assim por diante.
Quando errar uma pergunta terá que voltar uma casa.

Perguntas para o Jogo:
1) Qual é a camada mais superficial da Terra?
R: Crosta terrestre.
2) O que constitui o relevo terrestre?
R: Superfície irregular.
3) As uma das principais formas dos relevos da Terra:
R: Montanhas, planaltos, planícies e depressões.
4) São maiores elevações encontradas na superfície terrestre:
R: Montanhas.
5) São relevos aplainados:
R:Planaltos.
6) Suas bordas são irregulares por causa dos processos erosivos, cite um deles:
R: Chuva, Rio e vento.
7) Nome dado ás escarpas, isto é, ás bordas ou paredes dos planaltos:
R: Serras.
8) Elevações com escarpas verticais e topo plano:
R: Chapadas.
9) São formas que lembram um degrau:
R: Escarpas.
10) São superfície planas de baixa altitudes:
R: planície.
11) São áreas rebaixadas em relação aos relevos circundantes:
R: Depressões.
12) São as áreas mais elevadas do relevo submarinho:
R: Cordilheiras mesoceâncias.
13) Lugares onde seus topos atingem a superfície:
R: Ilhas vulcânicas.
14) É a zona mais profunda:
R: Zona Abissal.
15) Cite uma das formas de relevo do Brasil:
R: Planaltos, Planícies e as depressões.
16) São áreas localizadas junto aos rios ou ao longo do litoral:
R: Planícies litorâneas.
17) O lugar aonde que o rio nasce:
R: Nascente ou cabeceira.
18) Lugar do Rio aonde que lança as suas águas:
R: Foz.
19) O Fundo do canal por onde as águas correm o leito Período do ano em que as águas dos rios aumenta de volume:
R: Cheia.
20) Período do ano em que o volume da água diminui:
R: Vazante.
21) Os rios constroem e destroem suas margens, esse processo é chamado de:
R: Erosão fluvial.
22) O fundo de canal por onde as águas correm:
R: Leito.
23) Este tipo de vale é encontrado em várias partes do Brasil:
R: Vale em V.
24) Tipo de vale, o trabalho de aprofundamento do leito do rio é mais forte que o de formação das vertentes:
R: Canyon ou Guarganta.
25) São curvas formadas por um rio no seu percurso em uma área plana:
R: Meândricos.